• Portugues
  • English
  • Spanish

Terminal Transatlântico de Cabo Frio recebe exposição de fotos do Projeto Albatroz

WhatsApp Image 2018-07-17 at 10.45.54 - essa

Imagens e réplica de casal de aves estão à disposição dos visitantes de segunda a sexta-feira. A entrada é gratuita

Sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação de albatrozes e petréis é o principal objetivo da exposição ‘Projeto Albatroz: conservando a biodiversidade marinha’, que conta com fotos inéditas e está sendo realizada no Terminal Transatlântico de Cabo Frio, ponto turístico localizado às margens do canal da cidade. O evento está aberto à visitação desde o mês passado e seguirá funcionando por período indeterminado.

As imagens integram o acervo do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, cuja base de pesquisa mais próxima localiza-se na Universidade Veiga de Almeida (UVA), também em Cabo Frio, e pode ser visitada pelo público mediante agendamento.

A exposição é composta por 16 imagens registradas pelos fotógrafos Luciano Candisani, da Revista National Geographic; Fabiano Peppes e Dimas Gianuca, integrantes do Projeto Albatroz; além de Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Projeto Tamar.

Todas as fotos mostram espécies de albatrozes e petréis que vivem ou se reproduzem ao longo da costa brasileira. Entre elas, estão a pardela-de-óculos, a pardela-preta, o albatroz-de-sobrancelha-negra e o albatroz-viageiro, cuja réplica também está exposta.

O Viageiro é uma das maiores espécies de aves oceânicas do mundo e pode chegar a aproximadamente 3,5 metros de uma ponta da asa à outra. Outra característica que chama a atenção dos visitantes é sua longevidade: há indivíduos que podem viver e se reproduzir por mais de 60 anos. A ave recebe este nome devido às grandes distâncias que cruza ao longo da vida.

Algumas dessas espécies percorrem milhares de quilômetros pelos oceanos em busca de alimento e locais seguros para reprodução. Devido à interação com a pesca de espinhel, poluição marinha e mudanças no habitat das ilhas onde cuidam de seus filhotes, essas aves estão em extinção.

Técnica do Projeto Albatroz na base de Cabo Frio, Luiza Garcia está responsável pela exposição. Segundo ela, as fotos mostram aos visitantes o drama da mortalidade das aves e, ao mesmo tempo a beleza das espécies de albatrozes e petréis. “As pessoas ficam impressionadas com os hábitos de vida das aves e logo depois lamentam quando descobrem as ameaças de sua sobrevivência e os desafios da conservação”, explica.

O Terminal Transatlântico de Cabo Frio localiza-se na Avenida Nossa Senhora da Assunção, 15, Passagem, Cabo Frio (RJ). A exposição pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 14h30 às 17h. A entrada é gratuita.

WhatsApp Image 2018 edit 2 WhatsApp Image 2018 edit 1

Leia mais

+ Notícias

@Dimas Gianuca_1

Técnicos do Projeto Albatroz e UNIVALI integram fo...

Workshop da FAO/BirdLife na África do Sul teve o objetivo de compilar dados sobre a captura incidental de aves oceânicas ao redor do mundoO coordenador científic...

19/03/2019 Leia mais
Foto Noti?cias_Semana do Meio Ambiente

Mais de 3,5 mil crianças e jovens participaram de ...

Equipe de educação ambiental divulgou balanço das ações e traçou objetivos para este anoUma das áreas de atuação mais importantes para o trabalho do Projeto Alba...

18/03/2019 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais