X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz lança campanha para entregar livros sobre vida marinha a crianças de Cabo Frio (RJ)

Foto Notícias_Campanha do livro

Contribuições ajudarão a levar centenas de publicações para mais de 50 escolas em iniciativa do Programa de Voluntariado da Petrobras

O Programa de Educação Ambiental Marinha 'Albatroz na Escola' foi desenvolvido em 2011 e, desde então, já levou a biologia e os desafios da conservação dos albatrozes e petréis para mais de 30 mil crianças e educadores, apresentando a biodiversidade da vida marinha de forma lúdica e divertida. Para expandir este trabalho para mais 52 escolas da cidade de Cabo Frio (RJ), o Projeto Albatroz lançou, em parceria com o Programa de Voluntariado da Petrobras e a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, a campanha de financiamento coletivo 'Contando e Encantando Histórias'.

Ao contribuir com a campanha, lançada em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, será possível ajudar as escolas municipais da cidade com kits de livros que abordam a temática ambiental e a vida marinha, incentivando nas crianças o gosto pela leitura e a ligação com o mar desde a Primeira Infância. 

Para celebrar a ação, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, realizará uma live de contação de histórias para as escolas e demais interessados em aprender sobre o oceano. A data e o horário serão divulgadas posteriormente no Instagram do Projeto Albatroz.

Leitura na Primeira Infância

Apresentar o mundo dos livros durante a Primeira Infância é importante para instigar a paixão pela leitura, além de ajudar na alfabetização e no desenvolvimento intelectual. Para a gerente de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, tratar de temas próximos à realidade das crianças da cidade, como é o caso do oceano, das praias e da vida marinha, faz com que elas se identifiquem com os livros e se interessem pelo assunto. 

"Os livros são a porta de entrada para o desenvolvimento do pensamento crítico, para estimular a imaginação e para a sensibilizar sobre temas como a conservação marinha e costeira", explica. "Esta é a fase ideal para apresentar às crianças o oceano e a necessidade de protegê-lo, para que espalhem a mensagem de boas práticas para suas famílias e cresçam compreendendo seu papel para conservação do meio ambiente".

A campanha de financiamento coletivo 'Cantando e Encantando Histórias', do Projeto Albatroz e do Programa de Voluntariado da Petrobras, está disponível neste link.

Projeto Albatroz em Cabo Frio (RJ)

O Projeto Albatroz nasceu em Santos (SP) e desde 1990 trabalha pela conservação das espécies de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras. Desde 2014, o Projeto mantém uma base avançada de pesquisa na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus de Cabo Frio (RJ). Por meio da parceria com o Grupo de Estudos da Pesca (GEPESCA), coordenado pelo Prof. Eduardo Pimenta, foi possível ampliar os estudos do Projeto para o Porto de Cabo Frio, rota de diversas embarcações de pesca de espinhel com a qual albatrozes e petréis interagem e pela qual são capturados. 

Na cidade também são desenvolvidas ações de educação ambiental com os pescadores e público em geral da região. Em 2019, a Prefeitura de Cabo Frio assinou um termo de compromisso cedendo uma área de 18 mil m² de área útil para a construção do Centro Albatroz, em frente à Lagoa de Araruama. O Centro terá como objetivo principal disseminar a educação ambiental marinha para crianças, jovens, educadores, pescadores e turistas de toda a Região dos Lagos. Nele, os visitantes poderão conhecer a biologia e as características dos albatrozes e petréis, grupo de aves mais ameaçadas do planeta. No espaço, também serão realizadas exposições tecnológicas e artísticas, oficinas e atividades socioambientais e culturais para o público.

Atualmente, o Projeto mantém bases nas cidades de Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ).


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais