X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Volta às aulas: Programa Albatroz na Escola retoma atividades em SP e RJ

Foto_PAE_Peruíbe_2

Primeiras atividades de educação ambiental em ambiente escolar aconteceram em Peruíbe (SP) e Cabo Frio (RJ)

Com mais de dez anos de trajetória, o Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE) leva atividades lúdicas para dentro do ambiente escolar com o objetivo de sensibilizar crianças da primeira infância e alunos dos ensinos fundamental e médio sobre a importância da conservação marinha e da biodiversidade. Em março, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, retornou às instituições de ensino de duas cidades: Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, e Cabo Frio, na Região dos Lagos.

Em Peruíbe, as ações aconteceram no Instituto Relfe, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que trabalha pela garantia dos direitos da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com os educadores, o Projeto Albatroz fez palestras e sessões de contações de história para os alunos da instituição, sensibilizando-os sobre a biodiversidade marinha, as espécies e as características dos albatrozes e petréis e a importância de conservar o oceano.

O Coletivo Jovem Albatroz deu apoio nas atividades que envolveram mais de 50 crianças entre seis e 12 anos de diversas idades nos períodos matutino e vespertino. Além disso, os professores da instituição, que trabalham com a promoção da cultura, inclusão social, cidadania, e autonomia dos alunos, receberam capacitação para levar para dentro da sala de aula cada vez mais conteúdos sobre a conservação marinha.

Para a coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, é importante que as atividades do PAE aconteçam nas cidades de toda a Baixada Santista. "Estar em contato com professores e alunos, desde a primeira infância até a juventude, é muito importante pois agrega conteúdos técnicos ao conhecimento empírico já existente nas comunidades litorâneas. Este público tem contato íntimo com os ambientes costeiros, seja em momentos de lazer ou trabalho e, juntar tudo isso com o PAE, só fortalece a cultura oceânica e promove a conservação dos ecossistemas onde eles vivem.”

Na Região dos Lagos

Parceira do Projeto Albatroz por meio da Secretaria de Educação de Cabo Frio, a EMEI Professor João Trajano Bandeira Caixeiro, no bairro Unamar, recebeu mais uma vez o Programa Albatroz na Escola Crianças da Educação Infantil e seus professores puderam conhecer um pouco mais sobre a conservação marinha,  sobre os albatrozes e petréis e também sobre a problemática do lixo plástico no oceano participando de atividade de contação de história. Também puderam conhecer o tamanho real do albatroz-viajeiro por meio do Painel de Envergadura. Os alunos participantes receberam o Livro do Aluno, material didático elaborado especialmente para o PAE.

Sobre o Programa Albatroz na Escola

O Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE) foi criado em 2011 e tem como objetivo sensibilizar professores e alunos para a conservação de Albatrozes e Petréis e dos ecossistemas costeiros e marinhos como um todo, atendendo todos os anos escolares, da Educação Infantil ao Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos/EJA. Nos dez anos de atuação do PAE, mais de 30 mil pessoas foram envolvidas nas ações de educação ambiental, entre elas mais de 2.500 professores das redes pública e privada.

Para saber mais sobre o PAE, acesse: https://projetoalbatroz.org.br/educacao-ambiental/programa-albatroz-na-escola 

 

Foto_PAE_Peruíbe

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais