X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Mais de 3,5 mil crianças e jovens participaram de atividades do Projeto Albatroz em 2018

Equipe de educação ambiental divulgou balanço das ações e traçou objetivos para este ano

Uma das áreas de atuação mais importantes para o trabalho do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, a educação ambiental realiza um trabalho estratégico para a conservação dos oceanos: sensibilizando crianças, jovens e professores sobre a riqueza do ecossistema marinho e da importância dos albatrozes e petréis para a biodiversidade. Neste mês, a equipe se reuniu para fazer um balanço completo das atividades e traçou também os rumos para as ações de 2019.

Em linhas gerais, quase 4 mil pessoas participaram das ações educativas do Projeto, em dois principais programas: Albatroz na Escola, que leva educação ambiental para dentro das escolas das regiões atendidas pelo Projeto Albatroz, e o Coletivo Jovem Albatroz, iniciativa de protagonismo juvenil ligado à conservação dos ambientes costeiros e marinhos.

Para a coordenadora de educação ambiental do Projeto, Cynthia Ranieri, os dois programas, ligados às demais ações em eventos, feiras e ações pontuais de educação realizadas pela equipe reverberam a mensagem de conservação tão importante para a sobrevivência das aves oceânicas.

“Com isso, conseguimos levar essas aves tão majestosas e selvagens para o conhecimento dos alunos e educadores para que saibam como suas ações em terra firme também podem contribuir para a sobrevivência dessas espécies que ficam tão longe de nós, a centenas de quilômetros da costa”, explica.

Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’

Em 2018, o programa foi levado a escolas públicas e privadas das cidades de Santos (SP), Itanhaém (SP) e São Paulo (SP), com palestras, gincanas, jogos de tabuleiro e outras ferramentas educativas.

Neste período, o programa chegou também ao estado do Rio de Janeiro. Em Cabo Frio (RJ), professores e alunos da rede municipal foram envolvidos na fase de testes do Albatroz na Escola EAD. Realizado em um ambiente virtual e complementado com reuniões presenciais, o projeto à distância foi o primeiro passo para que o Albatroz na Escola consiga chegar a estados que não contam com bases do Projeto Albatroz, principalmente nas regiões Sul e Nordeste.

No total, as atividades envolveram 3649 alunos e 190 professores.

Objetivos para 2019

• Capacitações focadas em escolas ainda não atendidas das redes de Santos (SP) e São Vicente (SP).

• Reuniões para implementação do Albatroz na Escola EAD em instituições da Baixada Santista

Coletivo Jovem Albatroz

O ano de 2018 foi bastante movimentado para os participantes do Coletivo Jovem Albatroz. Nele, foram formadas turmas para dois cursos na área de educação ambiental: ‘Educação Ambiental e a transição educadora ambientalista em ambientes costeiros e marinhos’ e ‘Educomunicação’.

Além disso, os jovens participaram do processo de criação do Jogo do Albatroz, realizaram atividades junto às crianças no Instituto Arte no Dique e também no campus santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), organizaram saídas de campo com canoagem pelo canal de Santos. Entre outros eventos, fizeram parte da oficina áudio-scripto-visual ocorrida durante o XI Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro em Florianópolis (SC) e ainda assistiram às palestras do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, realizado na Universidade de São Paulo (USP).

Os integrantes do coletivo também puderam interagir e trocar experiências com as juventudes de outros projetos ambientais da Rede Biomar no II Encontro Jovem Mar (em Arraial d’Ajuda/BA) e também do III Encontro Jovem Transformar (em Ubatuba/SP).

No momento, os jovens do CJA estão planejando de forma participativa com os demais jovens da Rede Jovem Mar o III Encontro Jovem Mar, que será realizado pelo Projeto Albatroz na cidade de Bertioga (SP) no próximo mês de abril.

Objetivos para 2019

• Organização e realização do III Encontro Jovem Mar em Bertioga (SP)

• Realização do curso ‘Princípios da Educação Ambiental’

• Participação em encontros da REABS, órgãos colegiados e outros eventos de educação ambiental
 

Foto Noti?cias_PAE UME Martins Fontes Foto Noti?cias_Encontro JM 2 Foto Noti?cias_EAD 3

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais