X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Amar o Mar: confira a segunda edição da revista anual do Projeto Albatroz

Foto Noti?cias_amaromar

Entrevistas, atualizações sobre pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e avanços em políticas públicas são destaque na publicação online.

Dividir conquistas, resultados e avanços institucionais, levando também informações relevantes sobre conservação marinha e a riqueza desse ecossistema tão rico em biodiversidade são os principais objetivos da segunda edição da revista Amar o Mar, produzida pelo Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. A publicação pode ser lida na íntegra neste link.

A coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz e editora da Revista Amar o Mar, Jéssica Branco está satisfeita com a repercussão da revista: “Somente no Facebook, a primeira edição alcançou mais de cinco mil pessoas e a nova já chegou a 12 mil usuários pela internet”, explica.

Assim como na primeira edição, as matérias estão divididas em quatro editorias que coincidem com os eixos de trabalho da instituição: pesquisas, educação ambiental, políticas públicas e comunicação ambiental. Elas detalham as principais atividades da equipe em encontros científicos nacionais e internacionais, desenvolvimento e testes de medidas mitigadoras, eventos de educação ambiental e workshops.

Na área de políticas públicas, o destaque foi para o pontapé inicial da materialização de um sonho antigo do Projeto Albatroz: a construção de seu Centro Albatroz, graças à cessão de uma área de 18 mil m² pela Prefeitura de Cabo Frio (RJ). O local abrigará pavilhão de exposições, trilhas, espaços educativos, entre outros que aproximarão crianças, estudantes, pescadores, turistas e moradores da região das aves que sobrevoam o oceano do estado.

Realizada em maio deste ano em Florianópolis (SC), a 11ª Reunião do Comitê Assessor do Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP) é o destaque da editoria de pesquisas. A coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, é vice presidente do comitê assessor do ACAP e contribuiu para a apresentação de dados relevantes para a conservação desses animais. Ela recebeu ainda homenagens da comunidade científica por sua dedicação à causa.

Já na área de educação ambiental, o principal destaque foi a realização do III Encontro Nacional Jovem Mar pelo Coletivo Jovem Albatroz, em Bertioga (SP) com a participação de mais de 50 jovens de diferentes lugares do país, representantes de coletivos da Rede Biomar, formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo e Tamar.

Na editoria de comunicação ambiental, além dos grandes dos resultados das ações nas redes sociais, das veiculações de sucesso na mídia e dos materiais promocionais diferenciados produzidos no último ano, a revista também dá destaque ao IV Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar, realizado pelo Projeto Albatroz na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP). O evento hiperlotou o auditório da universidade e contou com a participação do jornalista e presidente da Rede Brasileira Jornalismo Ambiental (RBJA), Dal Marcondes, além de representantes dos projetos, Coral Vivo e Tamar, entre outros nomes importantes da comunicação e da área técnica voltada ao meio ambiente.

 

Conteúdos especiais

Além dos textos jornalísticos sobre as atividades da instituição, a revista Amar o Mar também traz seções com assuntos relevantes para a conservação de aves marinhas. Na área ‘Biologia do Albatroz’ o leitor conhece detalhes sobre as características de vôo dessa ave, conhecida pelo seu planar semelhante ao dos tradicionais aviões planadores.

Na seção ‘Diário de Bordo’, o observador Gabriel Sampaio traz um relato emocionante sobre sua viagem de 25 dias com a embarcação Maria, em Rio Grande (RS). Entre fortes ventos, ele pôde avistar mais de dez espécies de albatrozes e petréis se alimentando de iscas usadas na pesca de espinhel.

Integrando a editoria de educação ambiental, a responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Thaís Lopes, deu uma entrevista especial sobre a Educomunicação como ferramenta indispensável para a conservação marinha. Leia aqui.

 

Texto: Danielle Cameira

Revisão: Jéssica Branco


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais