X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz leva atividades de educação ambiental para a Semana da Primavera do Instituto Arte no Dique

6

Programação envolveu crianças em contação de histórias e jogos com o tema da conservação marinha

O Instituto Arte no Dique, que envolve crianças e adultos da região do Dique da Vila Gilda, em Santos (SP), em ações de educação, esporte e cultura, convidou o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, para integrar a programação da sua Semana Cultural da Primavera. A proposta da programação era levar atividades de educação ambiental para a primeira infância de uma forma divertida. A equipe de educadores ambientais e integrantes do Coletivo Jovem Albatroz participaram, no último dia 24, com uma sessão de contação de histórias, jogo de tabuleiro, entre outras brincadeiras.

Com o título ‘A História do Oceano contada por um Albatroz’, a sessão de contação de histórias foi capitaneada pelo albatroz-de-sobrancelha-negra, que explicou para as crianças de onde vem, como vive, como se alimenta e as convidou para um passeio pelo oceano, provocando reflexões sobre a conservação marinha e a proteção da biodiversidade. 

Após a contação de histórias, as crianças foram divididas em dois grupos: um deles participou do jogo de tabuleiro gigante e o outro, de atividades de desenho e pintura.

Jogo de tabuleiro colaborativo

As crianças, que fazem parte do projeto de Educação Integrada do Instituto Arte no Dique, foram divididas em duplas para participar do jogo de tabuleiro colaborativo do Projeto Albatroz. Nesta atividade, cada dupla representa um casal de albatrozes que precisam alimentar o filhote. Enquanto um deles atravessa o oceano em busca de alimento, o outro permanece na ilha. 

As crianças jogam dados, respondem perguntas e avançam no tabuleiro à medida em que acertam as respostas sobre a biologia e os hábitos dos albatrozes. A atividade só termina quando todas as duplas alimentam seus filhotes. Neste jogo, todos ganham juntos, reforçando a ideia de que a conservação marinha só é possível de forma coletiva.

O jogo de tabuleiro colaborativo também aborda conceitos sobre a ecologia das aves oceânicas e a importância da conservação marinha para a qualidade de vida e o bem-estar planetário, respeitando o direito à vida e ao ambiente saudável para os seres humanos e demais espécies marinhas.

De acordo com a gerente de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, a experiência de levar as atividades do Programa Albatroz na Escola para um ambiente educativo não formal, como é o caso do Instituto Arte no Dique, foi uma experiência divertida. “Após um longo período de atividades remotas devido à pandemia, pudemos retornar às ações presenciais e fazer essa troca tão importante com a primeira infância.  Esta etapa da vida é muito importante para a sensibilização sobre a conservação ambiental, eles são o futuro do nosso planeta!”.

 

7 8 5

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais