• Portugues
  • English
  • Spanish

Amar o Mar: confira a segunda edição da revista anual do Projeto Albatroz

Foto Noti?cias_amaromar

Entrevistas, atualizações sobre pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e avanços em políticas públicas são destaque na publicação online.

Dividir conquistas, resultados e avanços institucionais, levando também informações relevantes sobre conservação marinha e a riqueza desse ecossistema tão rico em biodiversidade são os principais objetivos da segunda edição da revista Amar o Mar, produzida pelo Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. A publicação pode ser lida na íntegra neste link.

A coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz e editora da Revista Amar o Mar, Jéssica Branco está satisfeita com a repercussão da revista: “Somente no Facebook, a primeira edição alcançou mais de cinco mil pessoas e a nova já chegou a 12 mil usuários pela internet”, explica.

Assim como na primeira edição, as matérias estão divididas em quatro editorias que coincidem com os eixos de trabalho da instituição: pesquisas, educação ambiental, políticas públicas e comunicação ambiental. Elas detalham as principais atividades da equipe em encontros científicos nacionais e internacionais, desenvolvimento e testes de medidas mitigadoras, eventos de educação ambiental e workshops.

Na área de políticas públicas, o destaque foi para o pontapé inicial da materialização de um sonho antigo do Projeto Albatroz: a construção de seu Centro Albatroz, graças à cessão de uma área de 18 mil m² pela Prefeitura de Cabo Frio (RJ). O local abrigará pavilhão de exposições, trilhas, espaços educativos, entre outros que aproximarão crianças, estudantes, pescadores, turistas e moradores da região das aves que sobrevoam o oceano do estado.

Realizada em maio deste ano em Florianópolis (SC), a 11ª Reunião do Comitê Assessor do Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP) é o destaque da editoria de pesquisas. A coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, é vice presidente do comitê assessor do ACAP e contribuiu para a apresentação de dados relevantes para a conservação desses animais. Ela recebeu ainda homenagens da comunidade científica por sua dedicação à causa.

Já na área de educação ambiental, o principal destaque foi a realização do III Encontro Nacional Jovem Mar pelo Coletivo Jovem Albatroz, em Bertioga (SP) com a participação de mais de 50 jovens de diferentes lugares do país, representantes de coletivos da Rede Biomar, formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo e Tamar.

Na editoria de comunicação ambiental, além dos grandes dos resultados das ações nas redes sociais, das veiculações de sucesso na mídia e dos materiais promocionais diferenciados produzidos no último ano, a revista também dá destaque ao IV Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar, realizado pelo Projeto Albatroz na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP). O evento hiperlotou o auditório da universidade e contou com a participação do jornalista e presidente da Rede Brasileira Jornalismo Ambiental (RBJA), Dal Marcondes, além de representantes dos projetos, Coral Vivo e Tamar, entre outros nomes importantes da comunicação e da área técnica voltada ao meio ambiente.

 

Conteúdos especiais

Além dos textos jornalísticos sobre as atividades da instituição, a revista Amar o Mar também traz seções com assuntos relevantes para a conservação de aves marinhas. Na área ‘Biologia do Albatroz’ o leitor conhece detalhes sobre as características de vôo dessa ave, conhecida pelo seu planar semelhante ao dos tradicionais aviões planadores.

Na seção ‘Diário de Bordo’, o observador Gabriel Sampaio traz um relato emocionante sobre sua viagem de 25 dias com a embarcação Maria, em Rio Grande (RS). Entre fortes ventos, ele pôde avistar mais de dez espécies de albatrozes e petréis se alimentando de iscas usadas na pesca de espinhel.

Integrando a editoria de educação ambiental, a responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Thaís Lopes, deu uma entrevista especial sobre a Educomunicação como ferramenta indispensável para a conservação marinha. Leia aqui.

 

Texto: Danielle Cameira

Revisão: Jéssica Branco


Leia mais

+ Notícias

Foto Notícias_Apresentações Unimonte

Universitários fazem propostas inovadoras para pub...

Comunicação da instituição foi objeto de estudo dos alunos devido ao destaque do trabalho do Projeto nesta áreaTrazer casos reais para dentro da sala de aula pod...

29/11/2019 Leia mais
Foto Noti?cias_Cole?gio Universitas 3

Professor do Colégio Universitas apresenta o Proje...

Estudantes do Ensino Fundamental aprenderam sobre a importância de conservar estas aves e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ON...

25/11/2019 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais