• Portugues
  • English
  • Spanish

Conheça a #AFETOoceano, ação de sensibilização do Coletivo Jovem Albatroz para o curso sobre a Década do Oceano

dicas (2)

Série de vídeos foi desenvolvida no formato de reels para Instagram e já foi assistida por mais de 15 mil pessoas

Sensibilizar a sociedade sobre a importância de mobilizar atores para ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares. Este princípio que norteia as atividades da Década do Oceano, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), também inspirou os participantes do Coletivo Jovem Albatroz (CJA) para a criação da série de vídeos #AFETOoceano como produto da mais recente formação. Os vídeos curtos, em formato de reels, foram publicados nas redes sociais do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, na semana que antecedeu o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (18/9).

A escolha da data foi estratégica, pois os vídeos provocavam reflexões sobre o papel de cada pessoa na conservação marinha, a importância do oceano na vida de cada um e seu relacionamento com este ecossistema, convidando o público a pensar no tipo de futuro que deseja para os mares, rios e mangues. Até o momento, mais de 15 mil pessoas assistiram os vídeos da #AFETOoceano.

Ferramentas digitais

A formação sobre a Década do Oceano foi a primeira organizada pelo CJA de forma remota, agregando jovens de várias regiões do Brasil, com visões e experiências distintas na conservação marinha e no uso de redes sociais. Ao discutirem as possibilidades de ferramentas digitais para a criação de um produto próprio, que compartilhasse o aprendizado do curso, eles optaram pelos formatos com maiores chances de viralização. O reels, ferramenta do Instagram para vídeos curtos, de até um minuto, foi a escolhida. 

“Por serem dinâmicas, simples de usar e bastante acessíveis ao público, nós optamos pelos vídeos no reels. O fator alcance também foi importante em nossa tomada de decisão, porque o formato tem uma taxa de entrega aos usuários muito maior do que os vídeos simples, fotos ou stories”, explica a participante do curso do CJA e também integrante da equipe de comunicação do Projeto Albatroz, Danielle Cameira. “Nosso objetivo era que o maior número de pessoas fosse impactado pelos vídeos e principalmente pela mensagem da nossa ação”.

Para a construção do produto, os mais de 20 integrantes do CJA se dividiram em grupos de roteiro, narração, captação de imagens e edição. Os jovens se preocuparam com alguns detalhes que fossem capazes de transformar os vídeos em experiências pessoais, sensíveis e inclusivas. Para isso, optaram por utilizar somente imagens feitas pelos próprios integrantes, escolheram narradores de diferentes regiões do país, adicionaram legendas aos vídeos e também a hashtag #PraTodosVerem, que facilita o acesso ao conteúdo para deficientes visuais.

Perspectivas futuras

De acordo com a educadora ambiental responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Thaís Lopes, o produto da formação sobre a Década do Oceano superou as expectativas e revelou o potencial do CJA de criar intervenções digitais. “Esta foi nossa primeira turma de forma 100% remota e antes dela, todas as intervenções eram feitas de forma presencial, seja por meio de gravações, reuniões ou ações com o público. Com a ação digital criada por esta turma do CJA, nós percebemos que é possível expandir as ações do coletivo para todas as regiões do Brasil, criando lideranças para a conservação marinha nas mais variadas realidades”.

Sobre o Coletivo Jovem Albatroz

Criado em 2015, o Coletivo Jovem Albatroz é um espaço de formação de jovens lideranças na conservação marinha e costeira de 18 a 29 anos de todo o Brasil. Neste processo educador, os jovens são protagonistas, propondo e realizando projetos de intervenção para a transformação da realidade. Os integrantes do Coletivo realizam diversos cursos, oficinas e visitas técnicas; participam ativamente de reuniões de órgãos colegiados para criação de políticas públicas; e marcam presença em eventos ligados à Juventude e Meio Ambiente, apresentando suas experiências.

Ficha técnica - #AFETOoceano

Duração: 3 minutos 

Roteiro: Beatriz Teixeira, Thales Vidal, Otávio Rocha, Gabriela Assoni

Narração: Bruna Gomes, Otávio Rocha e Bárbara Kerber

Seleção e captação de imagens: Sonia Ptasznik, Jean de Souza, Priscila da Matta, Giovanna Brito, Maria Clara Eleuterio

Edição e finalização: Pedro Fróes, Tarsila Rossi, Emanuel Teixeira, Danielle Cameira, Yago Ferreira
Educadoras Responsáveis: Thaís Cândido Lopes e Cynthia Ranieri

Equipe pedagógica: Arianne Fonseca, Ana Carolina Ribeiro, Isadora Barbosa, Kimberly Mazagão, Victor Vasques Ribeiro e Yasmin Defacio.
 

VÍDEO 1

VÍDEO 2

VÍDEO 3

 


Leia mais

+ Notícias

Parceiro do Programa Bandeira Azul em Cabo Frio (R...

Balanço do monitoramento de guimbas foi divulgado no 15º Workshop Anual do Programa Bandeira AzulAs bitucas de cigarro, ou guimbas, são alguns dos resíduos mais ...

13/05/2022 Leia mais
Foto_notícia (1)

Maleta Albatroz: equipe apresenta ferramenta de ed...

Livros, DVDs, jogos, mapas e outras materiais educativos poderão ser emprestados a escolas da Região dos LagosCom o objetivo de ampliar o alcance das ações de ed...

15/04/2022 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais