X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz leva educação ambiental e engajamento juvenil para Diálogos da Cultura Oceânica

2

Realizado em Santos (SP), a programação contou com o evento ‘Santos pelo Oceano’, realizado na Praça do Aquário Municipal

A educação ambiental é um processo de construção de valores coletivos e aprendizados sobre o meio ambiente, que busca formar pessoas sensibilizadas pela causa ambiental e comprometidas com ações que reduzam o impacto da vida humana na natureza. No dia em que comemorou-se o Dia das Crianças e o Dia do Mar, 12 de outubro, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, levou atividades sobre o oceano para o evento ‘Santos pelo Oceano’, realizado na Praça do Aquário Municipal de Santos (SP).

O ‘Santos pelo Oceano’ envolveu diversas instituições parceiras que trabalham pela conservação oceânica como parte do evento Diálogos da Cultura Oceânica, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na cidade entre os dias 10 e 15 de outubro. 

O Projeto Albatroz levou para o estande do evento jogos e atividades com a proposta de sensibilizar as crianças e seus responsáveis sobre existência dos albatrozes e petréis, aves oceânicas ameaçadas de extinção, e a importância da conservação marinha para a manutenção da biodiversidade nesse ecossistema. Fizeram parte da programação, atividades como Jogo de Tabuleiro Gigante ‘A Grande Viagem do Albatroz’, que envolve as crianças na dinâmica da vida dos albatrozes; Jogo da Memória Marinha, que estimula a curiosidade e o interesse por espécies oceânicas conservadas pelos projetos da Rede Biomar: albatroz, baleia-jubarte, corais, golfinhos, meros e muito mais.

Outra atividade que envolveu as crianças durante o evento foi a Oficina de Ninhos de Albatroz. Indicada para crianças de cinco a sete anos, ela propõe o conhecimento e a sensibilização sobre o comportamento dos albatrozes nas ilhas distantes onde se reproduzem e cuidam dos filhotes até conseguirem voar por conta própria. A atividade prática ajuda a fixar a importância do cuidado e da conservação marinha por meio da produção de ninhos de argila e pequenos albatrozes com bolinhas de algodão.

O evento contou com integrantes do Coletivo Jovem Albatroz (CJA), jovens ativistas ambientais da UNESCO, como Catarina Lorenzo, que participou da COP-26 e voluntários internos da Petrobras como a Gerente de Operações, Keurrie Cipriano Goes, que se somaram à equipe do Projeto Albatroz para facilitar as atividades, oferecer informações sobre o projeto e tirar dúvidas do público sobre essas aves. Os jovens também lideraram ações como os abraços grátis de albatroz e a atividade “Conhecendo os ODS”. 

Educador ambiental do Projeto Albatroz na Região dos Lagos e membro do CJA, Yago Ferreira destaca o papel das crianças no futuro do oceano: “estimular a curiosidade das crianças da primeira infância sobre as riquezas do ecossistema marinho e as espécies que vivem nele nos ajuda a sensibilizá-las, plantando uma sementinha sobre a conservação marinha que pode germinar, transformando-as em aliados da conservação e divulgadores do oceano”.

Aprendendo sobre os recifes de coral

O Projeto Coral Vivo também esteve em Santos, realizando atividades voltadas à educação ambiental. Na terça-feira (11), a equipe apresentou a coleção ‘Coral Vivo Vai à Escola’ no painel ‘Perto ou Longe do Mar: As Boas Práticas em Educação e Cultura Oceânica’, parte da programação oficial do Diálogos da Cultura Oceânica. 

No ‘Santos pelo Oceano’, o Projeto Coral Vivo participou com uma tenda onde apresentou sua coleção didático-científica de esqueletos de corais do Museu Nacional, óculos de realidade virtual com imagens do Parque Natural Municipal Marinho do Recife de Fora, em Porto Seguro (BA), varal de fotos dos ambientes coralíneos e outras publicações da instituição.

Também como parte da programação oficial do evento, os educadores do Projeto Coral Vivo apresentaram um projeto relacionado ao lixo no mar desenvolvido com escolas do sul da Bahia, através de parceria com tutores, no painel ‘Ciência Cidadã como Ferramenta de Transformação’, realizado na quinta-feira, 13 de outubro.

Apresentação de resumos acadêmicos

O Coletivo Jovem Albatroz participou de algumas programações do Diálogos da Cultura Oceânica apresentando resumos de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por eles no último ano. Um deles analisou o papel do Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE), realizado de forma presencial e remota, na formação de educadores dentro do contexto da Década do Oceano. 

Já o segundo trabalho reforçou o papel das redes sociais na divulgação de informações sobre a década e no engajamento do público jovem. Foi utilizada como o exemplo a intervenção #AFETOoceano, desenvolvida pelos Coletivo Jovem Albatroz durante a formação “Década do Oceano: a juventude na transformação da sociedade”, que promoveu a discussão sobre o papel das juventudes na conservação do oceano e a manutenção da vida na Terra. Os vídeos roteirizados, narrados, editados e divulgados pelos jovens do CJA foram visualizados mais de 16 mil vezes no Instagram.

Participação em fóruns da juventude 

Além da apresentação de trabalhos, o Coletivo Jovem Albatroz, representado pela educadora ambiental Thaís Lopes, ao lado dos educadores do Projeto Coral Vivo e Meros do Brasil participaram de atividades com a juventude de outras regiões do Brasil para pensar a mobilização em prol do oceano e de sua biodiversidade. 

Na quinta-feira (13), o Fórum InterGAMs reuniu pela primeira vez os membros de diversas regiões do Brasil para construir estratégias e caminhos que fortaleçam ações e planos de comunicação dos GAMs, culminando na criação de encaminhamentos a serem seguidos para a submissão de um Projeto de Lei sobre o assunto no próximo ano.

No dia seguinte, foi realizado um evento aberto ao público para apresentação do plano e avaliação das metas da Década do Oceano.

 

3 4

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais