X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Três mil pessoas visitam Projeto na Volvo Ocean Race

Veleiros se preparam para largar durante a competição

 

Cerca de 3.000 pessoas, entre crianças e adultos, visitaram o espaço lúdico do Projeto Albatroz na Vila da Regata, em Itajaí (SC), ponto de parada dos velejadores da Volvo Ocean Race no Brasil. Além de divulgar o trabalho da organização aos visitantes, a equipe do Projeto também promoveu ações de educação ambiental junto aos alunos do ensino fundamental da rede municipal pública de ensino. As atividades da organização começaram no dia 4 e foram encerradas no domingo (22), data de término das atrações no ponto de parada.

As ações realizadas no espaço foram apoiadas voluntariamente por estudantes dos cursos de Oceanografia e Biologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). “Levamos, para os visitantes, informações sobre os albatrozes e petréis, aves companheiras dos velejadores durante a competição. O resultado foi muito positivo”, comenta Maria Claudia Kohler, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Albatroz. Albatrozes e petréis são aves que vivem a maior parte de sua vida nos oceanos e vão para ilhas apenas para se reproduzirem.

Outra atividade promovida pelo Projeto no ponto de parada foram os “Abraços Grátis”. Animadores voluntários, fantasiados de albatroz e petrel, distribuíram abraços ao público presente e, ainda, ao prefeito de Itajaí, Jandir Bellini. Também participaram  os velejadores Torben Grael, que integrou a equipe campeã da última edição da competição, realizada em 2008/09, e João Signorini, único brasileiro que participa da competição e integra a equipe Telefónica – líder da competição até o momento.

A Volvo Ocean Race é uma regata volta ao mundo. Esta é a 11ª edição do evento e  reúne seis equipes de velejadores, com 11 tripulantes cada. Começou em outubro de 2011, partindo de Alicante (Espanha). O trajeto, com um total de 39 mil milhas náuticas (cerca de 72 mil quilômetros), termina em julho deste ano em Galway (Irlanda). No domingo (22), os velejadores partiram de Itajaí para seu próximo ponto de parada, em Miami (EUA).

A participação do Projeto Albatroz na VOR teve o apoio dos Laboratórios de Tecnologia e Extensão Pesqueira e de Educação Ambiental e da Sala Verde da Univali.

Projeto Albatroz em Santa Catarina - Itajaí sedia um dos portos pesqueiros mais importantes do Brasil, respondendo por 22% da produção nacional de pescado. O Projeto Albatroz mantém uma de suas bases na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde, entre outras atividades, desenvolve ações junto aos pescadores que utilizam o espinhel, uma técnica de pesca industrial usada em alto mar para capturar atuns, espadartes (meca) e tubarões.

O objetivo da organização é sensibilizar os pescadores a respeito da importância do uso de medidas que reduzam a captura não intencional de albatrozes e petréis. As aves ficam presas nos anzóis ao tentarem comer as iscas lançadas pelos barcos e morrem afogadas.

O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

 

 

Da esquerda para a direita, Maria Cláudia Kohler, do Projeto Albatroz; o velejador Torben Grael e as voluntárias Luyana e Maria Luiza Crianças brincam com o Jogo Marinho da Memória, no espaço do Projeto na Vila da Regata Crianças comparam o seu tamanho ao de um albatroz-viageiro com as asas abertas; a envergadura da ave chega a 3,5 metros Estudantes da escola Unificado, de Itajaí, que visitaram a Vila da Regata e ganharam Abraços Grátis O velejador João Signorini, da equipe Telefónica, único brasileiro que compete na regata e integra a equipe da Telefónica

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais