• Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz apoia Instituto Tamanduá em campanha de arrecadação para combate de incêndios no Pantanal

Um dos biomas mais ricos do Brasil está em chamas desde julho, levando à destruição do habitat de centenas de espécies de mamíferos, aves, répteis e insetos. Aqueles que conseguiram escapar agora lidam com outro problema: a falta de alimento. O Instituto Tamanduá, que atua há 15 anos na conservação deste ecossistema, está na linha de frente do resgate da fauna atingida e comprando alimentos para ajudar os animais sobreviventes. O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, se junta a esta campanha para divulgação das doações ao instituto.

De acordo com os biólogos do instituto, esta é a parte mais crítica pós-fogo, pois os animais estão se deslocando por grandes distâncias em busca de água e comida, sem sucesso. Além de todo o estresse causado pelo incêndio, eles estão gastando mais energia do que consomem e muitos não conseguem sobreviver.

O Instituto Tamanduá está na linha de frente dos resgates no Mato Grosso do Sul junto com o Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal do estado (GRETAP/MS), que também é formado pelo pelo CRMV-MS, IMASUL, Instituto Tamanduá, UFMS e UCDB.

O grupo está trabalhando nas ações de resgate e alimentação da fauna, além de contribuir com a brigada de incêndio, mapeando as áreas atingidas pelo fogo para poder levar a alimentação adequada para os animais.

“Ver a fauna brasileira já tão ameaçada sofrer de fome e sede depois de sobreviver a uma situação tão dramática quanto um incêndio em seu habitat é algo que parte nosso coração”, conta a coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves. “As instituições que estão na linha de frente do resgate e cuidados com essa fauna precisam da ajuda de todos nós. É impossível ficar de braços cruzados”.

Para a médica veterinária e coordenadora do Instituto Tamanduá, Flávia Miranda, cada doação faz a diferença. “Cada colaboração ajudará a manter essa biodiversidade viva, auxiliando na alimentação temporária dos animais e também nos atendimentos clínico-veterinários às espécies mais necessitadas”.

Como doar?

A doação pode ser feita diretamente pelo QR Code disponível no Instagram do Projeto Albatroz (@projetoalbatroz), entrando em contato com o Instituto Tamanduá pelo e-mail pantanal@tamandua.org ou pelo site https://site.hyb.com.br/tamandua/doe.

Live com Flávia Miranda

Com a chuva dos últimos dias, os técnicos do instituto estão se deslocando da Serra do Amolar, que concentrava os maiores focos de incêndio, e indo em direção ao Rio Negro, para continuar com os resgates. No dia 5 de novembro (quinta-feira), às 18 horas, a médica veterinária participará de uma live no canal do YouTube do Projeto Albatroz para contar sobre a situação dos animais e da mata na região, bem como dar mais detalhes sobre os resgates e o trabalho de alimentação que está sendo feito graças à campanha de arrecadação.

A prestação de contas sobre os valores arrecadados está disponível no site do instituto e é atualizada periodicamente.

Sobre o Instituto Tamanduá

O Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil é uma Organização Não Governamental (ONG) que surgiu em 2005 com a missão de impactar o mundo de forma íntegra e inovadora, através de ações de pesquisa, educação e de políticas públicas, favorecendo o equilíbrio do meio ambiente e sua biodiversidade. Hoje o Instituto conta com uma equipe multidisciplinar que trabalha diretamente com as espécies de Xenarthra brasileiros, junto a experiências em projetos de conservação e parcerias com instituições com o mundo todo, contribuindo para o comprometimento, integridade e qualidade do seu trabalho em prol da conservação.

Para mais informações, acesse: http://www.tamandua.org/


Leia mais

+ Notícias

Roda de Conversa

Roda de conversa virtual reúne pescadores da frota...

Objetivo do encontro foi envolver as comunidades pesqueiras da região nas atividades do Centro Albatroz, que está em fase de construçãoO litoral do estado do Rio...

29/04/2021 Leia mais
Foto Notícias_Campanha do livro

Projeto Albatroz lança campanha para entregar livr...

Contribuições ajudarão a levar centenas de publicações para mais de 50 escolas em iniciativa do Programa de Voluntariado da PetrobrasO Programa de Educação Ambie...

19/04/2021 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais