• Portugues
  • English
  • Spanish

Quem somos

Albatrozes são aves marinhas migratórias e passam a maior parte de sua vida em alto mar, onde interagem com a pesca de espinhel. O alvo desta técnica de pesca industrial são peixes grandes como o atum. Sem intenção, a pescaria pode fisgar também albatrozes e petréis. Reduzir esta captura incidental é a maior missão do Projeto Albatroz.

O trabalho que desenvolvemos é mantido pelo Instituto Albatroz, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Para que nossa missão seja cumprida trabalhamos em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores.

Nossa principal linha de ação é o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar políticas públicas e a promoção de ações de educação ambiental junto aos pescadores e às escolas.

Como resultado desse esforço, temos a formulação de medidas que protegem as aves, a sensibilização da sociedade quanto à importância da existência dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e o apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas belas aves no Brasil.

Contamos com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e temos o apoio da Royal Society for Protection of Birds (RSPB), do programa Albatross Task Force (ATF), Birdlife International, Save Brasil, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e UVA (Universidade Veiga de Almeida) de Cabo Frio-RJ.

Atualmente, temos base nas cidades de Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ).

 


+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais