• Portugues
  • English
  • Spanish

Maleta Albatroz: equipe apresenta ferramenta de educação ambiental a professores de Arraial do Cabo (RJ)

Foto_notícia (1)

Livros, DVDs, jogos, mapas e outras materiais educativos poderão ser emprestados a escolas da Região dos Lagos

Com o objetivo de ampliar o alcance das ações de educação ambiental do Programa Albatroz na Escola (PAE), o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, criou uma nova ferramenta para envolver professores e alunos em atividades com a temática da conservação marinha: a Maleta Albatroz. Ela foi apresentada pela primeira vez a um grupo de educadores na Escola Municipal Adolpho Beranger Jr, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.

A Maleta Albatroz contém ferramentas que vão ajudar os educadores a desenvolver as atividades do PAE em sala de aula de forma independente, complementando o ensino formal. Os materiais da maleta foram desenvolvidos pela equipe de educação do Projeto Albatroz nos últimos dez anos e são os mesmos utilizados nas atividades do Programa Albatroz na Escola: Jogo do Albatroz de tabuleiro, protótipo de ovo de albatroz em tamanho natural, modelo de anzol como hookpod (dispositivo para mitigação da captura acidental na pesca), painel de envergadura, DVD com episódios da Albatrupe, livro do Projeto Albatroz, mini mapa da rota dos albatrozes ao redor do mundo, jogo A Viagem dos Albatrozes, entre outros.

O primeiro encontro com o grupo de educadores de Arraial do Cabo (RJ) teve o objetivo de apresentar a iniciativa da Maleta Albatroz, dando a eles a chance de experimentar os materiais sob a orientação da equipe de educação ambiental, discutir dúvidas e sugestões, além de refletirem sobre como é possível criar novas formas de aplicar atividades sobre o tema com os estudantes.

A apresentação da maleta contou com a participação mais de 16 pessoas, entre membros da educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do município, representantes da Secretaria de Educação, Sea Sheperd e Resex Mar de Arraial do Cabo (ICMBio), com a qual o Projeto Albatroz deu início a uma parceria para atuação na cidade.

Como vai funcionar?

A ideia da criação da Maleta Albatroz, segundo a coordenadora do Programa Albatroz na Escola na região (PAE), Paula Montenegro, é que cada vez mais instituições de ensino possam ter acesso aos materiais de educação ambiental do Projeto Albatroz para complemento das atividades em sala de aula, além de contarem com a orientação dos educadores ambientais da instituição. 

Segundo ela, as escolas interessadas em receber a Maleta Albatroz deverão primeiro aderir ao PAE enviando um e-mail para eadalbatroz@projetoalbatroz.org.br e realizar sua capacitação. Em seguida, poderão solicitar a maleta ao Projeto Albatroz para uso por um período pré-determinado. 

“Acreditamos que a nossa maleta será uma importante aliada para a inclusão da temática ambiental nas instituições de ensino da região, ajudando a sensibilizar a primeira infância sobre a importância da conservação marinha na região onde mora e também a incrementar o aprendizado dentro de sala de aula”, afirma.

Sobre o Programa Albatroz na Escola

O Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE) foi criado em 2011 e tem como objetivo sensibilizar professores e alunos para a conservação de Albatrozes e Petréis e dos ecossistemas costeiros e marinhos como um todo, atendendo todos os anos escolares, da Educação Infantil ao Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos/EJA. Nos dez anos de atuação do PAE, mais de 30 mil pessoas foram envolvidas nas ações de educação ambiental, entre elas mais de 2.500 professores das redes pública e privada.

Para saber mais sobre o PAE, acesse: https://projetoalbatroz.org.br/educacao-ambiental/programa-albatroz-na-escola 

Projeto Albatroz na Região dos Lagos (RJ)

O Projeto Albatroz nasceu em Santos (SP) e desde 1990 trabalha pela conservação das espécies de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras. O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental desde 2006 e, mantém uma base avançada de pesquisa na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus de Cabo Frio (RJ), desde 2014, que nos possibilitou ampliar as pesquisas no Porto de Cabo Frio, rota de diversas embarcações de pesca de espinhel com a qual albatrozes e petréis interagem e pela qual são capturados. 

Atualmente, o Projeto Albatroz mantém bases de atuação em seis estados brasileiros.

2 3 1 4 5

Leia mais

+ Notícias

Parceiro do Programa Bandeira Azul em Cabo Frio (R...

Balanço do monitoramento de guimbas foi divulgado no 15º Workshop Anual do Programa Bandeira AzulAs bitucas de cigarro, ou guimbas, são alguns dos resíduos mais ...

13/05/2022 Leia mais
10

Gerências do Campo de Búzios e da Responsabilidade...

Apresentações abordaram os trabalhos de pesquisa, educação ambiental e a proposta do Centro Albatroz para a Região dos Lagos, além de visita guiada à obra e plan...

28/04/2022 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais