X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Coletivo Jovem Albatroz lança folder colaborativo sobre os caminhos para o desenvolvimento de lideranças na juventude

folder coletivo jovem albatroz

Documento também aborda o histórico do CJA, compila materiais acadêmicos sobre coletivos jovens de meio ambiente e traz orientações para organização.

Os coletivos jovens são uma maneira de garantir a voz das juventudes nas tomadas de decisão e potencializar a mobilização juvenil. Desde 2015, o Coletivo Jovem Albatroz (CJA) trilha o caminho de formar lideranças jovens para a conservação marinha, desenvolvendo intervenções, cursos, participação em políticas públicas e, claro, a formação de novas juventudes com o mesmo desejo de mudar a realidade. Com mais de seis anos de experiência como coletivo estruturado e referência para outros grupos do país, o CJA publicou em dezembro o seu primeiro folder colaborativo, disponível para download na biblioteca do Projeto Albatroz.

O conteúdo foi selecionado, produzido e editado por mais de dez jovens do CJA, com o apoio da equipe de comunicação do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. A ideia é que a publicação oriente jovens por todo o país sobre os princípios orientadores dos grupos, as formas de estruturação, as condutas dos educadores e jovens participantes, além dos principais marcos históricos para as juventudes.

Pontapé inicial

No começo do ano, quando o Coletivo Jovem Albatroz divulgou as inscrições para o curso ‘Década do Oceano: a juventude na transformação da sociedade’, a equipe preparou uma breve cartilha sobre o que era o CJA, sua linha do tempo e como funcionavam as atividades, já que para muitos participantes aquele era o primeiro contato com um coletivo jovem. 

Porém, no segundo semestre, quando receberam um pedido de ajuda dos jovens do Coletivo Paranã, de Ubatuba (SP), para orientações sobre como estruturar o próprio coletivo jovem, quais ações realizar e como se organizar veio a ideia de criar um folder que abrangesse o maior número possível de informações sobre o tema. As orientações ao novo coletivo resultaram em uma formação e na intervenção artística ‘Maré de Utopias’.

“Essa dificuldade de encontrar literatura surge porque as informações estão, em sua maioria, em artigos científicos ou publicações governamentais espalhadas pela internet”, explica a educadora ambiental responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Thaís Lopes. “No CJA, nós decidimos então criar uma cartilha que facilitasse esse processo para os jovens, educadores e interessados na área para que tivessem todos esses documentos compilados em um único material”.

Transformando ciência em informação

O Coletivo Jovem Albatroz foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da pós-graduação em Educação Ambiental e a Transição para Sociedades Sustentáveis de Thaís Lopes, que rendeu bons frutos não só para o enriquecimento teórico do folder, mas também para a formação dos jovens. 

O trabalho trouxe de forma inédita uma série de condutas que o educador e o educando precisam ter para que o coletivo jovem funcione de maneira igualitária, horizontal, dialógica, em que todos se sintam pertencentes para contribuir e somar nas ações coletivas - algo que até então era entendido de forma prática pelos participantes. 

“Nós trouxemos toda essa informação teórica, acadêmica e governamental sobre o que são coletivos jovens de meio ambiente, como eles funcionam dentro da perspectiva da educação ambiental, e transformamos tudo isso em um conteúdo acessível para todos”, explica Thaís. 

Sobre o Coletivo Jovem Albatroz

Criado em 2015, o Coletivo Jovem Albatroz é um espaço de formação de jovens lideranças na conservação marinha e costeira de 18 a 29 anos de todo o Brasil. Neste processo educador, os jovens são protagonistas, propondo e realizando projetos de intervenção para a transformação da realidade. Os integrantes do Coletivo realizam diversos cursos, oficinas e visitas técnicas; participam ativamente de reuniões de órgãos colegiados para criação de políticas públicas; e marcam presença em eventos ligados à Juventude e Meio Ambiente, apresentando suas experiências.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais