Centro de Visitação do Projeto Albatroz recebe a primeira saída externa da APPAA Casa Azul em Cabo Frio
Associação voltada ao público autista conheceu as riquezas da Lagoa de Araruama, além de espaços lúdicos sobre o ambiente marinho
A APPAA Casa Azul, Associação dos Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Cabo Frio e Região dos Lagos, é uma associação dedicada ao atendimento e à defesa dos direitos das pessoas autistas. Em clima de férias, o Centro de Visitação do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, em Cabo Frio, recebeu adolescentes da associação para uma experiência marcada pela inclusão, descontração e imersão ambiental.
Segundo Carolina Mota, coordenadora técnica da associação, o Projeto Albatroz se destaca como destino turístico e educativo na região, a ponto de ter sido escolhido como o primeiro passeio externo do grupo de adolescentes. “As férias alteraram um pouco a rotina do nosso grupo, já que nossas atividades costumam ser todas dentro da Casa Azul. Com o calor, decidimos fazer um passeio ao ar livre e o Projeto Albatroz foi o lugar ideal para isso”, relata.
Ela ressalta que a escolha do local foi cuidadosa, já que pessoas com transtorno do espectro autista costumam ter dificuldade com mudanças na rotina. Mesmo assim, Carolina afirmou ter se sentido confiante com a estrutura do Centro de Visitação para a saída com o grupo: “Escolhemos o Projeto Albatroz pela estrutura, pela qualidade técnica e pela receptividade. É um parque lindíssimo e muito bacana.”
O Centro de Visitação do Projeto Albatroz é um espaço que promove educação ambiental e cultura oceânica na Região dos Lagos. Por meio de um percurso expositivo imersivo, o visitante conhece a história do projeto, percorre a Trilha do Mangue, o Observatório de Aves e a Calçada dos Ecossistemas, explorando diversos ecossistemas, desde o manguezal até desaguar no oceano.
Alessandro Andrade, assistente de educação ambiental para comunidades do Projeto Albatroz, ressalta o papel dos espaços educativos na vida de pessoas autistas: “Promover a presença de adolescentes autistas em espaços educativos e culturais é fundamental para fortalecer o acolhimento de todos os públicos. Esses espaços possuem um enorme potencial preventivo, contribuindo para a redução de crises e para a promoção do bem-estar, especialmente quando proporcionam contato com o meio ambiente e com a educação ambiental marinha, reconhecidamente importantes para a qualidade de vida".
Matheus Vieira, de 13 anos, um dos adolescentes da APPAA que participaram da visita, mencionou a vontade de se tornar veterinário no futuro e o apreço pelo contato com a natureza que o passeio proporcionou: “Eu achei bem interessante porque eu gosto bastante de natureza e de animais, e quero me tornar veterinário. Eu sempre quis conhecer o Mangue e saber mais sobre ele.”
A visita dos adolescentes atendidos pela APPAA Casa Azul ao Centro de Visitação do Projeto Albatroz foi um momento de troca e muito aprendizado. Com isso, o espaço se consolida cada vez mais como um destino educativo e inclusivo na Região dos Lagos. Alessandro Andrade reforça: “A principal mensagem é que o lugar da pessoa com deficiência é onde ela deseja estar. Cabe à sociedade, de forma coletiva e responsável, garantir que todos os espaços sejam cada vez mais acessíveis, inclusivos e acolhedores. Iniciativas como essa reforçam a importância de romper barreiras, ampliar o olhar sobre a diversidade humana e promover uma cultura de respeito, pertencimento e convivência.”
Agendamento de escolas e grupos
Durante todo o ano, o Centro de Visitação está disponível para visita de grandes grupos de turismo, instituições e escolas. Para fazer a visita é necessário realizar agendamento prévio no site do Projeto Albatroz, para viabilizar uma equipe dedicada de monitores para mediar a imersão nos espaços educativos.
Leia mais
+ Notícias

Conquista ambiental: Projeto Albatroz participa do...
Reconhecimento internacional de gestão ambiental costeira reforça a importância da sustentabilidade ...
08/01/2026
08/01/2026 Leia mais
Projeto Albatroz, em Cabo Frio (RJ), recebe o títu...
Conquista reconhece a instituição como parceira estratégica na conservação, pesquisa e divulgação so...
22/12/2025
22/12/2025 Leia mais









