Projeto Albatroz participa do Fórum Ambiental da Bacia de Santos
Com o tema ‘Reflexões sobre o Lixo no Mar’, evento contou com a participação do Coletivo Jovem Albatroz
Fragmentos plásticos podem ser encontrados ao longo dos oceanos em uma concentração de até 580 mil peças de plásticos por km², colocando em risco a sobrevivência de toda a fauna oceânica, atingindo desde microorganismos até mamíferos e aves - como é o caso dos albatrozes e petréis. Para falar sobre o tema e refletir sobre o perigo do lixo marinho, a coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, participou, no último dia 11, de uma mesa redonda na Edisa - sede da Petrobras em Santos.
Intitulada ‘Fauna Marinha e Lixo no Mar’, a palestra foi muito além do impacto dos resíduos plásticos sobre a vida das aves e abordou todos os animais protegidos pelos projetos integrantes da Rede Biomar, patrocinados pela Petrobras: Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar.
Em sua fala, Tatiana Neves explicou as principais formas com que os resíduos plásticos podem afetar os animais como o enroscamento e a ingestão. Além deles, há ainda a intoxicação pelos microplásticos que se espalham pelos oceanos e podem trazer malefícios à biodiversidade marinha a longo prazo.
Também participaram da mesa redonda Carlos Eduardo Malavasi Bruno, do Projeto Mantas do Brasil, e Luís Miguel, do Instituto de Pesca. Eles contaram com a mediação de Vinicius Vendramini.
Ações em prol dos oceanos
Representando todos os projetos da Rede Biomar, a fundadora do Projeto Albatroz apresentou à plateia as atividades da rede sobre a sensibilização sobre o lixo no mar.
Uma delas é a mobilização de mutirões para limpeza de praia pelos projetos Baleia Jubarte e Tamar que, em parceria com o Patrulha Ecológica – Escola da Vida, recolheu mais de 800 kg de lixo em 2018 com ajuda de 200 voluntários no Dia Mundial de Limpeza de Praias em Barra de Caravelas (BA).
Além disso, foram citadas campanhas como o ‘Consuma São’, atividade que propõe uma reflexão sobre o consumo exagerado e a conservação marinha realizada pelo Projeto Albatroz em praias do sudeste, além de bate-papos, pesquisas científicas e monitoramento ambiental de projetos como Coral Vivo, Tamar e Golfinho Rotador.
A Rede Biomar contou com um stand especial no evento, com atividades como Bola Show que mostra a rota do voo dos albatrozes ao redor do mundo, réplicas de tartarugas protegidas pelo Projeto Tamar, óculos de realidade virtual do Projeto Coral Vivo, além de outras ações de sensibilização do público.
Reduzir, reutilizar e reciclar
Com pesquisa científica adequada, avaliação e monitoramento, os projetos da Rede Biomar se mobilizam em prol de uma gestão integrada desses resíduos plásticos para mitigar futuros efeitos desses materiais nos oceanos e seu impacto na sobrevivência de animais e também dos seres humanos.
Leia mais
+ Notícias
Unidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia maisApropriação territorial: Projeto Albatroz integra ...
Visita faz parte da proposta do Colégio para um currículo escolar que promove ações e mudanças de co...
11/11/2024
11/11/2024 Leia mais