X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Em parceria com o Projeto Baleia Jubarte, Projeto Albatroz organiza curso para educadores e cinedebate

5 DICAS DE ATIVIDADES (1)

Ações envolveram mais de 25 pessoas da Região Metropolitana de Vitória (ES) em atividades de sensibilização sobre o oceano e a biodiversidade marinha

Os meses mais frios do ano são de grande relevância para a migração de animais como os albatrozes e as baleias-jubarte, que migram desde o Oceano Atlântico Sul e de regiões subantárticas em direção às águas brasileiras, com temperaturas mais amenas e abundância de alimento. Para sensibilizar sobre esses animais tão importantes para a biodiversidade marinha e fomentar reflexões sobre o oceano, os Projetos Albatroz e Baleia Jubarte, patrocinados pela Petrobras, organizaram duas atividades de educação ambiental nos dias 13 e 14 de julho, em Vitória (ES).

A primeira delas foi o Curso para Educadores Ambientais, cujo tema era “Os Grandes Animais Migratórios da Rede Biomar”. No encontro, realizado no período noturno, as equipes dos dois projetos apresentaram as principais características e adaptações biológicas dos albatrozes e também das baleias-jubarte, essas últimas, que podem ser facilmente avistadas em saídas de barco pela região. 

Por se tratarem de animais globais, os grandes animais migradores também precisam de estratégias de conservação diferenciadas, feitas em conjunto com outros países. Os educadores ambientais do Projeto Albatroz, Thaís Lopes e Yago Ferreira, abordaram as iniciativas de pesquisa, desenvolvimento de políticas públicas e medidas mitigadoras da captura incidental feitas pela instituição. Paula Montenegro, educadora do Projeto Baleia Jubarte, apresentou as ações de pesquisa e políticas públicas nacionais e internacionais para a conservação dessa grande espécie, discutindo com os participantes o impacto das ações de sensibilização para o desenvolvimento de gerações aliadas do oceano.

Cine debate Jovem Mar

Pensado para ser um ambiente de troca de reflexões e aprendizados sobre o oceano e a relação de cada pessoa com ele, o Cine Debate Jovem Mar foi uma convergência dos coletivos jovens dos projetos Albatroz e Baleia Jubarte, atraindo também estagiários da monitoria do centro de visitantes em Vitória. 

No encontro, realizado na sexta-feira (14), foram exibidos dois vídeos. No primeiro deles, o documentário “Somos Água”, Doze crianças do interior do Brasil são convidadas a entrar em águas naturais pela primeira vez na vida, mostrando que mergulhar no lago também significa mergulhar nas próprias emoções. Em seguida, os jovens assistiram a série de reels #AfetoOceano, criada pelo Coletivo Jovem Albatroz em 2021.

Após a exibição dos vídeos, os jovens participaram de uma dinâmica chamada “Mergulho em Si”, que propõe a reflexão individual, em silêncio, sobre a forma como o oceano afeta a vida de cada um e o registro dessas impressões por linguagens artísticas como o desenho e a poesia. Para fechar o Cine Debate, uma roda de conversa uniu todos os jovens em uma discussão sobre suas visões e ações pela conservação marinha.

Para a educadora ambiental do Projeto Albatroz, Thaís Lopes, as atividades em parceria com Projeto Baleia Jubarte tiveram o objetivo de sensibilizar o público e provocar reflexões sobre a relação de cada participante com a água, e o impacto de cada um nesses ecossistemas, para que pudessem se identificar como agentes de mudança em suas realidades. “Enquanto educadores, acreditamos na importância do conhecer para conservar. Por isso, ao compartilharmos conhecimentos sobre dois animais migratórios incríveis, suas características e seu habitat, o oceano, queremos inspirar as pessoas na conservação a partir de suas próprias possibilidades, seja dentro da sala de aula, na praia, ou em um centro de visitação tão importante como o do Baleia Jubarte”.

Comemoração dos 33 anos do Projeto Albatroz

No sábado (15), o Projeto Albatroz deu início às comemorações dos seus 33 anos com atividades de educação ambiental abertas ao público no Espaço Baleia Jubarte. Por lá, interagiram com o público, apresentando as aves marinhas, sua importância para a biodiversidade e as ameaças a que estão sujeitas. 

Em uma tenda próxima à Baleia Vitória, montaram materiais como a piscina de tampinhas, jogo da memória marinha, painel de asas e bola show, atraindo a curiosidade das crianças para aprenderem mais características dos albatrozes e outros animais protegidos por meio da Rede Biomar. O público adulto também pode conhecer as amostras biológicas de albatrozes, como patas e crânios, e conhecer medidas mitigadoras usadas pela pesca, como o hookpod, o toriline e o regime de peso.

Sobre a Rede Biomar

Referência em ações de conservação em todo o Brasil, a Rede Biomar nasceu do empenho em otimizar os esforços institucionais, visando a obter excelência em projetos de biodiversidade marinha. Os Projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, além da Petrobras, convergem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas e são atuantes na proteção de espécies e ecossistemas marinhos brasileiros.

Nos primeiros 10 anos de atuação, os Projetos da Rede Biomar já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais e geraram mais de 7.670 matérias na mídia que fortalecem a importância desse trabalho.

5 DICAS DE ATIVIDADES

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais