Três mil pessoas visitam Projeto na Volvo Ocean Race
Cerca de 3.000 pessoas, entre crianças e adultos, visitaram o espaço lúdico do Projeto Albatroz na Vila da Regata, em Itajaí (SC), ponto de parada dos velejadores da Volvo Ocean Race no Brasil. Além de divulgar o trabalho da organização aos visitantes, a equipe do Projeto também promoveu ações de educação ambiental junto aos alunos do ensino fundamental da rede municipal pública de ensino. As atividades da organização começaram no dia 4 e foram encerradas no domingo (22), data de término das atrações no ponto de parada.
Outra atividade promovida pelo Projeto no ponto de parada foram os “Abraços Grátis”. Animadores voluntários, fantasiados de albatroz e petrel, distribuíram abraços ao público presente e, ainda, ao prefeito de Itajaí, Jandir Bellini. Também participaram os velejadores Torben Grael, que João Signorini, único brasileiro que participa da competição e integra a equipe Telefónica – líder da competição até o momento.
Esta é a 11ª edição do evento e reúne seis equipes de velejadores, com 11 tripulantes cada. Começou em outubro de 2011, partindo de Alicante (Espanha). O trajeto, com um total de 39 mil milhas náuticas (cerca de 72 mil quilômetros), termina em julho deste ano em Galway (Irlanda). No domingo (22), os velejadores partiram de Itajaí para seu próximo ponto de parada, em Miami (EUA).
A participação do Projeto Albatroz na VOR teve o apoio dos Laboratórios de Tecnologia e Extensão Pesqueira e de Educação Ambiental e da Sala Verde da Univali.
Projeto Albatroz em Santa Catarina - Itajaí sedia um dos portos pesqueiros mais importantes do Brasil, respondendo por 22% da produção nacional de pescado. O Projeto Albatroz mantém uma de suas bases na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde, entre outras atividades, desenvolve ações junto aos pescadores que utilizam o espinhel, uma técnica de pesca industrial usada em alto mar para capturar atuns, espadartes (meca) e tubarões.
O objetivo da organização é sensibilizar os pescadores a respeito da importância do uso de medidas que reduzam a captura não intencional de albatrozes e petréis. As aves ficam presas nos anzóis ao tentarem comer as iscas lançadas pelos barcos e morrem afogadas.
O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
Leia mais
+ Notícias
Projeto Albatroz marca presença na SP Ocean Week 2...
Rede Biomar terá espaço com atividades de educação ambiental e participação da fundadora do Projeto ...
11/09/2024
11/09/2024 Leia maisPardela-preta vinda de território francês é reabil...
Ave foi apelidada de Rebeca, em homenagem à ginasta brasileira que brilhou nos Jogos Olímpicos de Pa...
02/09/2024
02/09/2024 Leia mais