X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Oficina de Ninhos ensina sobre cuidado parental dos Albatrozes

Foto Noti?cias4

A importância da atividade Oficina de Ninho como uma proposta de educação ambiental vai bem além de uma simples brincadeira. Essa atividade estimula na criança valores familiares importantes ao mesmo tempo em que apresenta o grande exemplo de como os “pais albatrozes” se relacionam com o filhote. A principal lição desta Oficina é o aprendizado sobre o Cuidado Parental dos albatrozes.

Todo comportamento, materno ou paterno, de cuidado com o filhote, até que ele alcance a independência física, para que consiga se alimentar, andar/voar e se defender sozinho, é chamado de cuidado parental. Esse tipo de cuidado aumenta a probabilidade de sobrevivência dos filhotes e, consequentemente, aumenta o sucesso reprodutivo da espécie já que contam com a proteção constante de um dos pais.

O que auxilia esse tipo de comportamento é que os albatrozes e petréis são aves monogâmicas, formam um par reprodutivo e o mantém até o fim de suas vidas. O relacionamento familiar dos albatrozes é uma linda uma história de parceria. O cuidado com o filhote é extremamente importante para os albatrozes já que colocam somente um ovo a cada um ou dois anos. A perda de um filhote de albatroz tem um impacto muito grande em relação ao tamanho de sua população, já que a ave tem a reposição na natureza tão lenta.

O cuidado parental é iniciado antes mesmo da eclosão do ovo. Após o acasalamento, os albatrozes iniciam o preparo de ninhos que podem ser de barro, areia ou grama para receber um único ovo.  Essas aves incubam seus ovos sentando sobre eles ou mantendo-os entre os pés, para protegê-los do frio e garantir que o embrião permaneça aquecido.

Após o nascimento, alguns dos cuidados incluem alimentação, abrigo e proteção contra predadores já que os albatrozes contam com uma espessa plumagem que os impedem de voar enquanto filhotes. Esse tipo de comportamento cuidadoso pode ser realizado por outros tipos de aves apenas pela fêmea ou pelo macho, mas no caso de albatrozes esse trabalho é realizado por ambos. Os “pais albatrozes” revezam os cuidados com o filhote já que para alimentá-lo é necessário voar por incríveis distâncias à procura de lulas, sardinhas ou cavalinhas.  Essa distância é bem grande já que algumas espécies se reproduzem em lugares como a Antártica e vêm buscar alimento na costa sul e sudeste do Brasil.

Durante a atividade Oficina de Ninhos, o Projeto Albatroz apresenta essas e outras características dos albatrozes durante uma palestra lúdica e interativa. Os participantes se encantam com a beleza e curiosidades das aves, mas quando se fala da atividade que mais faz sucesso na Oficina, a criação de ninhos e filhotes de albatrozes de argila e algodão é unanimidade entre as crianças.

 Este é o caso de Malcolm, de 6 anos, que participou da Oficina do Projeto Albatroz realizada durante o Curso de Férias do Aquário de Santos, no último mês e disse que a criação dos filhotes foi sua atividade favorita. O garoto fez questão de ter um filhote que o represente, criando a espécie de albatroz-negro que conheceu durante a palestra. Durante a Oficina, Malcolm exibiu aos seus colegas com orgulho o filhote que criou.

 De acordo com Jéssica Branco, da Comunicação do Projeto Albatroz, que acompanhou a atividade, o que mais impressiona é que tanto os meninos quanto as meninas compreendem a necessidade de parceria do casal de albatrozes para criação de seus filhotes por ser uma difícil e longa missão. De certa forma que percebem de fato a importância de cuidar de espécies ameaçadas de extinção como os albatrozes ao construir seus ninhos após assistir à palestra.

 “É um sonho imaginar que essas crianças levem esse aprendizado para suas vidas e que além de defenderem a importância da conservação marinha, repliquem esse bom exemplo dos ‘pais albatrozes’ em suas famílias no futuro. A sementinha já é plantada com muito amor pela equipe de Educação Ambiental do Projeto Albatroz, em especial pela Érica Stange e Cynthia Ranieri.”, completa Jéssica.

Foto Noti?cias5 Foto Noti?cias6 Foto Noti?cias3 Foto Noti?cias1

Leia mais

+ Notícias de Educação Ambiental

Foto_notícia (1)

Maleta Albatroz: equipe apresenta ferramenta de ed...

Livros, DVDs, jogos, mapas e outras materiais educativos poderão ser emprestados a escolas da Região...

15/04/2022

15/04/2022 Leia mais
encontro jovem mar virtual

Encontro Jovem Mar aproxima os 'ambientalistas do ...

Jovens que participam dos Projetos da Rede BIOMAR patrocinados pela Petrobras compartilham vivências...

19/03/2021

19/03/2021 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais