Projeto Albatroz completa 30 anos de trabalho pela conservação das aves com programação especial | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz completa 30 anos de trabalho pela conservação das aves com programação especial

Foto Notícias_30 anos

Lançamento de vídeo comemorativo, live AlbaTalks, documentário e contação de histórias a distância para crianças estão marcados para o mês

Prestes a completar 30 anos de trajetória no dia 17 de julho, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, trabalha com o objetivo de reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis, aves oceânicas ameaçadas de extinção. Esta missão é cumprida com ampla participação em políticas públicas nacionais, internacionais e criação de medidas conservação dessas aves, além de educação ambiental marinha com pescadores, primeira infância, jovens e o público em geral. Para celebrar a data, há uma série de eventos marcados durante o mês como lançamento de documentário, vídeo, AlbaTalks, contação de histórias para crianças e muito mais (veja serviço completo no final do texto).

Além disso, no mês de aniversário da instituição também estão programadas a V e VI edições virtuais do Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar. Nos dias 21 e 24 de julho, pessoas de todo o país poderão acompanhar mesas redondas sobre 'Imagem e Oceano' e 'Oceano em Pauta' com jornalistas ambientais, fotógrafos especializados e membros de projetos da Rede Biomar - formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e Tamar, patrocinados pela Petrobras e que, juntos, desenvolvem ações pela conservação da biodiversidade marinha. 

Pesquisas
Albatrozes e petréis sofrem especialmente devido à poluição dos oceanos com lixo plástico e a interação com a pesca de espinhel pelágico - técnica de pesca industrial praticada em alto-mar para capturar peixes grandes como atuns. Ao tentarem comer as iscas lançadas ao mar, as aves ficam presas aos anzóis e são puxadas para dentro da água, onde morrem afogadas.

O Projeto Albatroz desenvolve ações para reduzir essa captura incidental - são as chamadas medidas mitigadoras. Uma delas é o Toriline, tecnologia social desenvolvida em parceria com os pescadores que afugenta as aves da embarcação. Existe ainda o Regime de Peso que sugere aos pescadores posicionamentos do peso na linha de pesca de forma a garantir um afundamento da isca mais rápido. E, por último, a Largada Noturna, já que largar os anzóis de pesca à noite reduz a chance de captura, pois as aves tendem a se alimentar durante o dia. 

O uso simultâneo das três medidas em uma embarcação de espinhel reduz a chance da captura e os estudos do Projeto Albatroz comprovaram isso. Portanto, hoje essas medidas constam na Instrução Normativa Interministerial (INI) no 07/2014, dos Ministérios da Aquicultura e Pesca e do Meio Ambiente. A utilização delas beneficia também a produtividade da pesca, já que evita o roubo das iscas pelas aves e aumenta o nível de segurança durante a pescaria. 

Entre os maiores resultados de 30 anos de trabalho de conservação do albatroz no Brasil estão o desenvolvimento de um conjunto de medidas eficazes que impedem a captura da ave, assim como um trabalho intenso de sensibilização da sociedade quanto à importância do albatroz para o equilíbrio do ambiente marinho. A saída do albatroz-de-sobrancelha-negra (Thalassarche melanophris) da lista de espécies brasileiras ameaçadas de extinção do ICMBio foi mais uma grande conquista. 

Outra iniciativa realizada pelo Projeto Albatroz em parceria com a R3 Animal e CEMAVE/ICMBio é o Banco Nacional de Amostras Biológicas de Albatrozes e Petréis (BAAP). Criado em 2018 como parte das ações previstas no Plano de Ação Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (Planacap), o Banco está localizado na Estação Ecológica dos Carijós, em Florianópolis.O BAAP viabiliza e facilita o acesso às amostras para intercâmbio de informações entre pesquisadores e instituições parceiras, maximizando o aproveitamento do material e destinando as carcaças dos animais para coleções ornitológicas.

Educação Ambiental
Desde 2011, cerca de 30 mil pessoas, entre educadores e alunos de diferentes faixas etárias e estados, foram envolvidos no Programa de Educação Ambiental Marinha 'Albatroz na Escola' (PAE). Recentemente, foi criado também o Programa 'Albatroz em Casa' (PAC), uma versão virtual do PAE que viabiliza a educação ambiental marinha em períodos de isolamento social como o atual.  Outra prova de tamanho esforço é a média mensal de mais de 2 milhões de alcance das redes sociais do Projeto Albatroz que garante a inserção da pauta da conservação marinha no meio digital.

Por meio do Coletivo Jovem Albatroz, desde 2015, jovens entre 18 e 29 anos são instruídos com o intuito de incentivá-los a tornarem-se lideranças socioambientais na região da Baixada Santista. Através de cursos, atividades de campo, participação em atividades do Projeto e órgãos colegiados, o Coletivo dá suporte para que seus integrantes atuem na transição para sociedades sustentáveis, tendo como foco os ambientes costeiros e marinhos.

Políticas públicas
O Projeto Albatroz assessora a formulação de políticas públicas de conservação marinha. Um exemplo é o Planacap, lançado em julho de 2006 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Projeto foi parceiro na elaboração desse documento, cujo objetivo é reduzir, com o uso de medidas mitigadoras, a captura incidental de aves pela pesca de espinhel. Em 2017, atuou também na atualização do texto do Planacap, de forma que proteja exclusivamente albatrozes e petréis, colocando as demais aves oceânicas sob um Plano de Ação Nacional (PAN) específico para elas. 

A proteção de albatrozes está ainda prevista no Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP), já que essas aves interagem com diversas técnicas de pesca em águas nacionais e internacionais. Atualmente, Tatiana Neves, coordenadora geral e fundadora do Projeto Albatroz, é vice-presidente do Comitê Assessor do ACAP. Por conta da atuação intensa do Projeto no acordo, o Brasil é signatário desde 2008. O objetivo maior do ACAP é garantir que os 13 países membros adotem planos de ação nacionais para alcançar um estado favorável para a conservação dessas aves migratórias. Por este motivo, as metas e ações previstas no ACAP coincidem com as do Planacap.

Agenda de Aniversário - 30 anos do Projeto Albatroz

16/07

18h30 - Live sobre  Educação Ambiental do Projeto Albatroz em parceria com o Projeto Mantas do Brasil no Instagram @MantasdoBrasil

17/07

11h - Lançamento do vídeo "30 anos do Projeto Albatroz", uma criação do Coletivo Jovem Albatroz, no fb.com/palbatroz e youtube.com/projetoalbatroz

16h – Parabéns especial durante a oficina virtual 'História do Oceano contada por um Albatroz' do Curso de Férias do Aquário de Santos – (Inscrições encerradas)

18h – AlbaTalks, live comemorativa de 30 anos, com Tatiana Neves, fundadora do Projeto Albatroz e Patrícia Palumbo, presidente de honra do Instituto Albatroz, às 18h, no Instagram @ProjetoAlbatroz

21/07

18h - V Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar – Imagem e Oceano – com Projeto Albatroz, Baleia Jubarte, Meros do Brasil e fotógrafo da National Geographic no fb.com/palbatroz e youtube.com/projetoalbatroz

24/07

18h - VI Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar – Oceano em Pauta – com Projeto Albatroz, Golfinho Rotador e jornalistas ambientais, incluindo o presidente da RBJA no fb.com/palbatroz e youtube.com/projetoalbatroz

30/07

11h – Lançamento do documentário comemorativo de 30 anos do Projeto Albatroz – "Uma história pelo Oceano" no fb.com/palbatroz e youtube.com/projetoalbatroz

Até 31/07

Quem enviar o relato de alunos envolvidos no Programa Albatroz em Casa (PAC) – projetoalbatroz.org.br/ead recebe um kit com caderno, caneta e adesivo do Projeto Albatroz


Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais