X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Site do BAAP amplia acesso a amostras de albatrozes e petréis

BAAP_ProjetoAlbatroz

Plataforma foi criada com o intuito de reunir amostras de diversos tipos de albatrozes e petréis para auxiliar pesquisas

Albatrozes e petréis são aves oceânicas do grupo Procellariiformes. Sobrevoam desde regiões subantárticas até águas tropicais do Hemisfério Sul. Por este motivo, instituições de pesquisa e cientistas, nem sempre têm fácil acesso às amostras dessas aves que vivem distante da costa. Pensando nisso, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE) e a R3 Animal criaram um hotsite do Banco Nacional de Amostras de Albatrozes e Petréis (BAAP). O portal oferece um diretório para centralizar amostras das aves , facilitando a difusão das informações e está disponível neste link.

O site foi lançado há cerca de um mês, tendo como objetivo reunir e disponibilizar informações sobre amostras existentes no BAAP. Hoje o banco conta com mais de quatro mil amostras, entre elas estão as sanguíneas, além de órgãos, gônadas, ossos, cultura bacteriana, parasitas, pele, penas, tecidos e muito mais. Para ter acesso, é necessário preencher uma ficha de interesse dentro do próprio site.

“A ideia de criar o site surgiu justamente para facilitar o acesso e incentivar pesquisas com Procellariiformes no território brasileiro e também fora dele”, afirma Alice Pereira ,consultora técnica do Projeto Albatroz em Florianópolis (SC), bióloga e ornitóloga especializada em taxidermia e responsável pela criação do hotsite.

Ainda segundo ela, a proposta é otimizar o tempo de busca de amostras seja para estudantes, pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa do Brasil ou do exterior. Inicialmente o site está disponível apenas em português, no entanto existem planos futuros para que seja traduzido para o inglês.

Como contribuir?

Pesquisadores interessados em cadastrar suas próprias amostras no site podem entrar em contato pelo e-mail baap@projetoalbatroz.org.br. Para entrar no diretório do BAAP, é necessário que a coleta da amostra siga padrões definidos pelo próprio banco e que também sejam enviados dados específicos que constam neste guia disponibilizado no site do Projeto Albatroz.

Sobre o BAAP

Criado no início de 2018 como parte das ações previstas no Planacap, o Banco Nacional de Amostras de Albatrozes e Petréis (BAAP) está localizado na Estação Ecológica dos Carijós, em Florianópolis (SC), por meio de uma parceria entre o Projeto Albatroz, R3 Animal e CEMAVE/ICMBio. O equipamento tem a função de receber, processar e organizar amostras biológicas de albatrozes e petréis. Elas servirão para fomentar a pesquisa, através do acesso ao material biológico armazenado pelo Projeto Albatroz, intercâmbio de informações entre instituições parceiras (universidades, grupos de pesquisa, etc) maximizando o aproveitamento do material, destinando as carcaças dos animais para coleções ornitológicas e convertendo todas as amostras em fonte de dados para pesquisadores interessados.

Texto: Stephanie Lia

Revisão: Danielle Cameira e Jéssica Branco


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais