Educação que transforma: Única escola especializada em educação para surdos da Região dos Lagos visita Projeto Albatroz
Atividade associou a experiência visual dos alunos com intervenções lúdicas realizadas pela equipe de Educação Ambiental da instituição
Em uma ação que alia educação, cidadania e inclusão, o Centro de Visitação do Projeto Albatroz recebeu alunos da Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, a única instituição bilíngue para surdos da Região dos Lagos. A aula-passeio foi planejada como uma oportunidade de integração e lazer para os alunos, além de estimular a prática da pedagogia visual, uma abordagem pedagógica que se baseia nas experiências e percepções visuais da comunidade surda para o aprendizado e letramento.
A professora supervisora escolar, Flávia Pascoal, ressaltou a importância de contar, na cidade, com um espaço capaz de promover a visualidade: “Poder associar a possibilidade de uma aula-passeio à experiência visual dos alunos no Centro de Visitação foi fantástico! A experiência visual do grupo foi muito rica. Houve interação, sensibilização e aprendizado em todos os espaços de visitação. Até mesmo as intervenções lúdicas da equipe, com o uso do binóculo e o mergulho no espaço oceânico, contribuíram para tornar a experiência ainda mais especial para todos.”
Para a recepção do grupo e atendimento dos objetivos da proposta, a equipe de educação ambiental do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, contou com o apoio e orientações de duas profissionais da área educativa e cultural do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART) de Cabo Frio: a técnica em assuntos educacionais Giselly Kunstmann – especialista em tradução, interpretação e educação de surdos – e a monitora Nathalia de Oliveira. Ambas compartilharam dicas sobre abordagem e interação com o grupo de alunos.
O coordenador de educação ambiental, Paulo Salomão, destacou a importância deste intercâmbio de conhecimentos e ideias para o pleno atendimento dos objetivos do grupo e para a ampliação dos valores sociais da educação ambiental: “O acesso à educação ambiental é extremamente importante para todos, independentemente das necessidades de cada público. Estamos trabalhando para que o nosso Centro de Educação Ambiental fique a cada dia mais acessível aos diversos públicos. Enquanto isso, parcerias para que possamos atender a um público como esse são muito valiosas e estaremos sempre de “asas” abertas.”
Conhecimento que gera cidadania
Composto por quatro eixos temáticos – Espaço Manguezal, Calçada dos Ecossistemas, Espaço Oceano e Espaço Albatroz – o Centro de Visitação promove uma experiência lúdica e imersiva sobre a importância dos oceanos, a preservação dos ecossistemas para a vida humana e como o cuidado com as aves oceânicas, incluindo os albatrozes, contribui para o equilíbrio ambiental.
Por meio da mediação de uma equipe de educadores ambientais, o espaço busca envolver os visitantes na cultura oceânica, promovendo uma atuação cidadã focada na transformação social e no papel individual e coletivo, com o objetivo de construir uma sociedade ambientalmente mais consciente e saudável.
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais