“Expedição dos Albatrozes e Petréis” leva sensibilização ambiental à programação de Férias do Aquário de Santos | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

“Expedição dos Albatrozes e Petréis” leva sensibilização ambiental à programação de Férias do Aquário de Santos

Foto_Noti?cia (1)

Atividade focada no desenvolvimento da primeira infância introduziu conceitos sobre a conservação marinha através de experiências lúdicas

Atração já tradicional na temporada de Verão de Santos (SP), a programação do Curso de Férias do Aquário Municipal contou com mais uma vez com a presença do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. Na segunda semana de janeiro, a equipe de educação ambiental preparou uma nova atividade para as cerca de 30 crianças que participaram: a “Expedição dos Albatrozes e Petréis”, que buscou despertar o interesse pela vida das aves marinhas, a criatividade, raciocínio lógico e senso crítico por meio de uma caça ao tesouro. 

A oficina lúdica, pensada especialmente para crianças de 5 a 7 anos, se inspirou nas antigas caças ao tesouro, e propôs que elas assumissem o papel de cientistas por um dia, em busca da Ilha dos Albatrozes e Petréis. Durante a atividade, as crianças tinham que buscar e seguir pistas que revelavam curiosidades dessas aves marinhas, como seu estilo de voo sobre o oceano, o tipo de alimento que comem, o cuidado único com seus ovos, aprendendo também sobre a importância da conservação ambiental e marinha. 

Os albatrozes e petréis, por exemplo, geram curiosidade por sua envergadura, que pode chegar até 3,5m, pelas diferentes tonalidades de penas e bicos, suas características peculiares de reprodução, que envolvem ter um único parceiro durante a vida e somente um ovo a cada temporada, que tornam importante o cuidado com o ovo e o filhote para a continuidade da espécie.

Ao aprenderem sobre a alimentação dos albatrozes, que consiste principalmente de lulas e pequenos moluscos, entendem como ocorre a captura incidental pelos barcos de pesca e também o impacto dos resíduos plásticos no oceano. Ao confundirem sacolas e outros itens plásticos com seu próprio alimento, as aves podem morrer por fome e interrupção do fluxo gastrointestinal, uma das principais ameaças a essas espécies oceânicas.

De acordo com a educadora ambiental do Projeto Albatroz em Santos (SP), Arianne Fonseca, as crianças aprendem brincando, por esse motivo as atividades lúdicas acabam gerando interesse pelas questões ambientais. “Nossa ideia é sempre trazer ferramentas educativas que sejam práticas, que gerem curiosidade, acessando a criatividade", explica. “Na primeira infância, a criatividade é essencial para desenvolver também o raciocínio lógico e senso crítico dos pequenos, sensibilizando-os sobre as urgências das questões ambientais e tornando-os multiplicadores dentro de suas escolas e famílias”.

As atividades do Curso de Férias do Aquário Municipal de Santos tinham inscrições limitadas e a participação era feita mediante doação de 1kg de alimento não perecível para o Fundo Social de Solidariedade.

4 1 2 3

Leia mais

+ Notícias

Laje de Santos_Arianne Fonseca

Projeto Albatroz participa das políticas públicas ...

Presença nesses órgãos permite contribuir com informações técnicas e científicas para a proteção de ...

18/03/2025

18/03/2025 Leia mais
188

Em Itajaí (SC), Projeto Albatroz realiza experimen...

Em parceria com o IFSC, técnicos testam a eficácia de estratégias como o uso do toriline e o regime ...

06/03/2025

06/03/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais