X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Brasileira é eleita vice-presidente de comitê internacional para conservação de aves

 

Coordenadora geral e fundadora do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a bióloga Tatiana Neves foi eleita vice-presidente do Comitê Assessor do Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP*). Há mais de 25 anos trabalhando pela conservação de albatrozes e petréis – grupo de aves oceânicas mais ameaçado do planeta, Tatiana representará a América do Sul no mais importante órgão do acordo.

A nomeação aconteceu neste mês, em La Serena, no Chile, durante o encontro do ACAP. Reuniões significativas de outras partes do acordo também mostraram resultados, como a apresentação dos testes sobre o Lumo Lead*, que é uma medida para evitar a captura de albatrozes pela pesca testada pelo Projeto Albatroz no Brasil.

Todos os representantes do grupo foram de comum acordo para a nomeação da coordenadora geral do Projeto Albatroz ocupar o cargo de vice-presidente do Comitê Assessor do ACAP. Antes de aceitar a função, Tatiana Neves recebeu o apoio de países como Argentina, Uruguai, Peru, Chile e Equador, além do aval do governo brasileiro. Para a presidência do comitê foi eleito Nathan Walker, pesquisador da Nova Zelândia. A brasileira Patrícia Serafini, que também estava presente no encontro, foi eleita vice- coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Populações e Estado de Conservação.

O Comitê Assessor do ACAP é responsável pelas tomadas de decisão referente aos temas discutidos nos grupos de trabalhos. O de Capturas Incidentais discute os problemas causados pela interação dos albatrozes e petréis principalmente com a pesca de espinhel e as medidas mitigadoras para diminuir os efeitos negativos desta relação. Já o Grupo de Populações aborda assuntos como monitoramento populacional e demográfico, tendências, locais de reprodução e ações de conservação.

Tatiana Neves disse ser um grande desafio a vice-presidência do Comitê Assessor do ACAP e afirmou estar honrada com a função. “Estou há muitos anos no ACAP e trabalho desde as primeiras reuniões que resultaram no que veio a ser o acordo, então é uma grande honra. Aceitei o cargo com muita responsabilidade e me sinto feliz pela confiança depositada em mim e no meu trabalho.”, finalizou.

ACAP

Assinado em 2001 na cidade do Cabo, na África do Sul, o Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis reúne diversos países que trabalham em conjunto para trocar informações e dados visando proteger as aves no mundo. O Brasil ingressou como membro em 2008.

Lumo Lead

O Lumo Lead é um tipo de peso seguro para a pesca de espinhel e, desde o ano passado, vêm sendo testado pelo Projeto Albatroz como medida mitigadora. Com ele a isca afunda mais rápido, o que diminui a captura incidental de albatrozes e petréis, além de garantir maior segurança no trabalho dos pescadores. Outro detalhe é que o Lumo Lead possui uma capa que fica fluorescente no escuro e assim pode atrair mais peixes no fundo do mar.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais