X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) para o VI Encontro Jovem Mar

1

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70 jovens de vários estados do Brasil

Se é necessário conhecer para conservar, o turismo sustentável tem um importante papel na sensibilização e educação ambiental. Esse foi o mote do VI Encontro Jovem Mar, que reuniu 70 jovens de todo o Brasil em Vitória (ES), território do Projeto Baleia Jubarte, que conduziu três dias de atividades que envolveram história, turismo, territorialidade e sustentabilidade. Além do Projeto Baleia Jubarte, fazem parte da Rede Biomar, os Projetos Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, todos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Durante o encontro, os jovens tiveram a oportunidade de explorar diversos pontos turísticos da cidade de Vitória, conhecendo a cultura local e as belezas naturais da região. Entre os locais visitados, com a presença de guias que tornaram cada experiência única, estiveram a Catedral Metropolitana, o Palácio Anchieta, o Santuário Nossa Senhora da Penha e a comunidade Jesus de Nazaré. 

Essa última, especialmente, foi liderada por Fernando Martins, guia turístico nascido e criado na comunidade. Ele conduziu os jovens pelos principais pontos do local, contextualizando a vida dos moradores, as dificuldades e as belezas encontradas pelo caminho. Uma das paradas do passeio foi em frente à Baía de Vitória, onde os barcos coloridos dos pescadores locais chamaram atenção para sua importância para a economia local.

Além de atividades e dinâmicas realizadas dentro do Espaço Baleia Jubarte, os jovens tiveram, no último dia de evento, uma baleiada especial pelas águas do Espírito Santo, onde avistaram diversas baleias-jubarte de diferentes idades e outros animais marinhos. Com a presença de técnicos do Projeto Baleia Jubarte, os jovens aprenderam mais detalhes sobre esses grandes animais migradores, curiosidades sobre sua identificação e conservação. Essa última atividade resultou em uma teia de conexões e experiências, que fortaleceu a rede de jovens envolvidos na conservação marinha e no turismo cultural.

Para Josiane Pereira, membro do Coletivo Jovem Albatroz na Região dos Lagos, as experiências com o turismo sustentável complementam sua formação de bióloga. "Quando tenho esses tipos de experiências, sempre tento agregar o que aprendi à minha formação pessoal para a conservação ambiental, algo que se reflete também na minha atuação profissional".

Na opinião de Elisa Soares, membro do Coletivo Jovem Albatroz na Baixada Santista, o turismo sustentável é uma relação ganha-ganha: "ele é importante para o desenvolvimento da economia das comunidades ao mesmo tempo que não prejudica a natureza e sensibiliza sobre a importância da conservação".

Sobre a Rede Biomar

Referência em ações de conservação em todo o Brasil, a Rede Biomar nasceu do empenho em otimizar os esforços institucionais, visando a obter excelência em projetos de biodiversidade marinha. Os Projetos convergem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas e são atuantes na proteção de espécies e ecossistemas marinhos brasileiros.

Juntos, nos primeiros 10 anos de atuação, os Projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais e geraram mais de 7.670 matérias na mídia que fortalecem a importância desse trabalho.

2 5 DICAS DE ATIVIDADES (9) 5 DICAS DE ATIVIDADES (7) 5 DICAS DE ATIVIDADES (8)

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
garça-moura (Ardea cocoi). Imagem: Eduardo Pimenta

Diversidade de aves costeiras é atração natural do...

Localizado à beira da Lagoa de Araruama, o Centro recebe dezenas de espécies que podem ser observada...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais