• Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz realiza atividades com educadores ambientais e pescadores em Cabo Frio (RJ)

cropped (8)

Uma das regiões mais importantes para a conservação de albatrozes e petréis no Brasil, o litoral de Cabo Frio (RJ) recebeu duas atividades de educação ambiental e sensibilização em julho: o primeiro encontro do Curso para Educadores Ambientais com o Programa Bandeira Azul e uma roda de conversa com pescadores da frota semi-artesanal da Associação de Pescadores do Rio São João. Por meio dessas ações, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, tem o objetivo de fortalecer parcerias para a conservação marinha na cidade que, nos próximos anos, contará com a estrutura do Centro Albatroz.

A primeira capacitação dentro da série de Cursos para Educadores Ambientais previstos, foi realizada virtualmente no dia 21, e teve a participação de sete profissionais envolvidos nas ações de educação ambiental do Programa Bandeira Azul na região, responsáveis por monitorar e sensibilizar moradores e turistas sobre a conservação da Praia do Peró. 

A equipe de educadores do Projeto Albatroz, que também integra o Grupo Gestor Bandeira Azul, apresentou o histórico da instituição e sua abordagem de educação ambiental. Durante o encontro, puderam conhecer as experiências de cada participante com a prática da educação ambiental e identificar necessidades e desejos em comum, que poderão fomentar conteúdos de outros cursos para educadores, previstos para os próximos anos. O intuito é que mais educadores da região possam somar ao grupo para realização de capacitações sobre o tema.

De acordo com a consultora de educação ambiental do Projeto Albatroz em Cabo Frio, Paula Montenegro, este primeiro encontro foi importante para conhecer melhor a trajetória e os anseios dos educadores da região. “Essa nossa primeira troca foi valiosa e, agora, poderemos preparar novos cursos mais completos e adequados às necessidades e expectativas identificadas em nosso encontro”, explica. “A educação é uma ferramenta muito importante de sensibilização sobre a conservação não só dos albatrozes e petréis, mas de toda a zona costeira da região”. 

Roda de Conversa com pescadores

A terceira roda de conversa com representantes da frota semi-artesanal de Cabo Frio contou com a participação de mais de 15 pescadores integrantes da Associação de Pescadores do Rio São João e o presidente da Colônia Z4. No encontro, realizado no último dia 19, o Projeto Albatroz apresentou detalhes sobre a sua história e atuação no estado do Rio de Janeiro junto aos pescadores locais, além de abordar a importância do uso de medidas mitigadoras da captura incidental de aves marinhas para a conservação de espécies ameaçadas de extinção, como é o caso dos albatrozes e petréis.

A equipe do Projeto Albatroz também apresentou a proposta da construção do Centro Albatroz em Cabo Frio, que além de receber os moradores e turistas para atividades ambientais e programas culturais, também tem o objetivo de envolver as comunidades pesqueiras da região em atividades de capacitação, educação ambiental e lazer. 

Projeto Albatroz em Cabo Frio (RJ)

O Projeto Albatroz nasceu em Santos (SP) e desde 1990 trabalha pela conservação das espécies de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras. Desde 2014, o Projeto mantém uma base avançada de pesquisa na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus de Cabo Frio (RJ). Por meio da parceria com o Grupo de Estudos da Pesca (GEPESCA), coordenado pelo Prof. Eduardo Pimenta, foi possível ampliar os estudos do Projeto para o Porto de Cabo Frio, rota de diversas embarcações de pesca de espinhel com a qual albatrozes e petréis interagem e pela qual são capturados. 

Atualmente, o Projeto mantém bases nas cidades de Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS), Cabo Frio (RJ) e Natal (RN).

 

cropped (9) cropped (10) cropped (6) cropped (7)

Leia mais

+ Notícias

Foto_notícia (3)

Dia Mundial do Albatroz alerta para as consequênci...

Data deste ano chama atenção para duas espécies do Hemisfério Norte: albatroz-de-laysan e albatroz-d...

10/06/2022

10/06/2022 Leia mais
WhatsApp Image 2022-06-14 at 14.15.40

Educadores ambientais da Rede Biomar dão início a ...

Evento organizado pelo Projeto Coral Vivo deu início ao PPP focado na Educação InfantilReferência na...

09/06/2022

09/06/2022 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais