• Portugues
  • English
  • Spanish

Símbolo do Projeto Albatroz, sobrancelha-negra está fora da lista de ameaçados de extinção

Foto: Andy Rouse

O albatroz-de-sobrancelha-negra (Thalassarche melanophris­), encontra-se fora da lista dos ameaçados de extinção, segundo divulgação da Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção  A espécie sofria ameaça desde 2003, quando chegou a ter apenas 600 mil casais ao redor do mundo. O sobrancelha-negra, que é símbolo do Projeto Albatroz, tem como característica viajar pelos mares do hemisfério Sul e é bastante encontrado em território brasileiro.

Ele ainda está na categoria Quase Ameaçada (NT) da Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção que requer o contínuo esforço entre o projeto e demais órgãos atuantes no trabalho de conservação das aves oceânicas.  A pesca de espinhel é a principal causa de mortalidade dessas aves, pois os albatrozes se alimentam das iscas utilizadas por essa técnica de pesca, muitas vezes sendo capturados e mortos.

Para evitar a captura incidental dos albatrozes, o Projeto Albatroz, junto aos pescadores, testa e desenvolve medidas mitigadoras como: o toriline, que é um equipamento com fitas coloridas com a função de espantar as aves; o regime de peso dos anzóis, para favorecer que a iscas afundem mais rápido e a largada noturna, que consiste na soltura das iscas durante a noite, já que a maioria das aves possui hábitos diurnos. Tais medidas fazem parte da Instrução Normativa de 2014, publicada pelos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Pesca e Aquicultura (MPA).

Patrícia Serafini, coordenadora do PLANACAP (Plano de Ação Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis), ressalta a importância da existência da Instrução Normativa de 2014, com contribuição do Projeto Albatroz:  “O Projeto Albatroz é o articulador dessas ações que tem, desde o começo, um marco muito bom. Nos ajudou tecnicamente com algumas informações e esse marco legal saiu pelo governo federal. Depois de publicado, o Projeto Albatroz ajudou a monitorar o quanto a normativa está sendo aplicada, a desenvolver novas medidas e a ajudar nesse sentido de implementar novas medidas para evitar as capturas incidentais”. 

 

Colaborou para a criação deste texto: Jordana Langella.


Leia mais

+ Notícias

Dimas Gianuca (11)

No dia das aves, um pouco sobre as aves marinhas e...

Quando qualquer pessoa pergunta o que é uma ave marinha, o que vem à mente da maioria das pessoas é uma gaivota, ave comum em todas as praias e costas do mundo. ...

05/10/2020 Leia mais
Foto Noti?cias_Planacap confere?ncia virtual

Reunião anual de monitoria do PLANACAP é realizada...

Criado em 2006 como objetivo de colocar em prática estratégias de conservação específicas para albatrozes e petréis que sobrevoam águas brasileiras e se alimenta...

23/09/2020 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais