Terminal Transatlântico de Cabo Frio recebe exposição de fotos do Projeto Albatroz
Imagens e réplica de casal de aves estão à disposição dos visitantes de segunda a sexta-feira. A entrada é gratuita
Sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação de albatrozes e petréis é o principal objetivo da exposição ‘Projeto Albatroz: conservando a biodiversidade marinha’, que conta com fotos inéditas e está sendo realizada no Terminal Transatlântico de Cabo Frio, ponto turístico localizado às margens do canal da cidade. O evento está aberto à visitação desde o mês passado e seguirá funcionando por período indeterminado.
As imagens integram o acervo do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, cuja base de pesquisa mais próxima localiza-se na Universidade Veiga de Almeida (UVA), também em Cabo Frio, e pode ser visitada pelo público mediante agendamento.
A exposição é composta por 16 imagens registradas pelos fotógrafos Luciano Candisani, da Revista National Geographic; Fabiano Peppes e Dimas Gianuca, integrantes do Projeto Albatroz; além de Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Projeto Tamar.
Todas as fotos mostram espécies de albatrozes e petréis que vivem ou se reproduzem ao longo da costa brasileira. Entre elas, estão a pardela-de-óculos, a pardela-preta, o albatroz-de-sobrancelha-negra e o albatroz-viageiro, cuja réplica também está exposta.
O Viageiro é uma das maiores espécies de aves oceânicas do mundo e pode chegar a aproximadamente 3,5 metros de uma ponta da asa à outra. Outra característica que chama a atenção dos visitantes é sua longevidade: há indivíduos que podem viver e se reproduzir por mais de 60 anos. A ave recebe este nome devido às grandes distâncias que cruza ao longo da vida.
Algumas dessas espécies percorrem milhares de quilômetros pelos oceanos em busca de alimento e locais seguros para reprodução. Devido à interação com a pesca de espinhel, poluição marinha e mudanças no habitat das ilhas onde cuidam de seus filhotes, essas aves estão em extinção.
Técnica do Projeto Albatroz na base de Cabo Frio, Luiza Garcia está responsável pela exposição. Segundo ela, as fotos mostram aos visitantes o drama da mortalidade das aves e, ao mesmo tempo a beleza das espécies de albatrozes e petréis. “As pessoas ficam impressionadas com os hábitos de vida das aves e logo depois lamentam quando descobrem as ameaças de sua sobrevivência e os desafios da conservação”, explica.
O Terminal Transatlântico de Cabo Frio localiza-se na Avenida Nossa Senhora da Assunção, 15, Passagem, Cabo Frio (RJ). A exposição pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 14h30 às 17h. A entrada é gratuita.
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais