• Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz envolve 150 crianças em atividades de educação ambiental no Instituto Arte no Dique

4

É necessário conhecer para se sensibilizar e conservar. Partindo desse princípio que norteia as ações de educação ambiental, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, promoveu um dia inteiro de gincanas, brincadeiras e oficinas com a temática oceânica para as crianças do Instituto Arte no Dique, localizado na Zona Noroeste de Santos (SP). O evento integrou a programação da Semana Cultural da Primavera e contou com a participação de 150 crianças na faixa etária da primeira infância. 

As atividades começaram com uma palestra da equipe de educação ambiental sobre os albatrozes, sua biologia e o oceano, ecossistema onde passam a maior parte da vida voando, até a hora de retornarem às ilhas para encontrar seu parceiro e se reproduzir. Buscando escutar as crianças e tirar dúvidas sobre essa espécie de ave marinha, os educadores também provocaram reflexões sobre o papel de cada um na conservação do oceano e de toda a biodiversidade a partir de ações simples, como diminuir o consumo de plástico e descartar corretamente os resíduos.

Logo após a palestra, as crianças foram divididas para se envolverem em três atividades diferentes: o jogo de tabuleiro gigante ‘A Grande Viagem do Albatroz’, que envolve as crianças na dinâmica da vida dos albatrozes, estimulando a cooperatividade; o Jogo da Memória Marinha, que permite descobrir mais curiosidades sobre a vida das aves oceânicas e outros animais marinhos como Baleias e golfinhos por meio de imagens; e a oficina de desenho e pintura, que busca estimular a criatividade e o interesse pelo oceano por meio das expressões artísticas. Cada uma das atividades foi facilitada por integrantes do Coletivo Jovem Albatroz, iniciativa de formação de jovens lideranças na conservação marinha e costeira do Projeto Albatroz.

Crianças como agentes de mudança na conservação

Para a coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, a parceria com o Instituto Arte no Dique permite apresentar para as crianças a biodiversidade marinha e encantá-las com as curiosidades sobre os albatrozes. “Esta etapa da vida é muito importante para a sensibilização sobre a conservação ambiental, pois as experiências vividas na primeira infância ajudam a moldar sua forma de aprender, compartilhar e de ver o mundo”, explica.

Produtor cultural do Instituto Arte no Dique, Felipe Seguro afirma que a parceria com o Projeto Albatroz para a realização de atividades de educação ambiental já tem dez anos e que é essencial para a formação das crianças atendidas pela instituição, que promove ações culturais, educativas e de esportes para moradores do Dique da Vila Gilda. “Com as dinâmicas, as crianças começam a ter contato com o ecossistema marinho e com temas relacionados a ele, como a poluição por lixo. Com isso, elas entendem o impacto que um resíduo jogado no rio quando chega na praia, colocando em risco os animais, e multiplicam essa informação dentro de casa para suas famílias”.

 

6 7 8 1 2 3 5

Leia mais

+ Notícias

Design sem nome (2)

BAAP oferece quase dez mil amostras biológicas par...

Banco Nacional de Amostras Biológicas de Albatrozes e Petréis recebe e cataloga amostras de aves, al...

18/11/2022

18/11/2022 Leia mais
6(1)

Curso para educadores ambientais em Vitória (ES) p...

Ação foi realizada pelo Projeto Albatroz em parceria com o Projeto Baleia Jubarte, utilizando como f...

15/11/2022

15/11/2022 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais