X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Rede Biomar lança vídeo sobre cultura oceânica para estimular ações de conservação marinha

Foto_notícia

A produção audiovisual realizada pelo Projeto Albatroz está disponível no YouTube da instituição

Responsável por mais de 97% da água do planeta, o oceano é uma peça fundamental para o equilíbrio da vida na Terra. E hoje, mais do que nunca, é necessário agir para garantir o futuro das próximas gerações. Com todas as atenções voltadas para este ecossistema tão rico e complexo, os projetos que integram a Rede Biomar, patrocinados pela Petrobras, lançaram uma produção audiovisual sobre a cultura oceânica para informar sobre as atividades realizadas em conjunto e também inspirar pessoas de todo o país a se engajarem no assunto. O vídeo está disponível no YouTube do Projeto Albatroz.

A produção chama atenção para o papel do oceano na manutenção da vida - sendo capaz de regular a temperatura do planeta, absorver gás carbônico, produzir oxigênio, oferecer alimento, transporte, além de ser fonte de esporte, lazer e cultura - e também para a relevância do trabalho realizado pela Rede Biomar na costa brasileira. 

Formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Rede Biomar trabalha em conjunto na promoção de atividades de educação ambiental, comunicação e pesquisa em prol da conservação marinha. 

Apesar de diferentes, as espécies protegidas têm características em comum: encontram dentro do oceano as principais ameaças à sua sobrevivência, a interação com barcos e petrechos de pesca, aquecimento global, pesca proibida, acidificação do oceano e a poluição por resíduos humanos, como o lixo plástico. O Brasil é o quarto país que mais descarta materiais plásticos no mar atualmente, sendo responsável por mais de 11 milhões de toneladas de resíduos.

Em consonância com a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), criada pela Unesco para promover a geração de conhecimento sobre o oceano e sua divulgação, o vídeo traz informações e imagens registradas pela Rede Biomar para que seja possível alcançar um oceano mais saudável, previsível, seguro, produtivo, acessível e valorizado por todos.

De acordo com Tatiana Neves, coordenadora geral e fundadora do Projeto Albatroz, o vídeo é uma prova de que a conexão de cada um de nós com o oceano é urgente e necessária. “Assim como cada um dos cinco projetos nasceu dessa forte conexão com o oceano e do desejo de mudança, a Rede Biomar trabalha para promover um oceano mais limpo e resiliente”, explica. “Ao encontrar a sua própria conexão com esse ecossistema, é possível agir a fim de conservá-lo para as próximas gerações”.

Sobre a Rede Biomar

A Rede de conservação da Biodiversidade Marinha, ou Rede Biomar, reúne cinco Projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com foco no oceano: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Os Projetos convergem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas, enriquecidas por decisões previstas em um Planejamento Estratégico Integrado. São atuantes na proteção de espécies e ecossistemas marinhos brasileiros, cuja ocorrência inclui áreas de atuação da Petrobras.

Juntos, ao longo de dez anos, os Projetos já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais e geraram mais de 7.670 matérias na mídia que  fortalecem a importância desse trabalho. A Rede BIOMAR é hoje uma referência em ações de conservação em todo o Brasil, e nasceu do empenho em otimizar os esforços institucionais visando obter excelência em projetos de biodiversidade marinha.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais