Albatroz na Escola

APAE - Albatroz na EscolaAPAE - Albatroz na Escola

O Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ sensibiliza os alunos para a conservação dos Albatrozes atuando nas instituições de ensino fundamental I e II, e médio, com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Escolas interessadas em aderir às atividades do Programa podem entrar em contato pelo telefone: (13) 3324-6008 ou falar com a Coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Albatroz Cynthia Ranieri pelo e-mail: cranieri@projetoalbatroz.org.br.

Ensino Fundamental I

1ª Etapa: Os professores são capacitados pela equipe de educação ambiental do Projeto Albatroz. A capacitação tem o objetivo de ampliar o conhecimento de professores sobre a biodiversidade marinha de forma integrada, contribuindo com o despertar da postura crítica de futuras gerações sobre a conservação do ambiente marinho. Nela, os docentes participam de palestra sobre conservação marinha, aprendem algumas características de albatrozes e petréis e conhecem melhor o trabalho do Projeto. Além disso, eles recebem uma cartilha chamada: “Livro do Professor”, o qual propõe a ampliação de temas marinhos em sala de aula, de forma a explorar questões como a importância de conservação dos oceanos, pesca, impactos ambientais e a relação dos albatrozes e petréis com esses aspectos. Os temas são apresentados em seis capítulos, que incluem sugestões de diversas atividades, além de textos de apoio.

2ª Etapa: Os alunos assistem uma palestra para a sua faixa etária, que explica o que são os albatrozes e petréis, e como podem conservar essa espécie com pequenos gestos no seu dia a dia. Após esta apresentação os estudantes recebem a cartilha chamada: “Livro do Aluno”, em que são reunidas atividades práticas, como Liga Pontos, Caça Palavras e Cruzadinhas. Este livro tem como apoio o Livro do Professor, citado anteriormente. Eles também participam de jogos e brincadeiras sobre a biodiversidade marinha no “Espaço Albatroz”, montado em cada uma das instituições durante, em média, três dias. O Espaço leva atividades lúdicas com temas ligados à biologia das aves marinhas para o pátio das escolas. As atividades são: ‘A Grande Viagem do Albatroz’, no qual as crianças fazem o papel do albatroz que viaja de ilhas distantes da Antártica até águas brasileiras para buscar alimento para o seu filhote. Com o Painel de Envergadura as crianças podem comparar o tamanho de seus braços com a ave que tem as maiores asas da natureza, que podem chegar a 3,5 metros. O Jogo da Memória Marinha, com peças gigantes. O Cantinho da Leitura com livros infantis sobre o assunto e desenhos para colorir. Além de poderem desenhar albatrozes e outros animais marinhos.

Ensino Fundamental II e Médio

Já no Ensino Fundamental II e Médio, além da palestra os alunos participam da “Gincana Albatroz - Navegando no Mundo das Aves Marinhas”, que utiliza como método de ensino um quiz dinâmico e interativo.

Durante o jogo de perguntas e respostas são exibidas as animações Albatrupe, que é uma criação do Projeto Albatroz e da Lightstar Studios. 

Após a exibição das animações os alunos são divididos em grupos que representam embarcações. Cada embarcação deve formar a sua linha de toriline que protege os albatrozes e petréis. Para alcançarem o objetivo os alunos devem acertar o maior número de respostas possíveis, porque cada questão correta equivale a um novo fitilho para o toriline da equipe. Ao fim das atividades os alunos recebem brindes, como adesivos e chaveiros da Albatrupe.

Albatroz na escola 3

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais