• Portugues
  • English
  • Spanish

Site facilita acesso de pesquisadores a amostras biológicas de albatrozes e petréis

Cópia de PORTAL BAAP Banco Nacional de Amostras Biológicas de Albatrozes e Petréis (2)

Banco Nacional foi criado com o intuito de reunir diversos tipos de amostras de albatrozes e petréis para auxiliar pesquisas

Albatrozes e petréis são aves oceânicas que passam a maior parte da vida no mar,  sobrevoando desde regiões subantárticas até águas tropicais do Hemisfério Sul. Por este motivo, instituições de pesquisa e cientistas nem sempre têm fácil acesso às amostras dessas aves. Pensando nisso, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE) e a R3 Animal criaram um novo site para o Banco Nacional de Amostras Biológicas de Albatrozes e Petréis (BAAP). O portal oferece um diretório para centralizar amostras das aves, facilitando a difusão das informações, e pode ser acessado neste link.

O site foi modernizado recentemente, com o intuito de facilitar o acesso e a usabilidade por pesquisadores do Brasil e do exterior, além de reunir e disponibilizar informações sobre as amostras existentes no BAAP. Hoje o banco conta com mais de quatro mil amostras, entre sanguíneas, órgãos, gônadas, ossos, cultura bacteriana, parasitas, pele, penas e diversos outros tecidos. Para ter acesso, é necessário preencher um formulário no site.

A ideia é otimizar o tempo de busca de amostras para estudantes, pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa. De acordo com Alice Pereira, consultora técnica do Projeto Albatroz em Florianópolis (SC) e responsável pelo BAAP, o novo portal é mais rápido e funcional. “A principal melhoria é a possibilidade de fazer pesquisas multicampos: dá para combinar campos diferentes para que, de forma rápida, o pesquisador ou instituição receba o resultado exato do que há na base de dados do BAAP”. 

Inicialmente o site está disponível apenas em português, no entanto existem planos para que seja traduzido para o inglês.

Como utilizar as amostras?

As diversas amostras biológicas catalogadas pelo BAAP estão disponíveis para pesquisadores que desejem analisá-las, compará-las e listá-las em seus estudos científicos. Após preencher o formulário de interesse em amostras no site, o projeto de pesquisa e justificativa será avaliado por consultores no sistema revisão por pares (peer review). 

Caso seja deferido, o pedido do pesquisador será encaminhado ao coletor das amostras para autorização de sua cessão. Caso as amostras não estejam em posse do BAAP fisicamente, mas sim mantidas por outro coletor, o responsável pelo BAAP intermediará o contato entre o pesquisador e o coletor a fim de que seja feito o compartilhamento do material para estudo. “É muito importante que o pesquisador mencione o BAAP e/ou os detentores das amostras na publicação resultante, seja nos agradecimentos, seja na metodologia da publicação ou de alguma outra forma que possa servir de fomento ao BAAP dentro da pesquisa científica”, ressalta Alice Pereira.

Como contribuir?

Pesquisadores interessados em cadastrar suas amostras no site podem entrar em contato pelo e-mail baap@projetoalbatroz.org.br. Para entrar no diretório do BAAP é necessário que a coleta da amostra siga padrões definidos pelo próprio banco, detalhados no portal, e que sejam enviados dados específicos, conforme o protocolo de coleta disponibilizado no site do Projeto Albatroz.

Sobre o BAAP

Criado no início de 2018 como parte das ações previstas no Plano de Ação Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (Planacap), o Banco Nacional de Amostras Biológicas de Albatrozes e Petréis (BAAP) está localizado na Estação Ecológica dos Carijós, em Florianópolis (SC), por meio de uma parceria entre o Projeto Albatroz, R3 Animal e CEMAVE/ICMBio. O equipamento tem a função de receber, processar e organizar amostras biológicas de albatrozes e petréis, que  servirão para fomentar a pesquisa através do acesso ao material biológico armazenado pelo Projeto Albatroz e o intercâmbio de informações entre instituições parceiras (universidades, grupos de pesquisa, etc), maximizando o aproveitamento do material, destinando as carcaças dos animais para coleções ornitológicas e convertendo todas as amostras em fonte de dados para pesquisadores interessados.


Leia mais

+ Notícias

Foto Notícias_Campanha do livro

Projeto Albatroz lança campanha para entregar livr...

Contribuições ajudarão a levar centenas de publicações para mais de 50 escolas em iniciativa do Programa de Voluntariado da PetrobrasO Programa de Educação Ambie...

19/04/2021 Leia mais
Foto Notícias_IFSC

Projeto Albatroz participa da formação de alunos d...

Aulas abordaram questões como importância da biodiversidade, tecnologia pesqueira, gestão e legislações voltadas à pescaNo litoral de Santa Catarina está localiz...

14/04/2021 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais