Símbolo do Projeto Albatroz, sobrancelha-negra está fora da lista de ameaçados de extinção
O albatroz-de-sobrancelha-negra (Thalassarche melanophris), encontra-se fora da lista dos ameaçados de extinção, segundo divulgação da Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção A espécie sofria ameaça desde 2003, quando chegou a ter apenas 600 mil casais ao redor do mundo. O sobrancelha-negra, que é símbolo do Projeto Albatroz, tem como característica viajar pelos mares do hemisfério Sul e é bastante encontrado em território brasileiro.
Ele ainda está na categoria Quase Ameaçada (NT) da Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção que requer o contínuo esforço entre o projeto e demais órgãos atuantes no trabalho de conservação das aves oceânicas. A pesca de espinhel é a principal causa de mortalidade dessas aves, pois os albatrozes se alimentam das iscas utilizadas por essa técnica de pesca, muitas vezes sendo capturados e mortos.
Para evitar a captura incidental dos albatrozes, o Projeto Albatroz, junto aos pescadores, testa e desenvolve medidas mitigadoras como: o toriline, que é um equipamento com fitas coloridas com a função de espantar as aves; o regime de peso dos anzóis, para favorecer que a iscas afundem mais rápido e a largada noturna, que consiste na soltura das iscas durante a noite, já que a maioria das aves possui hábitos diurnos. Tais medidas fazem parte da Instrução Normativa de 2014, publicada pelos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Pesca e Aquicultura (MPA).
Patrícia Serafini, coordenadora do PLANACAP (Plano de Ação Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis), ressalta a importância da existência da Instrução Normativa de 2014, com contribuição do Projeto Albatroz: “O Projeto Albatroz é o articulador dessas ações que tem, desde o começo, um marco muito bom. Nos ajudou tecnicamente com algumas informações e esse marco legal saiu pelo governo federal. Depois de publicado, o Projeto Albatroz ajudou a monitorar o quanto a normativa está sendo aplicada, a desenvolver novas medidas e a ajudar nesse sentido de implementar novas medidas para evitar as capturas incidentais”.
Colaborou para a criação deste texto: Jordana Langella.
Leia mais
+ Notícias
Apropriação territorial: Projeto Albatroz integra ...
Visita faz parte da proposta do Colégio para um currículo escolar que promove ações e mudanças de co...
11/11/2024
11/11/2024 Leia maisTartarugas marinhas de espécies ameaçadas de extin...
Animais resgatados pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias do Instituto Albatroz apresenta...
05/11/2024
05/11/2024 Leia mais