Projeto Albatroz realiza saída de campo na Caatinga Fluminense durante workshop em Cabo Frio
Trilha percorre área entre o Caminho Verde e o Farol da Lajinha, com foco na observação da vegetação e da fauna local
Em uma saída de campo, a equipe do Projeto Albatroz teve a chance de explorar a Caatinga Fluminense, um dos ecossistemas mais singulares do Brasil, durante o Workshop Nualba - Oceano realizado no fim de março em Cabo Frio (RJ). A caminhada, que se estendeu do Caminho Verde até o Farol da Lajinha, proporcionou uma experiência de contato com a natureza, e assim contemplar a vegetação e as paisagens locais.
A Caatinga Fluminense, única caatinga litorânea do Brasil, apresenta uma vegetação adaptada ao clima semiárido, com cactos imponentes, arbustos entrelaçados e espécies endêmicas como bromélias e orquídeas. Durante a trilha, os participantes foram guiados por especialistas que detalharam as peculiaridades da flora local, destacando a presença de plantas como o cacto Pilosocereus ulei (cabeça-branca), e diversas espécies de cactos da família Cactaceae, que se destacam por sua resistência ao clima árido.
O ecossistema da região também é marcado por uma diversidade de arbustos retorcidos e vegetação de cerrado, que se mescla com a paisagem litorânea. Além disso, espécies como a Vellozia e a Bromelia são comuns na área, florescendo em períodos específicos e contribuindo para a beleza peculiar da vegetação.
Do alto do Farol da Lajinha, a equipe pôde aproveitar a vista panorâmica das ilhas de Cabo Frio e da Praia do Forte, enquanto observava aves marinhas que ocorrem na área. Ademais, a atividade proporcionou uma imersão na fauna local, com registros de aves marinhas e continentais residentes da área. A saída de campo teve ainda um momento de descanso e lazer na Laguna de Araruama, onde a equipe do Projeto Albatroz pôde se refrescar e contemplar a paisagem litorânea, concluindo assim a trilha.
"A participação da equipe nessa dinâmica fortalece a sinergia entre as diferentes frentes de atuação do Projeto Albatroz. Estar em campo, especialmente em uma região onde mantemos presença ativa, como Cabo Frio, reforça nosso compromisso com a conservação marinha e o engajamento das comunidades costeiras", destaca Beatriz Gago, gerente de projetos do Projeto Albatroz.
O workshop e a saída de campo proporcionaram à equipe uma série de experiências únicas de troca de informações e de integração. Estas vivências nos ambientes em que o Projeto Albatroz atua, colaboram para o entendimento de todos sobre a importância da conservação dos ambientes marinhos e costeiros, entre eles a Caatinga Fluminense, um patrimônio natural que exige cuidados para garantir sua preservação, bem como um maior entendimento das ações e esforços para a conservação da biodiversidade brasileira e dos ambientes em que se desenvolve.
O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, está presente em Cabo Frio desde 2014 desenvolvendo ações de sensibilização e conservação com diferentes públicos. Além da Caatinga Fluminense, a cidade também abriga o Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz, espaço que fortalece o vínculo entre ciência, natureza e sociedade, ampliando o alcance das iniciativas do projeto na região.
Leia mais
+ Notícias

Bandeira Azul: Projeto Albatroz participa das inic...
A ação em Saquarema é voltada à comunidade local e aos turistas, atendendo a um dos critérios para a...
17/02/2025
17/02/2025 Leia mais
Pinguins-de Magalhães ganham plumas novinhas às v...
Troca de plumagem de “Pirata”, “Cenourinha” e “Lilica”, aves que...
27/02/2025
27/02/2025 Leia mais