Projeto Albatroz realiza sessão de jogo educativo com cientistas internacionais | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz realiza sessão de jogo educativo com cientistas internacionais

Foto Notícias_jogo do albatroz

O ‘Jogo do Albatroz’ é uma ferramenta utilizada pela instituição para sensibilização sobre a necessidade do uso de medidas mitigadoras que impedem a captura de albatrozes

Um jogo de tabuleiro, no qual cada jogador representa um barco de espinhel que precisa atravessar o oceano e atracar em um novo porto, causando o mínimo de mortes de aves oceânicas no caminho. Este é o mote do Jogo do Albatroz, game cooperativo desenvolvido pelo Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, que será apresentado durante a 11ª Reunião do Comitê Assessor do Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP) que reunirá 13 países, no próximo dia 7, em Florianópolis (SC).

O evento consiste em uma reunião internacional para apresentação de resultados de pesquisas científicas, atualização de dados sobre populações e medidas de conservação das aves, além de discutir ações que possam minimizar a mortalidade de 31 espécies de albatrozes e petréis conforme o contexto de cada um dos países signatários. São eles: Brasil, Argentina, Austrália, África do Sul, Chile, Equador, Espanha, França, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Reino Unido e Uruguai

Às 19h desta terça (7), cientistas que integram a reunião do Grupo de Trabalho de Captura Incidental do ACAP serão convidados pelo Projeto Albatroz para conhecerem o jogo de forma descontraída, entendendo seu funcionamento e analisando seu paralelo com a dinâmica da sobrevivência do grupo de aves marinhas mais ameaçado do planeta.

Sobre o Jogo do Albatroz

A ideia de criar um game cooperativo que ajudasse na tarefa de sensibilizar jovens e adultos sobre a conservação de albatrozes e petréis surgiu do sucesso do jogo de tabuleiro gigante ‘A Grande Viagem do Albatroz’, utilizado em atividades do Ensino Fundamental I com o Programa de Educação Ambiental Marinha “Albatroz na Escola”.

Em 2017, a equipe de educação ambiental teve a ideia de adaptá-lo para um formato mais moderno. Surgia, a iniciativa do Coletivo Jovem Albatroz de construção colaborativa do Jogo do Albatroz. Como resultado, jovens entre 18 e 22 anos, uniram esforços para fazer testes e sugerir formatos para o novo game.

A ação foi um sucesso e um dos pontos mais importantes do jogo foi estabelecer uma relação de cooperação entre os jogadores, porque a vitória só é alcançada quando todos trabalham juntos pela conservação.

Outros destaques

Já na quarta-feira (15), a partir das 19h, o Projeto Albatroz oferecerá um coquetel aos participantes do evento e apresentará o Banco Nacional de Amostras Biológicas de Albatrozes e Petréis (BAAP). O banco foi criado no ano passado com o objetivo de subsidiar estratégias de conservação do Plano Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (Planacap), manter um banco de dados relevantes para estudos em genética de populações das espécies protegidas pelo ACAP e fazer o intercâmbio desses materiais para pesquisadores de todo o mundo. O BAAP é gerido pelo CEMAVE/ICMBio em parceria com o Projeto Albatroz e colaboração da R3 Animal, onde está alocado.

Em seguida, o Projeto entregará homenagens ao pescador inventor do Toriline de fitas curtas utilizado no Brasil, José Ventura, e à Kowalsky, empresa pesqueira que apoia a realização de embarques para pesquisas da instituição.

Projeto Albatroz no ACAP

Uma das principais linhas de atuação do Projeto Albatroz em prol da conservação marinha é a participação em políticas públicas nacionais e internacionais. Nesse sentido, a presença no ACAP é estratégica devido à alta incidência de capturas no mar territorial brasileiro que se reproduzem em outros países. Estima-se que até 4 mil albatrozes e petréis morram incidentalmente todos os anos fisgados pelos anzóis das pescarias de espinhel no país.

 

11ª Reunião do Comitê Assessor do ACAP

Local: IL Campanario Villaggio Resort - Avenida dos Búzios, 1760 - Jurerê Internacional, Florianópolis (SC).

Programação:

7/05: Sessão do Jogo do Albatroz com o Grupo de Trabalho de Captura Incidental

6, 7 e 8/05: Reunião do Grupo de Trabalho de Captura Incidental

9 e 10/05: Reunião do Grupo de Trabalho de Estado de Conservação e Populações

15/05: Coquetel e apresentação do BAAP pelo Projeto Albatroz e entrega de homenagens do Projeto Albatroz

13 a 17/05: 11ª Reunião do Comitê Assessor do ACAP


Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais