Em Cabo Frio (RJ), quiosque e tenda levam informações sobre albatrozes e petréis durante o Verão
Parceria com prefeitura da cidade amplia acesso de turistas e visitantes ao mundo das aves marinhas e conservação do oceano
A temporada de verão atrai milhares de turistas à região de Cabo Frio (RJ) em busca de sol, praia e contato com a natureza. Para aproximar o público das aves oceânicas, como é o caso dos albatrozes e petréis, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, se uniu à Prefeitura de Cabo Frio para oferecer atividades de educação ambiental e informações sobre as espécies ameaçadas em duas praias da cidade, que receberá a sede do Centro Albatroz nos próximos meses: Praia do Peró e Praia do Forte.
Em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, a primeira praia recebeu uma tenda próxima à faixa de areia; e a segunda, um quiosque para informações e atividades com o público.
Até o dia 20 de fevereiro, a tenda da Praia do Peró funcionará aos finais de semana, das 9h às 17h com ações de educação ambiental como jogos e histórias em quadrinhos para crianças, painel de asas que permite comparar envergadura do albatroz com aves populares, além da nova intervenção #AFETOoceano, criada pelo Coletivo Jovem Albatroz. A tenda também serve de apoio e ponto de encontro para outras atividades educativas na faixa de areia, como a coleta de bitucas para monitoramento em parceria com o Programa Bandeira Azul e a Universidade Veiga de Almeida.
Aqueles que visitarem a Praia do Forte durante a temporada também poderão conhecer mais sobre a biologia e a problemática que envolve a sobrevivência de albatrozes e petréis na Central de Atendimento ao Turista. Os profissionais que trabalham no espaço passaram por uma capacitação especial com a equipe de educação ambiental do Projeto Albatroz a fim de tirar dúvidas do público sobre as aves e também guiá-los pela exposição instalada no local.
De acordo com Cynthia Ranieri, gerente de educação ambiental do Projeto Albatroz, os dois espaços mantidos em parceria com a prefeitura são importantes para promover a aproximação com o público que visita a cidade. “Além de apresentar os albatrozes e petréis para pessoas de todas as idades, nós também queremos orientar o público sobre o descarte de lixo na praia, práticas de turismo sustentável e quais são as melhores formas de curtir o verão sem colocar em risco a fauna marinha e a qualidade da água de uma região tão bonita quanto a cidade de Cabo Frio”.
Projeto Albatroz em Cabo Frio (RJ)
O Projeto Albatroz nasceu em Santos (SP) e desde 1990 trabalha pela conservação das espécies de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras. Desde 2014, o Projeto mantém uma base avançada de pesquisa na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus de Cabo Frio (RJ), que nos possibilitou ampliar as pesquisas no Porto de Cabo Frio, rota de diversas embarcações de pesca de espinhel com a qual albatrozes e petréis interagem e pela qual são capturados.
Atualmente, o Projeto mantém bases nas cidades de Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS), Cabo Frio (RJ) e Natal (RN).
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais