X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Coletivo Jovem Albatroz troca experiências durante o III Encontro Jovem TransforMar

Foto coletivo

Juventude de projetos ambientais marinhos se reuniram para três dias de diálogos e atividades sobre o meio ambiente

À convite do Projeto Tamar, os integrantes do Coletivo Jovem Albatroz participaram, entre os dias 7 e 9 de junho, do III Encontro Jovem TransforMar, evento que reuniu lideranças juvenis dos projetos Tamar e Albatroz, patrocinados pela Petrobras, Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba. As atividades aconteceram em meio à programação da V Semana do Mar, realizada pelo Projeto Tamar.

Nas dependências do projeto, foram realizadas uma série de atividades educativas, conversas e dinâmicas com o intuito de envolver os jovens de diferentes regiões, idades e repertórios culturais em um espaço de troca de vivências e informações sobre a conservação marinha.

De acordo com a educadora ambiental do Projeto Tamar de Ubatuba, Yasmin Defácio, o objetivo do encontro foi sensibilizar, articular e mobilizar os jovens para a elaboração de ações conjuntas em prol da conservação marinha. “Estamos começando um movimento de articulação do coletivo de jovens do Projeto Tamar. Muitos dos que fizeram parte deste terceiro encontro, já vieram outras vezes e fortalecem nosso grupo”, explicou. O Coletivo Jovem TransforMar é formado, sobretudo, por jovens de até 19 anos, moradores de Ubatuba.

“A realização deste encontro e a interação entre os jovens de diferentes coletivos foi importante para que todos pudessem aprender mais sobre o que está sendo feito, em matéria de educação ambiental, em outros lugares”.

O evento deste ano teve como foco a poluição plástica, tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2018 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Coletivo Jovem Albatroz em ação

A equipe do Coletivo Jovem Albatroz foi composta pelo responsável pelo grupo, Rafael Monteiro; a educadora ambiental do Programa Albatroz na Escola, Beatriz Sant’Ana; e os integrantes Lucca Scarimbolo, Mariana Rodrigues, Carina Falasso, Lays Cardoso e Solimar Oliveira.

Eles propuseram algumas atividades durante o encontro, entre elas a ‘Animal Coletivo’. A ideia era que os jovens se dividissem em grupos de cinco pessoas, escolhessem um animal e o representassem usando seus corpos em conjunto.

Já no ‘Café Compartilha’, dez mesas com participantes permitiram a troca de ideias de forma dinâmica e dialógica, colhendo as percepções dos jovens sobre temas como meio ambiente, consumismo, resíduos sólidos, entre outros. Ao final, todos compartilharam as ideias trazidas por cada grupo.

Com o intuito de integrar musicalmente os participantes, a ‘Música Coletiva’ propunha que a partir de uma melodia no violão, cada jovem introduzisse sua própria percussão corporal.

O Coletivo também convidou os jovens do evento para unirem-se em um jogo de tabuleiro em que a vitória ou derrota é uma consequência do trabalho coletivo. O ‘Jogo do Albatroz’ propõe uma dinâmica de trabalho para salvar os albatrozes da pesca incidental através do uso consciente de medidas mitigadoras.

Por último, os participantes desvendaram os processos e o descarte de resíduos sólidos por trás da produção de uma pizza de muçarela. Eles foram divididos em grupos representando  ingredientes como sal, água, farinha de trigo, queijo, tomate e, ao final, compartilharam suas descobertas.

Na orla da Ubatuba

Fora das dependências do Tamar, os jovens ganharam a orla da praia e fizeram uma passeata em prol do meio ambiente, uniformizados com camisas do III Encontro Jovem TransforMar.

Em seguida, eles participaram de um mutirão de limpeza na praia, caminhando em direção ao Aquário de Ubatuba, no bairro de Itaguá. Por fim, se juntaram aos demais participantes da V Semana do Meio Ambiente para assistir à soltura de tartarugas marinhas reabilitadas pelo Projeto Tamar.

A experiência dos integrantes do Coletivo Jovem Albatroz durante o evento foi muito rica, segundo Rafael Monteiro. “Essa foi a primeira vez deles em um encontro deste tipo. Todos gostaram dos processos de trocas de experiências com jovens de lugares e realidades diferentes, assim como de terem conseguido aprender enquanto ensinavam e de ensinar enquanto aprendiam”, explicou.

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais