X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Conheça a #AFETOoceano, ação de sensibilização do Coletivo Jovem Albatroz para o curso sobre a Década do Oceano

dicas (2)

Série de vídeos foi desenvolvida no formato de reels para Instagram e já foi assistida por mais de 15 mil pessoas

Sensibilizar a sociedade sobre a importância de mobilizar atores para ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares. Este princípio que norteia as atividades da Década do Oceano, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), também inspirou os participantes do Coletivo Jovem Albatroz (CJA) para a criação da série de vídeos #AFETOoceano como produto da mais recente formação. Os vídeos curtos, em formato de reels, foram publicados nas redes sociais do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, na semana que antecedeu o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (18/9).

A escolha da data foi estratégica, pois os vídeos provocavam reflexões sobre o papel de cada pessoa na conservação marinha, a importância do oceano na vida de cada um e seu relacionamento com este ecossistema, convidando o público a pensar no tipo de futuro que deseja para os mares, rios e mangues. Até o momento, mais de 15 mil pessoas assistiram os vídeos da #AFETOoceano.

Ferramentas digitais

A formação sobre a Década do Oceano foi a primeira organizada pelo CJA de forma remota, agregando jovens de várias regiões do Brasil, com visões e experiências distintas na conservação marinha e no uso de redes sociais. Ao discutirem as possibilidades de ferramentas digitais para a criação de um produto próprio, que compartilhasse o aprendizado do curso, eles optaram pelos formatos com maiores chances de viralização. O reels, ferramenta do Instagram para vídeos curtos, de até um minuto, foi a escolhida. 

“Por serem dinâmicas, simples de usar e bastante acessíveis ao público, nós optamos pelos vídeos no reels. O fator alcance também foi importante em nossa tomada de decisão, porque o formato tem uma taxa de entrega aos usuários muito maior do que os vídeos simples, fotos ou stories”, explica a participante do curso do CJA e também integrante da equipe de comunicação do Projeto Albatroz, Danielle Cameira. “Nosso objetivo era que o maior número de pessoas fosse impactado pelos vídeos e principalmente pela mensagem da nossa ação”.

Para a construção do produto, os mais de 20 integrantes do CJA se dividiram em grupos de roteiro, narração, captação de imagens e edição. Os jovens se preocuparam com alguns detalhes que fossem capazes de transformar os vídeos em experiências pessoais, sensíveis e inclusivas. Para isso, optaram por utilizar somente imagens feitas pelos próprios integrantes, escolheram narradores de diferentes regiões do país, adicionaram legendas aos vídeos e também a hashtag #PraTodosVerem, que facilita o acesso ao conteúdo para deficientes visuais.

Perspectivas futuras

De acordo com a educadora ambiental responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Thaís Lopes, o produto da formação sobre a Década do Oceano superou as expectativas e revelou o potencial do CJA de criar intervenções digitais. “Esta foi nossa primeira turma de forma 100% remota e antes dela, todas as intervenções eram feitas de forma presencial, seja por meio de gravações, reuniões ou ações com o público. Com a ação digital criada por esta turma do CJA, nós percebemos que é possível expandir as ações do coletivo para todas as regiões do Brasil, criando lideranças para a conservação marinha nas mais variadas realidades”.

Sobre o Coletivo Jovem Albatroz

Criado em 2015, o Coletivo Jovem Albatroz é um espaço de formação de jovens lideranças na conservação marinha e costeira de 18 a 29 anos de todo o Brasil. Neste processo educador, os jovens são protagonistas, propondo e realizando projetos de intervenção para a transformação da realidade. Os integrantes do Coletivo realizam diversos cursos, oficinas e visitas técnicas; participam ativamente de reuniões de órgãos colegiados para criação de políticas públicas; e marcam presença em eventos ligados à Juventude e Meio Ambiente, apresentando suas experiências.

Ficha técnica - #AFETOoceano

Duração: 3 minutos 

Roteiro: Beatriz Teixeira, Thales Vidal, Otávio Rocha, Gabriela Assoni

Narração: Bruna Gomes, Otávio Rocha e Bárbara Kerber

Seleção e captação de imagens: Sonia Ptasznik, Jean de Souza, Priscila da Matta, Giovanna Brito, Maria Clara Eleuterio

Edição e finalização: Pedro Fróes, Tarsila Rossi, Emanuel Teixeira, Danielle Cameira, Yago Ferreira
Educadoras Responsáveis: Thaís Cândido Lopes e Cynthia Ranieri

Equipe pedagógica: Arianne Fonseca, Ana Carolina Ribeiro, Isadora Barbosa, Kimberly Mazagão, Victor Vasques Ribeiro e Yasmin Defacio.
 

VÍDEO 1

VÍDEO 2

VÍDEO 3

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais