Projeto Albatroz, em Cabo Frio (RJ), recebe o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz, em Cabo Frio (RJ), recebe o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Foto_Noti?cia (4)

Conquista reconhece a instituição como parceira estratégica na conservação, pesquisa e divulgação sobre o bioma no Brasil

Inaugurado em 2023 e desde então funcionando com um polo de educação ambiental, conservação, pesquisa, turismo sustentável e cidadania na Região dos Lagos, o Centro de Visitação do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, recebeu, este ano, o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). O título reconhece a instituição como um centro de referência da RBMA em sua região, difundindo conceitos, programas e projetos de conservação da Mata Atlântica para visitantes, comunidades locais e parceiros.​

A RBMA é a maior Reserva da Biosfera do planeta, com mais de 89 milhões de hectares em 17 estados brasileiros de ocorrência natural da Mata Atlântica. Seu programa de Postos Avançados foi criado em 1997 para ajudar a expandir as ações de proteção e divulgação do bioma, buscando parceiros que desenvolvessem regularmente pelo menos duas das três funções básicas de uma reserva: a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico.

O título funciona como um selo de credibilidade em conservação e educação ambiental, indicando que o Projeto Albatroz contribui de forma concreta para a proteção da Mata Atlântica. Como contrapartida,  o centro passa a integrar uma rede nacional de Postos Avançados, recebe apoio na forma de visibilidade, materiais e articulação com outros parceiros, e se compromete a manter e relatar suas ações ao Conselho da RBMA em ciclos de quatro anos, para renovação do título.

Para a coordenadora do Centro de Visitação do Projeto Albatroz, Danielle Rocha, receber esse título reforça o compromisso da instituição em conservar não somente as espécies de albatrozes e petréis, mas também o bioma onde está inserida. “A Mata Atlântica cobre cerca de 24% do território do nosso país e é lar não só de uma biodiversidade riquíssima, mas de todos nós. Por isso, ficamos muito felizes com a nomeação de Posto Avançado, é uma prova da convivência harmoniosa que temos com o meio ambiente".

Turismo sustentável e conservação

O Centro de Visitação do Projeto Albatroz é um espaço dedicado a disseminar a cultura oceânica e o conhecimento sobre a biodiversidade marinha, sensibilizando estudantes, educadores, pescadores, turistas e moradores da Região do Lagos sobre a biologia e conservação dos albatrozes e petréis.

Localizado às margens da Laguna de Araruama, o trajeto da visitação foi pensado para guiar o público numa imersão em temas como a conservação, biologia e pesca para todas as idades. Na entrada, o visitante conhece a história do Projeto Albatroz e se encaminha para a Trilha do Mangue, um ecossistema costeiro associado ao bioma Mata Atlântica, onde pode se familiarizar com o manguezal e a fauna e flora característica desse ecossistema em uma agradável trilha rodeada por mangues, aroeiras, diversas espécies de caranguejos e aves.

Na Calçada dos Ecossistemas, os visitantes contornam parte da Lagoa de Araruama enquanto conhecem as particularidades de cada um dos ambientes presentes na região, desde o manguezal até o ambiente pelágico. Um observatório de aves sobre a lagoa permite avistar e reconhecer algumas das dezenas de espécies de aves costeiras e migratórias da região. 

Em seguida, é convidado a dar um mergulho no Espaço Oceano e encantar-se com a diversidade das espécies que habitam esse ambiente. Por último, o Espaço Albatroz fala sobre a biologia dos albatrozes e petréis, apresentando as espécies e adaptações biológicas dessas aves, explicando a interação delas com a pesca e guiando o visitante por uma reflexão sobre o seu papel na conservação do oceano.

Além da visitação aberta a turistas, o Centro de Visitação também realiza atividades de educação ambiental com escolas, recebe formações do Coletivo Jovem Albatroz, eventos de pesquisa e políticas públicas, organiza atividades artísticas e de cidadania com os moradores das comunidades do entorno, palestras, encontros com órgãos de educação e turismo, bem como realiza eventos para envolver a população local no tema da conservação da biodiversidade.

Saiba mais sobre o Centro de Visitação em: https://projetoalbatroz.org.br/centro-de-visitacao/ 


Leia mais

+ Notícias

Bobo-grande Leo Merçon

Novo parasita encontrado em bobo-grande alerta par...

Pesquisadora do Projeto Albatroz participou do estudo que identificou as bactérias, comum entre mamí...

22/12/2025

22/12/2025 Leia mais
16

Biodiversidade e educação destacam o Centro de Vis...

Atividade do curso Técnico em Guia de Turismo evidencia o papel do espaço na construção de roteiros ...

16/12/2025

16/12/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais