1.500 pessoas no Arraiá do Albatroz | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Mais de 1.500 pessoas participaram das atividades culturais e educativas do Arraiá do Albatroz

252

Evento reuniu visitantes de toda a Região dos Lagos para apresentações de música, dança, cultura e feira de artesanato local

Muita festa, danças e comidas típicas, exposição de coletivos de artesanato da Região dos Lagos e música embalaram o primeiro Arraiá do Albatroz, realizado no último sábado de junho, em Cabo Frio (RJ). O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, contabilizou a presença de 1537 pessoas, que participaram das atividades culturais, visitaram os pavilhões expositivos e também curtiram o show das bandas Trio Amarena e Giravinil.

A dança típica foi garantida com a presença de instituições de ensino da cidade, como os CIEPS 193 Wilson Mendes (Jacaré) e 357 José de Dome (Tangará), Escola Municipal Prof. Carlos Alberto Gomes de Carvalho (Peró) além de jovens da APAE de Cabo Frio e do CRAS Monte Alegre, que trouxeram coreografias que misturavam músicas juninas, forró e outras canções da atualidade, convidando os visitantes para dançarem junto ao redor do palco. Próxima da área do palco, a praça de alimentação reuniu food trucks de empreendedores da cidade, com comidas típicas como milho e cocada, incentivando o comércio local.

Outra parceria para estimular a economia criativa foi a participação de artesãos locais, que expuseram e venderam seus trabalhos, com destaque para a Cooperativa Quilombola da Região dos Lagos, responsável pela organização da Feira Quilombola no Horto Municipal de Cabo Frio, e o Coletivo Afroempreendedor Dandaras, que utiliza o artesanato como ferramenta de transformação social e fortalecimento da autonomia feminina. As dandaras, como são conhecidas, capitanearam as recentes oficinas de artesanato oferecidas pelo Projeto Albatroz.

Segundo o coordenador de educação ambiental do Projeto Albatroz, Paulo Salomão, atrair o público e comerciantes da cidade é envolvê-los na cultura oceânica. “A ideia de trazer estudantes, empreendedores e artesãos veio do nosso desejo de valorizar a cultura tradicional das comunidades que estão no nosso entorno e fomentar o artesanato, a cultura e a economia local. São saberes, aptidões e talentos que fazem parte da identidade da nossa região”.

Entre as atividades infantis, o Projeto Albatroz organizou um espaço que adaptou as principais brincadeiras juninas à biologia dos albatrozes e petréis, aves ameaçadas de extinção. Ao invés de acertar a bola na boca do palhaço, propuseram acertar lulas na boca do albatroz; no lugar da pescaria tradicional, o albatroz que deveria fisgar um peixe para se alimentar; e simularam acertar anilhas nas patas do albatroz para lembrar a brincadeira das argolas. As atividades fizeram sucesso e foram organizadas pelos monitores do projeto.

Já nos pavilhões expositivos, que permaneceram abertos durante toda a festa, os visitantes aproveitaram a oportunidade para conhecer alguns animais-chave para conhecer as riquezas da biodiversidade marinha: baleias-jubarte, tartarugas, golfinhos, corais, caranguejos, meros e albatrozes. Projetos parceiros aproximaram o público desses animais, explicando como eles se relacionam com a conservação e a manutenção da saúde do oceano, um ecossistema tão presente na cidade.

O sucesso do evento foi garantido com a atuação de parceiros, que contribuíram com atividades estratégicas, como a Cooperativa Cooperben, formada por catadores da cidade, que ficaram responsáveis pela coleta e gestão dos mais de 20 kg de resíduos recicláveis coletados no arraiá. Entre as instituições parceiras que contribuíram com as atividades educativas e culturais estiveram o Projeto Uçá, Projeto Coral Vivo, Projeto Aruanã e Projeto Navegando na Poesia, todos eles patrocinados pela Petrobras e com atuação no estado do Rio de Janeiro.
 

249 250 258 263 264 251 254 253 255 261 260 262 257 256 259

Leia mais

+ Notícias

Foto_Noti?cia (800 x 600 px) (1)

Coletivo Jovem Albatroz abre vagas para formação d...

São 12 vagas para o curso que abordará temas da educação ambiental marinha, como identidade territor...

04/07/2025

04/07/2025 Leia mais
Amigo do Albatroz (Capa Release)

“Amigo do Albatroz”: campanha estimula visitação e...

Ação terá início em 17 de julho, data que marca o aniversário do Projeto Albatroz e seguirá até 12 d...

16/07/2025

16/07/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais