X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz apresenta trabalhos no 1º Encontro de Educação Marinha da América Latina e Caribe

Foto Notícias_Caribe

Programa ‘Albatroz na Escola’ e Coletivo Jovem Albatroz serão apresentados a educadores de instituições estrangeiras

Trocar experiências educativas e construir alianças regionais. Estes são os principais objetivos do 1º Encontro de Educação Marinha na América Latina e Caribe, organizado pela Rede Latino-Americana de Educação para o Oceano (Relato Oceano), que acontece entre os dias 17 e 21 de maio. O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, é membro da rede e apresentará suas principais iniciativas na área: o Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE) e o Coletivo Jovem Albatroz (CJA).

O encontro virtual abordará os desafios da educação marinha nos territórios envolvidos, bem como suas histórias de sucesso e projeções para continuarem crescendo e promovendo a cultura e a alfabetização oceânica. Para assistir as apresentações, basta preencher o formulário disponibilizado neste link.

Cynthia Ranieri, gerente de educação ambiental do Projeto Albatroz, vai apresentar os casos de sucesso do PAE, Coletivo Jovem Albatroz e outras frentes de políticas públicas na próxima quarta-feira (19), às 19h10. O título da apresentação será ‘Educação Ambiental Marinha para a Década do Oceano’.

“Será uma oportunidade para aprender com as experiências de instituições de toda a América Latina, compartilhar nossos resultados, trocar informações e apresentar as iniciativas de educação ambiental realizadas pelo Projeto Albatroz”, explica Cynthia.

Iniciativas de educação ambiental

O Programa Albatroz na Escola foi criado em 2011 com o propósito de sensibilizar alunos e educadores para a conservação de albatrozes e petréis e do ecossistema costeiro como um todo. O programa é realizado dentro do ambiente escolar e em outros espaços de ensino, promovendo atividades para os estudantes do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Mais de 30 mil pessoas, entre estudantes e educadores, já participaram das atividades do PAE em todo o Brasil.

Já o Coletivo Jovem Albatroz envolve, desde 2015, jovens de 18 a 29 anos da região da Baixada Santista, em atividades para a formação de lideranças na conservação marinha e costeira. No processo educador, os jovens são protagonistas, propondo e realizando projetos de intervenção para transformação da realidade. Os integrantes do CJA realizam diversos cursos, oficinas e visitas técnicas; participam ativamente de reuniões de órgãos colegiados para incidir em políticas públicas; e marcam presença em eventos ligados à Juventude e Meio Ambiente, apresentando suas experiências.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais