Ifes sedia nova base avançada do Projeto Albatroz no Espírito Santo | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Ifes sedia nova base avançada do Projeto Albatroz no Espírito Santo

Parceria reforça a presença e ações da equipe técnica junto à frota pesqueira de Itaipava (ES)

Com mais de 400 barcos em operação, a frota pesqueira de Itaipava, no litoral do Espírito Santo, desenvolve diversas artes de pesca que requerem atenção especial para o manejo de iscas e proteção de aves pelágicas. É nesta região que o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, inaugurou, recentemente, sua mais nova base avançada. O escritório está localizado nas dependências do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Piúma (ES).

Ela terá a função de marcar a presença da iniciativa em solo capixaba e também realizar atividades de sensibilização com pescadores locais sobre a importância de conservar as espécies de albatrozes e petréis que interagem com a pesca espinheleira no estado.

“A base também fará o monitoramento da frota de Itaipava. Ela é extremamente relevante para a conservação de diversos grupos animais, porque sabemos que ela tem uma interação relevante com aves marinhas, albatrozes e petréis”, explica a coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves. Ela afirma, ainda, que a frota é bastante numerosa e trabalha com várias artes de pesca, às vezes, simultaneamente.

Entre as variedades, há espinhel de fundo, espinhel de meca, pargueira e o espinhel de dourado. Este último, segundo a coordenadora, fica todo o tempo próximo da superfície e interage fortemente com albatrozes e tartarugas marinhas em alto-mar.

“O espinhel de dourado é tão relevante que foi considerado uma das prioridades da atualização do Plano Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis”, ressalta. “Recentemente, foi feita uma análise de risco ambiental dessa frota em relação às principais espécies de albatrozes e petréis. Esse estudo mostrou que a frota é muito relevante no sentido do número de captura e interação com as aves ameaçadas de extinção”.


Parceria em prol da conservação

O trabalho do Projeto Albatroz no Espírito Santo é realizado em parceria com o Ifes, instituição de ensino superior de referência no estado. A base conta com o apoio do professor Jones Santander, do Laboratório de Dinâmica de Populações Marinhas (Dimar) e do estagiário Bernardo Rody Machado, aluno da instituição.

“Com isso, a frota passa a ser acompanhada de perto pelo Projeto, tanto dentro do porto, quanto nos cruzeiros em alto-mar”, afirma. “O objetivo é conhecer melhor a interação das aves com as pescarias desta frota, quantificar a captura incidental e buscar formas de mitigar a captura com técnicas a serem desenvolvidas em conjunto com os pescadores”, finaliza Tatiana Neves.

 

Foto Noti?cias_Piu?ma 1 Foto Noti?cias_Piu?ma 3

Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais