Com colaboração do Projeto Albatroz, ProMEA é lançado oficialmente em Santos (SP) | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Com colaboração do Projeto Albatroz, ProMEA é lançado oficialmente em Santos (SP)

noticia

Programa aponta diretrizes para o trabalho de educação ambiental municipal nos parques e escolas da cidade.

Após participar de forma colaborativa das reuniões e discussões que culminaram na revisão do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) em 2018, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, exerceu seu papel junto às instituições, educadores e colegiados municipais com o objetivo de organizar um programa semelhante em âmbito municipal. A cidade de Santos (SP), local da sede administrativa do Projeto aprovou, em meados de fevereiro, o texto de seu programa.

A solenidade oficial foi organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), realizadora do programa, aconteceu no SESC Santos e contou com a participação de elos como o Projeto Meros do Brasil (integrante da Rede Biomar), Projeto Mantas do Brasil, Instituto Mar Azul, Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e os representantes dos parques como o Jardim Botânico, Aquário e Orquidário Municipal. 

Na ocasião, a Semam apresentou o Programa Municipal de Educação Ambiental relembrando detalhes de sua construção, que começou no mês de agosto de 2019. Cláudia Giglio, responsável pela condução do programa, e Marcos Libório, secretário do meio ambiente de Santos, falaram a todos sobre a importância da criação do programa para as atividades realizadas no município em equipamentos como o Jardim Botânico,  Aquário e Orquidário, bem como a valorização da educação ambiental como um todo. Outros profissionais que participaram das oficinas de construção do programa também fizeram considerações sobre o texto final e os benefícios daquela política pública para a cidade.

A educadora ambiental responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz (CJA), Thaís Lopes, ressalta que este foi um passo notável para a cidade, considerada uma das pioneiras na construção deste programa. Ainda de acordo com ela, o processo de criação do ProMEA foi importante porque deu voz aos profissionais que trabalham diretamente com a educação ambiental e que conhecem os desafios enfrentados no município. 

Muito além de dar diretrizes sobre o trabalho de educação feito nos parques e Aquário da cidade, levando em conta a biodiversidade da fauna e flora local, características típicas da nossa região e problemas relativos à urbanização, o ProMEA também oferece uma linha de ação para as atividades dentro das escolas. 

Thaís Lopes afirma que foi muito positivo para o Projeto Albatroz ser reconhecido dentro da Semam como entidade relevante para a elaboração do programa. "Pudemos contribuir com  sugestões de problemáticas socioambientais que se alinham com os trabalhos que já realizamos na cidade, como o consumismo, o descarte correto de resíduos, a conservação marinha e a forma como enxergamos a educação ambiental", destaca. "Queremos que estes temas sejam cada vez mais inserido dentro das escolas, em consonância com o trabalho do Programa de Educação Ambiental Marinha 'Albatroz na Escola'”. 

O ProMEA também deu subsídios para a criação da Lei Municipal de Educação Ambiental, que ficará responsável por executá-lo nas ações da cidade. Ambos passaram por consulta pública e, após a aprovação dos órgãos competentes, entrará em vigor.

 

Para saber mais sobre o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), clique aqui.


Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais