Maior colônia de férias gratuita da América Latina recebe equipe do Projeto Albatroz
Atividades lúdicas de Educação Ambiental foram realizadas no Projeto Botinho, em Saquarema
O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, foi convidado a participar da 62ª edição da colônia de férias do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), realizada em janeiro, na praia da Barrinha. Pelo segundo ano consecutivo, integrou as atividades da programação, abordando a vida marinha e incentivando o compromisso com a conservação oceânica entre os participantes.
O Projeto Botinho, como é conhecido, atua para a prevenção a afogamentos em praias e para a conservação ambiental. Dividido em três grupos por faixa etária – Golfinho, de 7 a 10 anos, Moby Dick, dos 11 aos 14 anos e Tubarão, dos 15 aos 17 anos – oferece experiências e atividades para a promoção de uma relação consciente e saudável dos participantes com o mar, envolvendo a sensibilização para a biodiversidade marinha.
Para isso, a equipe de Educação Ambiental desenvolveu propostas diferenciadas por faixa etária, privilegiando a integração social e a conexão com a cultura oceânica e a conservação de Albatrozes e Petréis, como explica a educadora ambiental Thais Lopes sobre a construção da proposta, pensada especialmente para o Projeto Botinho:
- “Levamos em consideração três pilares: o desenvolvimento motor, cognitivo e psicossocial. Tanto a oficina de dobradura, ou jogo Quem Sou Eu, ou a competição de para remoção de lixo plástico no perímetro do evento, envolveram movimento, aprendizado e conexão com o oceano e as aves marinhas e, desta forma, conseguimos sensibilizar os participantes para atingir nosso objetivo: torná-los aliados da conservação marinha e de seu território.”
Parcerias que impactam as novas gerações
Mais de 100 crianças interagiram com as temáticas que mobilizam para a missão do Projeto Albatroz por meio das atividades lúdicas desenvolvidas pela equipe. Responsável pelo projeto no polo de Saquarema, Gustavo Melich, sargento do Corpo de Bombeiros, ressalta a importância da parceria para a percepção dos participantes de que o autocuidado e a conservação do meio ambiente se conectam:
- “Proporcionamos atividades que não só incentivam a prática de exercícios físicos, mas também cultivam o trabalho em equipe e o respeito ao meio ambiente. Assim, o Projeto Botinho não apenas ajuda a prevenir acidentes com o auxílio dos colaboradores e parceiros, como escolas e organizações, mas também forma uma geração mais saudável e consciente de sua interação com o ecossistema marinho.”
Amor e respeito pelo oceano
Saquarema tem buscado uma conexão cada vez mais positiva da população com este grande palco para o lazer, a cultura e os esportes que se chama oceano. Por isso, propostas como Projeto Botinho, principalmente, em parceria com o Projeto Albatroz – parceiro também da cidade no Programa Bandeira Azul, contribuem para a continuidade de uma proposta reconhecida em todo o Brasil e reforça todo o esforço da gestão municipal para disseminar a cultura oceânica, regras de bom uso da praia, a conservação do ecossistema local e expandir os conceitos sobre o pacto global da Agenda 2030, seus ODS.
- “Vivemos em uma cidade que além de possuir uma biodiversidade muito grande, e que é referência em esportes que possuem relação direta com nosso mar e lagoa, com isso, buscamos sempre abordar junto à comunidade local e visitantes, a necessidade de zelarmos pelos nossos recursos naturais e o Projeto Botinho é um cenário perfeito para trabalharmos este propósito.” – reforça Marcelli Ladeira, coordenadora local do Programa Bandeira Azul.
Leia mais
+ Notícias

Projeto Albatroz participa das políticas públicas ...
Presença nesses órgãos permite contribuir com informações técnicas e científicas para a proteção de ...
18/03/2025
18/03/2025 Leia mais
Em Itajaí (SC), Projeto Albatroz realiza experimen...
Em parceria com o IFSC, técnicos testam a eficácia de estratégias como o uso do toriline e o regime ...
06/03/2025
06/03/2025 Leia mais