Visite o Museu de Pesca em Santos e conheça o Projeto Albatroz
Poucas pessoas têm a chance de ficar frente a frente com um albatroz, já que essa ave oceânica passa a maior parte de sua vida no mar e só fica em terra firme – geralmente ilhas desabitadas nos oceanos – para se reproduzir. Contudo, quem visita o Museu de Pesca de Santos, pode ter ideia de como é o albatroz. Uma parceria entre o Projeto Albatroz e o museu permite aos visitantes do local conhecerem o acervo do Projeto, que conta com uma réplica em tamanho real de um casal de albatrozes no momento da corte, uma maquete de barco de espinhel e a Exposição de Tirinhas da Albatrupe, além da Exposição Digital de Fotos da Rede Biomar.
Os mais de 50 mil visitantes anuais do Museu de Pesca se impressionam com a réplica do casal de albatrozes, que fica em um espaço privilegiado, bem no centro de uma das salas do museu. No local também está a maquete de barco de espinhel, onde o público pode ver e entender perfeitamente como funciona o toriline – uma das medidas mitigadoras para a preservação de albatrozes e petréis.
A Exposição de Tirinhas da Albatrupe – que se trata de personagens de albatrozes e petréis com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a conservação dessas aves - é outro item que chama a atenção no Museu de Pesca e deixa principalmente as crianças muito interessadas. De todas as tirinhas que foram publicadas na página oficial do Projeto Albatroz no Facebook, 12 foram selecionadas e viraram molduras que formam a exposição.
No salão onde se encontra a ossada da baleia com 23 metros de comprimento e sete toneladas, grande atração do museu, também está a Exposição Digital de Fotos da Rede Biomar, que é formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Cinco televisões, uma para cada projeto, mostram ao público belas fotos pertencentes a cada um e também reproduzem o som do mar.
Segundo Thaís Moron Machado, Diretora do Museu de Pesca, estreitar os laços com o Projeto Albatroz contribui não só a ambas as partes como também à população. O Museu de Pesca é um espaço que tem o objetivo de divulgar as ações de pesquisa do Instituto de Pesca, que funciona atrás do museu, e destacar a importância da preservação. “O material disponibilizado pela parceria com o Projeto Albatroz é extremamente importante, pois corresponde à temática do Museu de Pesca, principalmente no que diz respeito à importância da preservação da vida marinha e de promover a educação ambiental”, concluiu.
Por Leonar Franco
Leia mais
+ Notícias
Projeto Albatroz é homenageado pela Prefeitura de ...
Iniciativas de Educação Ambiental realizadas pela instituição foram um dos critérios avaliados para ...
25/11/2024
25/11/2024 Leia maisUnidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia mais