Projeto Albatroz trabalha nos preparativos para III Encontro Jovem Mar | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz trabalha nos preparativos para III Encontro Jovem Mar

Foto Notícias_Encontro Nacional

Evento reunirá a juventude dos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar em atividades no Sesc Bertioga, em abril

Falta pouco para a terceira edição do Encontro Nacional Jovem Mar. Entre os dias 9 e 11 de abril, cerca de 55 jovens dos coletivos da Rede Biomar estarão reunidos no Sesc Bertioga (SP) para atividades de integração e reflexão sobre ações em prol da conservação marinha. O encontro deste ano é liderado pelo Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras.

As atividades desta edição,de acordo com o responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Rafael Monteiro, já estão definidas. Elas incluem desde saídas de campo, trocas culturais, estudos de caso, atividades que exercitam o pensamento crítico dos jovens e até luau com boa música.

Monteiro destaca a importância da contribuição dos jovens para a organização e planejamento do evento, que ocorreu de forma conjunta com os jovens dos demais projetos da Rede Biomar: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar.

“Nós oportunizamos a participação de todos para que contribuíssem para uma programação que atendesse aos jovens da melhor forma possível”, explica. “O processo de criação foi feito a muitas mãos, com diversos olhares diferentes”.

Veja alguns destaques da programação:

• Saída de campo: programada para o segundo dia do encontro (10 de abril), os jovens farão uma saída de campo liderada pela equipe do Sesc até a Praia de Itaguaré, na Unidade de Preservação Parque Estadual Restinga de Bertioga, com cerca de 3,5 km de faixa de areia. Ela recebe este nome porque marca o encontro do Rio Itaguaré com o oceano. Na visita, os jovens poderão conhecer melhor algumas áreas de mangue e Mata Atlântica.

Estudo de caso: também no segundo dia, os jovens dos projetos participarão de uma dinâmica cujo objetivo é conhecer melhor a história de seus grupos, suas vivências, ações e, claro, suas dificuldades compartilhadas. De acordo com Rafael Monteiro, a ideia é que todos identifiquem desafios em comum e possam, juntos, buscar soluções.

Troca cultural: a partir de uma demanda dos jovens no decorrer do planejamento participativo do encontro, foi planejado um momento para que todos possam conhecer as culturas locais dos jovens que integram a Rede. Para esta atividade, eles foram convidados a levar objetos que representem sua cultura local e um luau completará o momento de integração.

• Laboratório de ideias: nesta atividade, jovens de diferentes coletivos da rede vão se reunir para pensar em ações que possam ser colocadas em prática em conjunto. Esta etapa envolve detalhar os temas, o tempo necessário para execução, as dificuldades, o público envolvido etc. “Nossa intenção é colocar essas ações em prática até a realização do próximo encontro, para que seja possível avaliá-las em rede”, explica o responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz.


Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais