Projeto Albatroz trabalha nos preparativos para III Encontro Jovem Mar
Evento reunirá a juventude dos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar em atividades no Sesc Bertioga, em abril
Falta pouco para a terceira edição do Encontro Nacional Jovem Mar. Entre os dias 9 e 11 de abril, cerca de 55 jovens dos coletivos da Rede Biomar estarão reunidos no Sesc Bertioga (SP) para atividades de integração e reflexão sobre ações em prol da conservação marinha. O encontro deste ano é liderado pelo Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras.
As atividades desta edição,de acordo com o responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Rafael Monteiro, já estão definidas. Elas incluem desde saídas de campo, trocas culturais, estudos de caso, atividades que exercitam o pensamento crítico dos jovens e até luau com boa música.
Monteiro destaca a importância da contribuição dos jovens para a organização e planejamento do evento, que ocorreu de forma conjunta com os jovens dos demais projetos da Rede Biomar: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar.
“Nós oportunizamos a participação de todos para que contribuíssem para uma programação que atendesse aos jovens da melhor forma possível”, explica. “O processo de criação foi feito a muitas mãos, com diversos olhares diferentes”.
Veja alguns destaques da programação:
• Saída de campo: programada para o segundo dia do encontro (10 de abril), os jovens farão uma saída de campo liderada pela equipe do Sesc até a Praia de Itaguaré, na Unidade de Preservação Parque Estadual Restinga de Bertioga, com cerca de 3,5 km de faixa de areia. Ela recebe este nome porque marca o encontro do Rio Itaguaré com o oceano. Na visita, os jovens poderão conhecer melhor algumas áreas de mangue e Mata Atlântica.
• Estudo de caso: também no segundo dia, os jovens dos projetos participarão de uma dinâmica cujo objetivo é conhecer melhor a história de seus grupos, suas vivências, ações e, claro, suas dificuldades compartilhadas. De acordo com Rafael Monteiro, a ideia é que todos identifiquem desafios em comum e possam, juntos, buscar soluções.
• Troca cultural: a partir de uma demanda dos jovens no decorrer do planejamento participativo do encontro, foi planejado um momento para que todos possam conhecer as culturas locais dos jovens que integram a Rede. Para esta atividade, eles foram convidados a levar objetos que representem sua cultura local e um luau completará o momento de integração.
• Laboratório de ideias: nesta atividade, jovens de diferentes coletivos da rede vão se reunir para pensar em ações que possam ser colocadas em prática em conjunto. Esta etapa envolve detalhar os temas, o tempo necessário para execução, as dificuldades, o público envolvido etc. “Nossa intenção é colocar essas ações em prática até a realização do próximo encontro, para que seja possível avaliá-las em rede”, explica o responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz.
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais