Projeto Albatroz contribui com as redes de educação ambiental REABS e a REPEA | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz contribui com as redes de educação ambiental REABS e a REPEA

Foto Noti?cias_Projeto Albatroz contribui com as redes de educa??o ambiental REABS e a REPEA

Grupos trabalham em prol da construção de uma cultura de sociedade sustentável nos níveis regional e estadual

A união faz a força. Na educação ambiental esta máxima não poderia fazer mais sentido. Para amplificar sua mensagem de conservação marinha e também fortalecer outras iniciativas, desde 2010, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, participa de redes voltadas à educação, como a Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista (REABS) e a Rede Paulista de Educação Ambiental (REPEA).

A REABS, por exemplo, nasceu em 2003 e é representada pelos nove municípios da região metropolitana da Baixada Santista: Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Ela é composta por integrantes que buscam a construção de uma cultura de sociedade sustentável, visando à melhoria da qualidade de vida e conservação ambiental local - ideais compartilhados pelo Projeto Albatroz.

Assim como as demais redes, é gerenciada espontaneamente por seus elos, que dividem tarefas de forma democrática, promovendo a interação entre educadores ambientais. Um dos objetivos da rede é o compartilhamento de conhecimentos relacionados ao exercício da educação ambiental. Além disso, realizam a institucionalização de políticas públicas, contribuindo para uma maior visibilidade de projetos e experiências da área, como é o caso do Projeto Albatroz.

“Quando trabalhamos a educação ambiental como política pública na região, nós conseguimos apoiar de forma oficial o poder público e as instituições, realizando cada vez mais os nossos programas de educação ambiental marinha, como o Albatroz na Escola, para o ensino formal, e o Coletivo Jovem Albatroz (CJA), para a formação de juventudes para políticas públicas”, explica a coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri.

Devido ao grande envolvimento nos processos da REABS, Cynthia foi escolhida, em 2015, para ser a facilitadora da rede. Seu papel é estimular a participação de todos os elos e representá-los nas reuniões junto a outras redes e demais atividades que a REABS faça parte.

 

REPEA

Atuante no âmbito estadual, a REPEA também funciona de forma igualitária. Foi criada a partir de articulações realizadas na Conferência Eco-92, no Rio de Janeiro (RJ). Sua proposta é fortalecer a educação ambiental no estado de São Paulo. De acordo com Cynthia, a presença do Projeto Albatroz na rede amplia seu raio de atuação e networking. Exemplos disso são a indicação do CJA para trabalhos realizados junto às Áreas de Proteção Ambiental Marinha (APAs) Marinha Litoral Centro e Litoral Sul, a indicação para a suplência do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBea) na Comissão Interinstitucional de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (CIEA), da qual a REABS faz parte, entre outros.

A participação da equipe de educação ambiental do Projeto Albatroz em redes como essa trouxe reconhecimento a seus trabalhos e metodologias próprias no meio da conservação marinha, o que gerou convites para outros colegiados importantes como:

- Rede Praia Limpa

- Plano Estadual de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar do Estado de São Paulo

- Programa Municipal de Educação Ambiental de Santos

- Projeto Político Pedagógico de Educação Ambiental da Zona Marinha e Costeira do Brasil

d3ee3ce8-83ad-4de6-99b1-5209e1bdeede 590aa51d-422c-4508-8bc1-c2e7b900f744 2de27bce-4460-4351-a694-37e70767ef7a 437a74f8-c659-4a48-889d-4554c9ebc81c 1dae11f2-ffe6-41ac-8da6-028e17855f1d

Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais