X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz e Aiuká trabalham juntos em reabilitação de Faigão-de-bico-fino

Juliana Yuri Saviolli, Coordenadora de Medicina da Conservação do Projeto Albatroz.

Pequeno petrel foi encontrado na Praia Grande, no litoral paulista

Primeiro parceiro do Projeto Albatroz na Rede Albatroz de Pesquisa para a Conservação, a Aiuká está realizando a reabilitação de um Faigão-de-bico-fino (Pachyptila belcheri), tarefa para qual conta com a colaboração do Projeto Albatroz . A ave foi encontrada há alguns dias pela Guarda Civil Metropolitana, na Praia do Canto do Forte, na Praia Grande-SP.

O pequeno petrel é uma ave migratória oceânica, que se reproduz em ilhas distantes como as Malvinas, no Atlântico Sul, e a Ilha Noir, na costa chilena. “Esta ave migra até a costa brasileira para se alimentar, especialmente entre os meses de maio a setembro. No caminho, pode ser surpreendida por frentes frias e, se não consegue encontrar comida, ficar debilitada e acaba aparecendo nas praias”, conta a Coordenadora de Medicina da Conservação do Projeto Albatroz, Juliana Yuri Saviolli.

Para recuperar sua saúde e estar apto para voltar a viver em seu ambiente natural, o Faigão-de-bico-fino encontrado na região está recebendo o tratamento adequado nas dependências da Aiuká, localizada na Praia Grande. No lugar, que possui toda a estrutura necessária para dar assistência aos animais recebidos, a ave ganha peso e apresenta melhoras a cada dia. A Aiuká é uma empresa privada que reabilita espécies vítimas de vazamentos de substâncias químicas e/ou petroquímicas, em incidentes de todas as magnitudes e também nos casos em que os animais são encontrados debilitadas por algum motivo.

“Assim que o bicho chega ao centro de reabilitação ele é hidratado e tentamos aumentar sua temperatura corporal. Depois, dia após dia, vamos alimentando esse animal com papinhas feita de peixes e depois passamos para uma alimentação sólida, sempre fazendo a hidratação. A outra etapa do tratamento é quando colocamos a ave na água para ela naturalmente fazer com que suas penas fiquem impermeáveis e, assim, poderem ser soltas na natureza com tranquilidade”, explica Juliana.

Como membro da Rede Albatroz de Pesquisa para a Conservação, a Aiuká trabalha no desenvolvimento das pesquisas e reabilitação de albatrozes e petréis. Os animais encontrados na Praia Grande que necessitem de cuidados serão encaminhados para o local.

Sobre a parceria, Juliana Saviolli diz que tudo está acontecendo da melhor maneira e os resultados são excelentes. A Coordenadora de Medicina da Conservação do Projeto Albatroz também elogiou toda a equipe da empresa. “A Aiuká foi a primeira parceira do projeto e é uma empresa especializada em reabilitar animais vítimas de derramamento de óleo. Nossa parceria está funcionando muito bem. Os profissionais da Aiuká são muito capacitados e colaboram com o Projeto Albatroz com troca de informações, fornecendo materiais biológicos e ajudando no trabalho direto com os bichos”, finaliza.

Conheça mais sobre a Aiuká clicando aqui

Juliana Yuri Saviolli (Projeto Albatroz), Valeria Ruoppolo (Aiuká), Tatiana Neves (Projeto Albatroz) e Claudia Carvalho do Nascimento (Aiuká). Equipe do Projeto Albatroz e Aiuká hidratam o petrel Faigão-de-bico-fino (Pachyptila belcheri). Juliana Yuri Saviolli e Valeria Ruoppolo

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais