Projeto Albatroz realiza sessão de jogo educativo com cientistas internacionais
O ‘Jogo do Albatroz’ é uma ferramenta utilizada pela instituição para sensibilização sobre a necessidade do uso de medidas mitigadoras que impedem a captura de albatrozes
Um jogo de tabuleiro, no qual cada jogador representa um barco de espinhel que precisa atravessar o oceano e atracar em um novo porto, causando o mínimo de mortes de aves oceânicas no caminho. Este é o mote do Jogo do Albatroz, game cooperativo desenvolvido pelo Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, que será apresentado durante a 11ª Reunião do Comitê Assessor do Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP) que reunirá 13 países, no próximo dia 7, em Florianópolis (SC).
O evento consiste em uma reunião internacional para apresentação de resultados de pesquisas científicas, atualização de dados sobre populações e medidas de conservação das aves, além de discutir ações que possam minimizar a mortalidade de 31 espécies de albatrozes e petréis conforme o contexto de cada um dos países signatários. São eles: Brasil, Argentina, Austrália, África do Sul, Chile, Equador, Espanha, França, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Reino Unido e Uruguai
Às 19h desta terça (7), cientistas que integram a reunião do Grupo de Trabalho de Captura Incidental do ACAP serão convidados pelo Projeto Albatroz para conhecerem o jogo de forma descontraída, entendendo seu funcionamento e analisando seu paralelo com a dinâmica da sobrevivência do grupo de aves marinhas mais ameaçado do planeta.
Sobre o Jogo do Albatroz
A ideia de criar um game cooperativo que ajudasse na tarefa de sensibilizar jovens e adultos sobre a conservação de albatrozes e petréis surgiu do sucesso do jogo de tabuleiro gigante ‘A Grande Viagem do Albatroz’, utilizado em atividades do Ensino Fundamental I com o Programa de Educação Ambiental Marinha “Albatroz na Escola”.
Em 2017, a equipe de educação ambiental teve a ideia de adaptá-lo para um formato mais moderno. Surgia, a iniciativa do Coletivo Jovem Albatroz de construção colaborativa do Jogo do Albatroz. Como resultado, jovens entre 18 e 22 anos, uniram esforços para fazer testes e sugerir formatos para o novo game.
A ação foi um sucesso e um dos pontos mais importantes do jogo foi estabelecer uma relação de cooperação entre os jogadores, porque a vitória só é alcançada quando todos trabalham juntos pela conservação.
Outros destaques
Já na quarta-feira (15), a partir das 19h, o Projeto Albatroz oferecerá um coquetel aos participantes do evento e apresentará o Banco Nacional de Amostras Biológicas de Albatrozes e Petréis (BAAP). O banco foi criado no ano passado com o objetivo de subsidiar estratégias de conservação do Plano Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (Planacap), manter um banco de dados relevantes para estudos em genética de populações das espécies protegidas pelo ACAP e fazer o intercâmbio desses materiais para pesquisadores de todo o mundo. O BAAP é gerido pelo CEMAVE/ICMBio em parceria com o Projeto Albatroz e colaboração da R3 Animal, onde está alocado.
Em seguida, o Projeto entregará homenagens ao pescador inventor do Toriline de fitas curtas utilizado no Brasil, José Ventura, e à Kowalsky, empresa pesqueira que apoia a realização de embarques para pesquisas da instituição.
Projeto Albatroz no ACAP
Uma das principais linhas de atuação do Projeto Albatroz em prol da conservação marinha é a participação em políticas públicas nacionais e internacionais. Nesse sentido, a presença no ACAP é estratégica devido à alta incidência de capturas no mar territorial brasileiro que se reproduzem em outros países. Estima-se que até 4 mil albatrozes e petréis morram incidentalmente todos os anos fisgados pelos anzóis das pescarias de espinhel no país.
11ª Reunião do Comitê Assessor do ACAP
Local: IL Campanario Villaggio Resort - Avenida dos Búzios, 1760 - Jurerê Internacional, Florianópolis (SC).
Programação:
7/05: Sessão do Jogo do Albatroz com o Grupo de Trabalho de Captura Incidental
6, 7 e 8/05: Reunião do Grupo de Trabalho de Captura Incidental
9 e 10/05: Reunião do Grupo de Trabalho de Estado de Conservação e Populações
15/05: Coquetel e apresentação do BAAP pelo Projeto Albatroz e entrega de homenagens do Projeto Albatroz
13 a 17/05: 11ª Reunião do Comitê Assessor do ACAP
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais