Site do BAAP amplia acesso a amostras de albatrozes e petréis
Plataforma foi criada com o intuito de reunir amostras de diversos tipos de albatrozes e petréis para auxiliar pesquisas
Albatrozes e petréis são aves oceânicas do grupo Procellariiformes. Sobrevoam desde regiões subantárticas até águas tropicais do Hemisfério Sul. Por este motivo, instituições de pesquisa e cientistas, nem sempre têm fácil acesso às amostras dessas aves que vivem distante da costa. Pensando nisso, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE) e a R3 Animal criaram um hotsite do Banco Nacional de Amostras de Albatrozes e Petréis (BAAP). O portal oferece um diretório para centralizar amostras das aves , facilitando a difusão das informações e está disponível neste link.
O site foi lançado há cerca de um mês, tendo como objetivo reunir e disponibilizar informações sobre amostras existentes no BAAP. Hoje o banco conta com mais de quatro mil amostras, entre elas estão as sanguíneas, além de órgãos, gônadas, ossos, cultura bacteriana, parasitas, pele, penas, tecidos e muito mais. Para ter acesso, é necessário preencher uma ficha de interesse dentro do próprio site.
“A ideia de criar o site surgiu justamente para facilitar o acesso e incentivar pesquisas com Procellariiformes no território brasileiro e também fora dele”, afirma Alice Pereira ,consultora técnica do Projeto Albatroz em Florianópolis (SC), bióloga e ornitóloga especializada em taxidermia e responsável pela criação do hotsite.
Ainda segundo ela, a proposta é otimizar o tempo de busca de amostras seja para estudantes, pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa do Brasil ou do exterior. Inicialmente o site está disponível apenas em português, no entanto existem planos futuros para que seja traduzido para o inglês.
Como contribuir?
Pesquisadores interessados em cadastrar suas próprias amostras no site podem entrar em contato pelo e-mail baap@projetoalbatroz.org.br. Para entrar no diretório do BAAP, é necessário que a coleta da amostra siga padrões definidos pelo próprio banco e que também sejam enviados dados específicos que constam neste guia disponibilizado no site do Projeto Albatroz.
Sobre o BAAP
Criado no início de 2018 como parte das ações previstas no Planacap, o Banco Nacional de Amostras de Albatrozes e Petréis (BAAP) está localizado na Estação Ecológica dos Carijós, em Florianópolis (SC), por meio de uma parceria entre o Projeto Albatroz, R3 Animal e CEMAVE/ICMBio. O equipamento tem a função de receber, processar e organizar amostras biológicas de albatrozes e petréis. Elas servirão para fomentar a pesquisa, através do acesso ao material biológico armazenado pelo Projeto Albatroz, intercâmbio de informações entre instituições parceiras (universidades, grupos de pesquisa, etc) maximizando o aproveitamento do material, destinando as carcaças dos animais para coleções ornitológicas e convertendo todas as amostras em fonte de dados para pesquisadores interessados.
Texto: Stephanie Lia
Revisão: Danielle Cameira e Jéssica Branco
Leia mais
+ Notícias
Unidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia maisApropriação territorial: Projeto Albatroz integra ...
Visita faz parte da proposta do Colégio para um currículo escolar que promove ações e mudanças de co...
11/11/2024
11/11/2024 Leia mais