Amar o Mar: confira a segunda edição da revista anual do Projeto Albatroz
Entrevistas, atualizações sobre pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e avanços em políticas públicas são destaque na publicação online.
Dividir conquistas, resultados e avanços institucionais, levando também informações relevantes sobre conservação marinha e a riqueza desse ecossistema tão rico em biodiversidade são os principais objetivos da segunda edição da revista Amar o Mar, produzida pelo Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. A publicação pode ser lida na íntegra neste link.
A coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz e editora da Revista Amar o Mar, Jéssica Branco está satisfeita com a repercussão da revista: “Somente no Facebook, a primeira edição alcançou mais de cinco mil pessoas e a nova já chegou a 12 mil usuários pela internet”, explica.
Assim como na primeira edição, as matérias estão divididas em quatro editorias que coincidem com os eixos de trabalho da instituição: pesquisas, educação ambiental, políticas públicas e comunicação ambiental. Elas detalham as principais atividades da equipe em encontros científicos nacionais e internacionais, desenvolvimento e testes de medidas mitigadoras, eventos de educação ambiental e workshops.
Na área de políticas públicas, o destaque foi para o pontapé inicial da materialização de um sonho antigo do Projeto Albatroz: a construção de seu Centro Albatroz, graças à cessão de uma área de 18 mil m² pela Prefeitura de Cabo Frio (RJ). O local abrigará pavilhão de exposições, trilhas, espaços educativos, entre outros que aproximarão crianças, estudantes, pescadores, turistas e moradores da região das aves que sobrevoam o oceano do estado.
Realizada em maio deste ano em Florianópolis (SC), a 11ª Reunião do Comitê Assessor do Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP) é o destaque da editoria de pesquisas. A coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, é vice presidente do comitê assessor do ACAP e contribuiu para a apresentação de dados relevantes para a conservação desses animais. Ela recebeu ainda homenagens da comunidade científica por sua dedicação à causa.
Já na área de educação ambiental, o principal destaque foi a realização do III Encontro Nacional Jovem Mar pelo Coletivo Jovem Albatroz, em Bertioga (SP) com a participação de mais de 50 jovens de diferentes lugares do país, representantes de coletivos da Rede Biomar, formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo e Tamar.
Na editoria de comunicação ambiental, além dos grandes dos resultados das ações nas redes sociais, das veiculações de sucesso na mídia e dos materiais promocionais diferenciados produzidos no último ano, a revista também dá destaque ao IV Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar, realizado pelo Projeto Albatroz na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP). O evento hiperlotou o auditório da universidade e contou com a participação do jornalista e presidente da Rede Brasileira Jornalismo Ambiental (RBJA), Dal Marcondes, além de representantes dos projetos, Coral Vivo e Tamar, entre outros nomes importantes da comunicação e da área técnica voltada ao meio ambiente.
Conteúdos especiais
Além dos textos jornalísticos sobre as atividades da instituição, a revista Amar o Mar também traz seções com assuntos relevantes para a conservação de aves marinhas. Na área ‘Biologia do Albatroz’ o leitor conhece detalhes sobre as características de vôo dessa ave, conhecida pelo seu planar semelhante ao dos tradicionais aviões planadores.
Na seção ‘Diário de Bordo’, o observador Gabriel Sampaio traz um relato emocionante sobre sua viagem de 25 dias com a embarcação Maria, em Rio Grande (RS). Entre fortes ventos, ele pôde avistar mais de dez espécies de albatrozes e petréis se alimentando de iscas usadas na pesca de espinhel.
Integrando a editoria de educação ambiental, a responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Thaís Lopes, deu uma entrevista especial sobre a Educomunicação como ferramenta indispensável para a conservação marinha. Leia aqui.
Texto: Danielle Cameira
Revisão: Jéssica Branco
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais