X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz é vencedor do XI Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza

Foto Notícias_hugo werneck

Instituição que atua com pesquisa e educação ambiental em cinco estados brasileiros foi premiada na categoria ‘Destaque Nacional’

Fevereiro de 2021 - Nascido no Porto de Santos (SP), em 1990, e patrocinado pela Petrobras desde 2006, o Projeto Albatroz se pauta pela conservação da biodiversidade e a sensibilização de pescadores, estudantes e professores sobre a importância dos albatrozes e petréis. Para coroar este ano de aniversário, a instituição recebeu seu primeiro prêmio de relevância nacional para a conservação. O XI Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza, entregue em janeiro e realizado pela Revista Ecológico, é considerado uma das maiores premiações em homenagem ao meio ambiente no país.

A premiação busca reconhecer, divulgar e premiar os melhores exemplos de gestão, revitalização e preservação ambiental, bem como indicações de pessoas e instituições dedicadas à causa da sustentabilidade em todo o país. Inscrito em duas categorias, Melhor Exemplo em Biodiversidade (Água, Ar, Flora e Fauna) e Melhor Exemplo em Educação Ambiental, a dimensão do trabalho do Projeto Albatroz em outras áreas fez com que fosse promovido pela comissão julgadora à nova categoria, Destaque Nacional.

Para a fundadora e coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, o prêmio é um grande marco na trajetória da instituição. “Para nós foi uma grande honra receber este prêmio como Destaque Nacional em um país como o nosso, recheado de organizações e iniciativas incríveis em prol ao meio ambiente. Além disso, ganhar o Prêmio Hugo Werneck  fortalece nosso reconhecimento junto à sociedade, patrocinadores e parceiros trazendo ainda mais força para nossas ações”. 

Coordenadora de educação ambiental da instituição, Cynthia Ranieri comenta que o prêmio vai dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ e também ao Coletivo Jovem Albatroz que, juntos, sensibilizam mais de mil pessoas anualmente. “Ele nos dá ainda mais energia para seguir adiante com este importante trabalho, tão desafiador neste período de pandemia em que foi preciso nos reinventar”.

Desde 2006, o Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e, desde 2012, integra a Rede Biomar, ao lado de outros grandes projetos como Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e Tamar.

Planos para o futuro

A notícia da premiação, de acordo com Tatiana Neves, deu ânimo para colocar em prática os planos futuros da instituição, que incluem a construção do Centro de Visitação Pública e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz, ou Centro Albatroz, em Cabo Frio (RJ) - próximo da área de abrangência da Bacia de Campos. “Com ele pretendemos levar nossa mensagem de conservação a novos públicos, como os turistas que visitam a região,  desenvolver ações para promover o envolvimento das comunidades locais e que vivem do mar e para o mar e trazê-las como parceiras da nossa iniciativa de conservação de uma maneira geral.”

Outro plano para o futuro próximo é ampliar o monitoramento de pesca que já é realizado nas regiões Sul e Sudeste para atuar junto às empresas atuneiras no Nordeste, principalmente na cidade de Natal (RN). A ideia é desenvolver pesquisas de ponta, com novas tecnologias voltadas ao monitoramento da pesca em alto-mar para a verificação principalmente do uso correto das medidas de mitigação que visam a redução da captura incidental de aves marinhas - medidas que já são previstas em lei através da Instrução Normativa Interministerial (INI) nº 07/2014, dos Ministérios da Aquicultura e Pesca e do Meio Ambiente.

Sobre o XI Prêmio Hugo Werneck

O Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza foi criado em 2010 em homenagem ao ambientalista mineiro Hugo Werneck (1919-2008). Um dos precursores da consciência ecológica na América Latina – ele foi o fundador do Centro para a Conservação da Natureza e defensor da criação de importantes áreas verdes de Minas Gerais, como os parques Nacional da Serra do Cipó e Estadual do Rio Doce. O Dr. Hugo acreditava que só o amor, a informação e a educação ambiental podem mudar a atitude do ser humano em relação ao meio ambiente e à natureza que nos resta.

Idealizado pela Revista Ecológico e o Sindiextra/Ibram, o prêmio tem como principal correalizador, pelo segundo ano consecutivo, o Sistema Fiemg. Conta com a participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e seus órgãos colegiados – IGAM, IEF e FEAM. E, a nível regional e nacional, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A supervisão técnica da Fundação Dom Cabral. A parceria da Rede Globo Minas. A legitimação do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza. O apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) e o engajamento da Fundação SOS Mata Atlântica.

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais