Coletivo Jovem Albatroz apresenta trabalhos acadêmicos durante o evento Diálogos pela Cultura Oceânica | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Coletivo Jovem Albatroz apresenta trabalhos acadêmicos durante o evento Diálogos pela Cultura Oceânica

Design sem nome (6)

Resumos promoveram reflexões sobre a importância de iniciativas como o Programa Albatroz na Escola e as intervenções nas redes sociais para a valorização do oceano

Com uma programação extensa de atividades voltadas à produção de conhecimento, divulgação e valorização do oceano, o evento Diálogos da Cultura Oceânica, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e outras instituições locais, chegou a Santos (SP), reunindo centenas de pessoas em palestras, oficinas, mesas redondas, atividades educativas e culturais entre os dias 10 e 15 de outubro. O Coletivo Jovem Albatroz, espaço de formação de jovens lideranças na conservação marinha e costeira do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, marcou presença com a participação em discussões voltadas à juventude e com a apresentação de resumos científicos.

Um dos resumos submetidos e aprovados pelas comissões do evento diz respeito ao trabalho do Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE). Criado em 2011, ele tem o objetivo sensibilizar educadores e educandos para a conservação de Albatrozes e Petréis e dos ecossistemas costeiros e marinhos como um todo, atendendo todos os anos escolares, da Educação Infantil ao Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos/EJA nas regiões da Baixada Santista, São Paulo e Região dos Lagos, Rio de Janeiro.

Em 2020, o PAE ganhou uma versão EaD, visando a formação interdisciplinar de educadores com foco na Década do Oceano e propõe atividades e conteúdos de Educação Ambiental Marinha para serem aplicados em sala de aula, utilizando material didático elaborado exclusivamente para este programa. De 2020 até o momento, o programa atendeu 197 educadores e 6.866 educandos.

Redes sociais na cultura oceânica

Durante a pandemia, o Coletivo Jovem Albatroz abriu, pela primeira vez, inscrições para jovens de todo o país participarem de forma remota de suas formações educativas. Uma delas foi “Década do Oceano: a juventude na transformação da sociedade”, que promoveu a discussão sobre o papel das juventudes na conservação do oceano e a manutenção da vida na Terra. 

Para isto, os jovens foram conduzidos a criar uma intervenção educadora de caráter ambientalista, denominada Mínima/máxima Intervenção Possível (MIP). O resultado foi uma série de três vídeos em formato reels no Instagram, chamada #AFETOoceano, que provocou reflexões sobre os diferentes significados da palavra “afeto”, que pode ser entendido como nos conectamos com o ambiente marinho, de forma afetiva, ou de que forma nossas ações o afetarão. 

Na época, o CJA optou por usar a plataforma de vídeo do Instagram pela facilidade de viralização do conteúdo entre o público jovem que utiliza a rede diariamente. Durante a construção dos vídeos, os jovens levaram em consideração aspectos como: acessibilidade e identificação com o material produzido. Para isso, foram utilizadas imagens autorais, narradores de diferentes regiões do país, abrangendo diversos sotaques, além de utilizar legendas e o recurso #PraTodosVerem. Os vídeos foram visualizados mais de 16 mil vezes, podendo demonstrar o potencial de alcance da utilização de ferramentas como as redes sociais para a divulgação da cultura oceânica, sobretudo durante a pandemia.

Fórum InterGAMs

Além da apresentação de trabalhos, o Coletivo Jovem Albatroz também participou de atividades e com a juventude de outras regiões do Brasil para pensar a mobilização em prol do oceano e de sua biodiversidade. Na quinta-feira (13), o Fórum InterGAMs teve como objetivo reunir pela primeira vez os membros de diversas regiões do Brasil para construir estratégias que fortaleçam ações e planos de comunicação dos GAMs.

No evento, o Coletivo Jovem Albatroz foi representado pela educadora ambiental Thaís Lopes no Grupo de Mobilização Jovem à Década do Oceano (GAM Jovem), ligado ao Comitê de Assessoramento da Década, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, desde seu lançamento em 2021. Além do GAM Jovem, existem outros cinco GAMs voltados a cada uma das regiões do Brasil. Cada um deles desenvolve estratégias de divulgação e compartilhamento de informações sobre temas incluídos nos objetivos da Década do Oceano, gerando mobilização e engajamento dentro de seus territórios. 

Já na sexta-feira (14), foi realizado o fórum do Dia da Cultura Oceânica, com intuito de formalizar essa data para comemoração nos anos seguintes. Para isso, foi feito um convite ao público geral para assistir a apresentação do plano geral de ação criado pelos jovens e avaliar de que forma as estratégias estão alinhadas com as metas da Década do Oceano. 

Para Thaís Lopes, que também é responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, o fórum facilitou a criação de uma base sólida de estratégias para as ações dos GAMs a nível nacional: “de forma conjunta, pudemos avaliar as particularidades de cada região do país e traçar ações que nos permitirão envolver a juventude em torno da divulgação dos valores e metas da Década do Oceano, atuando em forma de rede com os GAMs de todo o Brasil”.

Sobre o Coletivo Jovem Albatroz

Criado em 2015, o Coletivo Jovem Albatroz é um espaço de formação de jovens lideranças na conservação marinha e costeira de 18 a 29 anos de todo o Brasil. Neste processo educador, os jovens são protagonistas, propondo e realizando projetos de intervenção para a transformação da realidade. Os integrantes do Coletivo realizam diversos cursos, oficinas e visitas técnicas; participam ativamente de reuniões de órgãos colegiados para criação de políticas públicas; e marcam presença em eventos ligados à Juventude e Meio Ambiente, apresentando suas experiências.

 

Design sem nome (5)

Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais