Projeto Albatroz participa de mutirão de limpeza organizado pelo Instituto Ecosurf, em Santos (SP)
Ação contou com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e coletou mais de 26kg de resíduos
Um dos pontos mais icônicos para o surf de Santos (SP), o Quebra-Mar, na Praia do Itararé, foi o plano de fundo para a ação de limpeza de praia realizada pela Coca-Cola FEMSA Brasil, Blue Keepers, do Pacto Global da ONU no Brasil, e Instituto Ecosurf, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade (Semam) no dia 4 de agosto. O evento reuniu mais de 160 voluntários, que em pouco mais de uma hora conseguiram coletar mais de 26kg de resíduos plásticos, de metal, tecido, entre outros. O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, marcou presença com sua equipe de educação ambiental e voluntários do Coletivo Jovem Albatroz.
Em uma tenda localizada próxima à área de separação e pesagem dos materiais coletados, o Projeto Albatroz trouxe materiais de sensibilização como banners informativos, réplica de um ovo de albatroz em tamanho real, dispositivos de mitigação da captura incidental de aves marinhas como um hookpod com linha e anzol, livro do albatroz e outros itens que apresentaram os albatrozes e petréis, e os desafios à sua conservação, aos participantes.
Além de trazer curiosidades sobre a biologia das aves e a problemática da captura incidental pela pesca, a equipe do Projeto Albatroz aproveitou a oportunidade para explicar o impacto do lixo plástico na sobrevivência dessas aves marinhas ameaçadas de extinção. Ao se alimentarem de plástico em alto-mar, esse tipo de resíduo se acumula no trato digestivo das aves, impedindo a passagem de alimento e levando-as à morte por inanição.
"Hoje a ingestão de plástico é uma das ameaças mais importantes à vida dos albatrozes", afirma Arianne Fonseca, educadora ambiental do Projeto Albatroz. "O mutirão de coleta foi uma ótima oportunidade de fazer a correlação entre a limpeza das praias e dos oceanos com a conservação direta da fauna marinha. Acredito que muitas pessoas voltaram para casa com essas informações e poderão colocar em prática".
Entre os materiais coletados, se destacaram os resíduos plásticos (11 kg), vidro (3,8 kg), tecido (2,5 kg) e metal (1,9 kg). Os rejeitos que não puderam ser encaminhados à reciclagem totalizaram 7 kg. Durante a separação dos materiais, alguns itens foram inusitados como garrafas de champanhe e calçados.
Para o fundador do Instituto EcoSurf, João Malavolta, as ações de limpeza de praia são importantes instrumentos de sensibilização ambiental para a ação direta das pessoas na conservação marinha e ambiental: "A importância de envolver a comunidade em projetos de conservação tem alguns aspectos importantes e, entre eles, trazer as pessoas para uma ampla reflexão sobre responsabilidades individuais e coletivas no cuidado e restauração do meio ambiente, e, como atitudes simples, pontuais e objetivas, podem gerar exemplos poderosos, como a organização voluntários para a realização de mutirões para despoluição da praia".
O projeto de mutirão de limpeza de praias da Coca-Cola FEMSA Brasil, Blue Keepers e do Pacto Global da ONU no Brasil teve início em dezembro de 2022, e acontece em outras regiões do país em parceria com ONGs locais, promovendo ações de coleta nos locais selecionados.
Leia mais
+ Notícias
Projeto Albatroz é homenageado pela Prefeitura de ...
Iniciativas de Educação Ambiental realizadas pela instituição foram um dos critérios avaliados para ...
25/11/2024
25/11/2024 Leia maisUnidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia mais