• Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz lança capacitação para professores à distância

Foto Notícias_EAD 3

Programa de Educação Ambiental Marinha tem sua primeira turma EAD composta por professores da rede municipal de Cabo Frio (RJ)

Levar conhecimento técnico sobre conservação marinha que possa ser traduzido em ações pedagógicas para crianças e adolescentes é o principal objetivo do Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’. Em atividade desde 2011, já envolveu mais de 20 mil pessoas, entre alunos e educadores, em um programa de sensibilização. Antes feito apenas presencialmente, ele passou, nos últimos meses, a ser oferecido à distância para 30 professores da rede municipal de Cabo Frio (RJ).

A experiência piloto surgiu da procura crescente de educadores de diversas regiões do país pelas atividades da equipe de educação ambiental do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. Até então, só era possível atender presencialmente as cidades próximas à sede do Projeto, localizado em Santos, no litoral do estado de São Paulo.

“O EAD se torna uma ferramenta importante para termos ‘asas’ e abraçarmos todos os educadores em potencial”, explica a coordenadora de educação ambiental do Projeto, Cynthia Ranieri. Ela destaca que a capacitação digital não descontinuará as ações feitas presencialmente dentro das escolas.

“Com ele, acreditamos conseguir ampliar nossa atuação de forma continuada, com conteúdos que provoquem a reflexão sobre a conservação marinha como um todo e que também estimulem os educadores a pensarem em intervenções - focando na máxima de que devemos pensar globalmente e agir localmente, pois tudo no planeta está interligado”, detalha. “Desta forma, acreditamos que estamos contribuindo para uma mudança de visão de mundo de forma crítica, responsável e com amor”.

Ainda segundo Cynthia, o programa de capacitação também inclui em suas palestras a temática do lixo nos oceanos, tão prejudiciais às aves e tartarugas marinhas, entre outros animais. “A ideia é que os professores aprendam conosco e, dentro de sala de aula, coloquem em prática atividades de intervenção seus alunos”.

Dinâmica digital

Para dar início a primeira turma de professores, que ainda está em curso, a equipe do Projeto Albatroz viajou até Cabo Frio, onde a instituição também mantém uma base técnica. Parte do programa piloto, o encontro com os educadores busca trocar experiências que contribuam para o aperfeiçoamento do modelo à distância e viabilizem o curso futuramente em outras regiões.

Na ocasião, falaram sobre a metodologia das aulas, a história da instituição, a biologia de albatrozes e petréis, além da problemática de suas ameaças de extinção, como é o caso da pesca de espinhel e do lixo marinho.

As aulas e tarefas podem ser acessadas pelos professores cadastrados na ‘Área do Educador’ localizada na página inicial do Projeto Albatroz. Ao cumprimento das atividades, que incluem vídeos, textos e uma intervenção educativa, os participantes recebem certificado.

Albatroz na Escola

O Programa de Educação Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE) envolveu, nos últimos sete anos, cerca de 20 mil alunos de escolas públicas e privadas, além de dois mil professores, em encontros de capacitação, gincanas e outras atividades com o intuito de sensibilizá-los sobre a conservação de albatrozes, petréis e de todo o ecossistema costeiro.

O programa é realizado dentro do ambiente escolar e em outros espaços de ensino, promovendo atividades para os estudantes do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA) com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Foto Notícias_EAD 2 Foto Notícias_EAD 1

Leia mais

+ Notícias

Foto Notícias_jogo do albatroz

Jogo do Albatroz: game cooperativo sensibiliza sob...

No jogo de tabuleiro, aplicado em escolas e eventos, os jogadores trabalham em equipe como pescadores para evitar a captura de albatrozesAtravessar o mar com seu...

09/11/2018 Leia mais
Foto Notícias_ENCOGERCO 4

CJA participa de cobertura de educomunicação do XI...

Três jovens colaboraram com registros em áudio, vídeo e entrevistas com especialistas em meio ambiente para produto educomunicativo do eventoO XI Encontro Nacion...

06/11/2018 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais