X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Quarta visita técnica da Rede Biomar aborda políticas públicas

Mais uma visita técnica dos projetos da Rede Biomar aconteceu no último dia 25. No Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o Projeto Albatroz, o Baleia Jubarte, o Coral Vivo e o Golfinho Rotador, além de Fernando Repinello, gestor do Parque, discutiram o tema políticas públicas. A finalidade do encontro é promover a troca de informações e experiências sobre assuntos referentes à conservação marinha em diversas regiões do Brasil.

As visitas são ações da Rede Biomar, composta por importantes projetos patrocinados pela Petrobras que atuam pela biodiversidade marinha. Os integrantes da rede são: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar.  A realidade da pescaria industrial, com a qual o Projeto Albatroz tem forte interlocução, e da pesca artesanal, a qual o Baleia Jubarte e o Coral Vivo estudam e interagem intensivamente foram abordadas na visita. Uma das principais conclusões da reunião foi a constatação do quanto é importante a participação de diversos setores da sociedade como pesquisadores, pescadores e comunidade de uma maneira geral para o desenvolvimento de boas políticas públicas de conservação.

Outros três temas já foram abordados pelos projetos em reuniões anteriores. Foram eles: Pesquisa para Conservação, Trabalho junto às Comunidades e Educação Ambiental. O objetivo dos encontros é sempre relatar as vivências, dúvidas e juntos se fortalecem a fim de colaborar na busca de soluções para superação de possíveis obstáculos na área da conservação.

Na última visita, o Projeto Albatroz falou sobre suas ações em políticas públicas nacionais e internacionais, fundamentais para a conservação de albatrozes e petréis. A exemplo do PLANACAP, INI 07/2014 , ACAP e ICCAT*.  Em seguida, o Baleia Jubarte deu importante contribuição explicando sua atuação em ações junto ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, maior berçário de baleias jubarte do Brasil. Em relação a políticas internacionais, a contribuição do Projeto Baleia Jubarte fica por conta das discussões na Comissão Baleeira Internacional (CIB), já em políticas nacionais, participou em diversos pareceres e fóruns referentes aos cetáceos do Brasil.

Por fim, o Coral Vivo, que tem forte atuação nas reservas extrativistas da região sul da Bahia, entre elas as Resex do Corumbau e Cassurubá, apresentou o PAN Corais. O documento está em vias de publicação e inclui diversas ações em desenvolvimento, principalmente junto a essas regiões.

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais