X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Tatiana Neves é nomeada para ACAP

 

Tatiana Neves, coordenadora geral do Projeto Albatroz, foi recentemente indicada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e nomeada como membro do Grupo de Captura Incidental de Aves Marinhas no ACAP (Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis).

Em reconhecimento aos problemas da interação das aves marinhas com a pesca, esse grupo foi criado para assessorar o Acordo nas ações de avaliação, mitigação e redução da interação  entre as operações de pesca e os albatrozes e petréis.

O grupo é composto por representantes dos treze países membros e outros especialistas de expertise relevante. Tatiana Neves é a única representante brasileira. Entre os objetivos do ACAP, está atingir e manter um estado favorável para a conservação dos albatrozes e petréis. O Brasil é membro do Acordo desde 2008.

As metas e ações previstas no ACAP coincidem com as do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (PLANACAP),  de forma a ampliar a abrangência das ações nacionais e otimizar recursos e esforços no cumprimento dos compromissos internacionais para a conservação de albatrozes e petréis no Brasil.

Além dos planos de ação previstos no PLANACAP e no ACAP, recomendações internacionais para a conservação das aves são definidas pela Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT, na sigla em inglês), organização internacional de ordenamento pesqueiro no Oceano Atlântico e mares adjacentes. Uma dessas recomendações, aprovada em novembro de 2011, teve a contribuição do Projeto Albatroz.

A ICCAT (Comissão Internacional para Conservação de Atum do Atlântico) é a mais importante Organização Regionais de Ordenamento Pesqueiro (OROP) para o Brasil, uma vez que ordena a pesca de atuns em todo Atlântico e Mediterrâneo. Recentemente, as medidas sugeridas pelo ACAP foram adotadas pela ICCAT em forma de recomendação. Entre elas, a do uso do toriline pelas embarcações que usam espinhel pelágico, técnica de pesca utilizada em alto mar para capturar atuns, espadartes e tubarões. O toriline é um equipamento formado, entre outros elementos, por fitas coloridas que afugentam as aves, evitando assim que elas, ao tentarem comer as iscas, fiquem presas nos anzóis e morram capturadas.

O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental. 

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais