X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inauguração do Centro de Visitação do Projeto Albatroz

Capa Amar o Mar 6 edição

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do site

Cabo Frio (RJ), uma das principais bases de trabalho do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, ganhou um novo incentivo para a disseminação da cultura oceânica: a inauguração do Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz. O evento reuniu mais de mil pessoas à beira da Lagoa de Araruama para uma tarde de cultura, apresentações artísticas, ações de educação ambiental e show da Orquestra Petrobras Sinfônica. A sexta edição da Revista Amar o Mar, publicada na Biblioteca Virtual do Projeto Albatroz, traz como destaque matérias e entrevistas sobre esse sonho que se tornou realidade. Para ler a edição digital na íntegra, clique aqui.

As matérias da edição detalham as principais atividades da equipe em eventos de políticas públicas, produção científica, ações de educação ambiental e comunicação, e também avanços na área institucional. Entre elas, estão as atividades de educação ambiental que promovem o desenvolvimento na primeira infância, as ações de sensibilização com pescadores de Santa Catarina que culminam na coleta voluntária de redes-fantasmas, a última reunião do ciclo de Plano Nacional de Conservação de Albatrozes e Petréis (PLANACAP) com alertas sobre a gripe aviária e também o lançamento da exposição virtual “Albatroz e a Jornada Atlântica”.

A coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz e editora da revista, Juliana Justino, afirma que a nova edição consolida mais um ano de grandes conquistas nas diversas áreas de atuação da instituição, apesar dos recentes desafios enfrentados nas áreas climática e socioambiental. 

“Sonho bom é aquele que se sonha junto, e é ainda melhor quando se realiza construindo a muitas mãos, transformando o sonho em um objetivo coletivo. Na edição deste ano, compartilhamos os principais detalhes sobre a inauguração do nosso centro de visitação, que nos deu vontade e energia para alçar vôos ainda mais altos em 2024”, explica. “Acredito que a Revista Amar o Mar é um material rico em informações sobre a cultura oceânica, útil para aqueles que querem conhecer o nosso trabalho e se aprofundar na conservação dessas aves incríveis”.

Destaques da Revista Amar o Mar

Na editoria institucional, a inauguração do Centro de Visitação foi o grande destaque. Além da matéria especial sobre a festa de abertura, com fotos e detalhes das atrações, também há entrevistas com a fundadora e coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves e o artista plástico Alexandre Huber, que assinou seu centésimo painel artístico no evento. 

A realização de um trabalho contínuo de educação e sensibilização ambiental com a frota pesqueira de Itajaí (SC) por técnicos do Projeto Albatroz ficou em evidência na seção de pesquisas. Ao criarem relacionamentos de confiança, com troca de informações e experiências em alto-mar, os pescadores conheceram o impacto das redes-fantasmas na captura incidental e morte de animais marinhos. Em apenas um embarque, os pescadores conseguiram coletar mais de 30kg de materiais. Outros assuntos abordados foram o aumento de 57,5% das amostras disponíveis no Banco Nacional de Amostras de Albatrozes e Petréis (BAAP), chegando às dez mil opções de itens para estudo; e também como as mudanças climáticas afetam as populações de albatrozes e petréis.

Já no âmbito das políticas públicas, teve destaque a reunião de monitoria que deu fim ao quarto ciclo do Plano Nacional de Conservação de Albatrozes e Petréis (PLANACAP), em Florianópolis (SC) e a participação-chave do Projeto Albatroz na 13ª Reunião do Comitê Assessor do Acordo para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP), realizada em Edimburgo, na Escócia. No encontro de cientistas, foi detectada uma crise global no uso de medidas mitigadoras por parte das frotas pesqueiras, criando desafios para a conservação. Além disso, também foi ressaltado o retorno da Wisdom, albatroz-de-laysan (Phoebastria immutabilis) de 71 anos, à sua colônia reprodutiva. A ave é considerada a mais longeva de que se tem registros.

Entre as principais ações de educação ambiental destacadas na edição deste ano da Revista Amar o Mar estão: as atividades da equipe de educadores ambientais para estimular o desenvolvimento da primeira infância, como a Oficina de Ninho de Albatroz, a Montagem de quebra-cabeça Albatroz 3D e o Programa Albatroz na Escola; uma palestra aos colaboradores da Petrobras em Macaé (RJ) sobre cultura oceânica; a participação em eventos como Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias e etapa brasileira da Liga Mundial de Surfe, trilhas no entorno do Canal de Itajuru, entre outros.

Para encerrar a edição, a editoria de comunicação ambiental chamou atenção para o conceito de criação das exposições fixas do Centro de Visitação do Projeto Albatroz, o lançamento da exposição virtual “Albatroz e a Jornada Atlântica” e do Guia de Boas Práticas de Presença Digital para Projetos Socioambientais da Rede Biomar, além de iniciativas como o Curso de Fotografia da Natureza em Cabo Frio e a campanha do Dia Mundial do Albatroz deste ano.

Clique aqui para ler a sexta edição da Revista Amar o Mar.


Leia mais

+ Notícias

1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais
garça-moura (Ardea cocoi). Imagem: Eduardo Pimenta

Diversidade de aves costeiras é atração natural do...

Localizado à beira da Lagoa de Araruama, o Centro recebe dezenas de espécies que podem ser observada...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais